quinta-feira, 11 de novembro de 2021

BIBLIA EM ORDEM CRONOLOGICA - NT - Advertência sobre perseguição (D-19)


D. Advertência sobre perseguição (D-19)

 

João 15:18-27

18 "Se o mundo os odeia, tenham em mente que antes odiou a mim.

19 Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia.

20 Lembrem-se das palavras que eu lhes disse: nenhum escravo é maior do que o seu senhor. Se me perseguiram, também perseguirão vocês. Se obedeceram à minha palavra, também obedecerão à de vocês.

21 Tratarão assim vocês por causa do meu nome, pois não conhecem aquele que me enviou.

22 Se eu não tivesse vindo e lhes falado, não seriam culpados de pecado. Agora, contudo, eles não têm desculpa para o seu pecado.

23 Aquele que me odeia, também odeia o meu Pai.

24 Se eu não tivesse realizado no meio deles obras que ninguém mais fez, eles não seriam culpados de pecado. Mas agora eles as viram e odiaram a mim e a meu Pai.

25 Mas isto aconteceu para se cumprir o que está escrito na Lei deles: ‘Odiaram-me sem razão’.

26 "Quando vier o Conselheiro, que eu enviarei a vocês da parte do Pai, o Espírito da verdade que provém do Pai, ele testemunhará a meu respeito.

27 E vocês também testemunharão, pois estão comigo desde o princípio".

 

 

Explicação

Jo 15:18-19

mundo. Refere-se aqui ao sistema humano em oposição aos propósitos de Deus.

 

Jo 15:19

vocês não são do mundo. A existência essencial do crente - sua vida nova - provém especilamente de Deus, e por isso não é igual aos que se opõe a Ele.

 

Jo 15:21

Tratarão assim vocês. Como os cristãos não pertencem ao mundo, é inevitável a perseguição. O motivo básico é o desconhecimento por parte do mundo e sua rejeição do Pai (cf. 16:3)

 

Jo 15:22

não tem desculpa. o privilégio e a responsabilidade andam juntos. Os judeus tinham tido o grande privilégio da presença do Filho de Deus entre eles - além de terem recebido a revelação especial de Deus no AT. Ao rejeitarem Jesus, passaram a ser todos culpados, não tendo absolutamente desculpas. Se Jesus não tivesse vindo a eles, teriam sido pecadores da mesma forma, mas não teriam a culpa de rejeitá-lo de forma direta (cf. v.24).

 

Jo 15:25

para se cumprir o que está escrito. No fim, o propósito de Deus é sempre cumprido, a despeito da crença dos pecadores de que conseguiriam opor-se a Ele.

 

Jo 15:26

provém do Pai. Provavelmente se refere mais ao Espírito enviado para realizar a obra do Pai na Terra que o seu relacionamento eterno com o Pai.

 

Jo 15:27

vocês também. Os crentes dão testemunho de Cristo no poder do Espírito. Mas é testemunho deles, e são eles que têm a responsabilidade de testemunhar.

desde o princípio.

Os apóstolos deram o testemunho definitivo, porque foram eles que, de modo incomparável, foram escolhidos e ensinados por Cristo, sendo testemunhas oculares da sua glória (v. Lc 24:48; At 10:39,41)

 

 

João 16:1-4

1 "Tenho-lhes dito tudo isso para que vocês não venham a tropeçar.

2 Vocês serão expulsos das sinagogas; de fato, virá o tempo quando quem os matar pensará que está prestando culto a Deus.

3 Farão essas coisas porque não conheceram nem o Pai, nem a mim.

4 Estou lhes dizendo isto para que, quando chegar a hora, lembrem-se de que eu os avisei. Não lhes disse isso no princípio, porque eu estava com vocês".

 

 

Explicação

Jo 16:2

culto a Deus. Pessoas religiosas têm muitas vezes perseguido o próximo com a forte convicção de que isso é correto (v. At 26:9-11; Gl 1:13-14).

 

Jo 16:3

o Pai. nem a mim. Mais uma vez, há vínculo estreito entre o Pai e o Filho. Não conhecer a Cristo é desconhecer o Pai.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário