sexta-feira, 19 de novembro de 2021

BIBLIA EM ORDEM CRONOLOGICA - NT - Oração de despedida


8. Oração de despedida

 

João 17:1-26

1 Depois de dizer isso, Jesus olhou para o céu e orou: "Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique.

2 Pois lhe deste autoridade sobre toda a humanidade, para que conceda a vida eterna a todos os que lhe deste.

3 Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

4 Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer.

5 E agora, Pai, glorifica-me junto a ti, com a glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse.

6 "Eu revelei teu nome àqueles que do mundo me deste. Eles eram teus; tu os deste a mim, e eles têm guardado a tua palavra.

7 Agora eles sabem que tudo o que me deste vem de ti.

8 Pois eu lhes transmiti as palavras que me deste, e eles as aceitaram. Eles reconheceram de fato que vim de ti e creram que me enviaste.

9 Eu rogo por eles. Não estou rogando pelo mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teus.

10 Tudo o que tenho é teu, e tudo o que tens é meu. E eu tenho sido glorificado por meio deles.

11 Não ficarei mais no mundo, mas eles ainda estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, protege-os em teu nome, o nome que me deste, para que sejam um, assim como somos um.

12 Enquanto estava com eles, eu os protegi e os guardei pelo nome que me deste. Nenhum deles se perdeu, a não ser aquele que estava destinado à perdição, para que se cumprisse a Escritura.

13 "Agora vou para ti, mas digo estas coisas enquanto ainda estou no mundo, para que eles tenham a plenitude da minha alegria.

14 Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, pois eles não são do mundo, como eu também não sou.

15 Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno.

16 Eles não são do mundo, como eu também não sou.

17 Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.

18 Assim como me enviaste ao mundo, eu os enviei ao mundo.

19 Em favor deles eu me santifico, para que também eles sejam santificados pela verdade.

20 "Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles,

21 para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

22 Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um:

23 eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste.

24 "Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde eu estou e vejam a minha glória, a glória que me deste porque me amaste antes da criação do mundo.

25 "Pai justo, embora o mundo não te conheça, eu te conheço, e estes sabem que me enviaste.

26 Eu os fiz conhecer o teu nome, e continuarei a fazê-lo, a fim de que o amor que tens por mim esteja neles, e eu neles esteja".

 

 

Explicação 

Jo 17:1-26

A mais longa oração de Jesus nos registros históricos.

 

Jo 17:1

olhou para o céu. Postura comum na oração (11:41; Sl 123:1; Mc 7:34), embora às vezes a pessoa se prostasse (v. Mt 26:39).

Pai. Usado a respeito de Deus 122 vezes em João.

Glorifica [...] glorifique. Há estreito relacionamento entre a glória do Pai e a do Filho, e a morte com a qual Jesus glorificaria a Deus proporcionaria vida eterna para os crentes (v. 2).

 

Jo 17:2

deste. O conceito de dar é realçado nesse capítulo (v. 4,6-9,11-12,14,22,24).

para que conceda vida eterna. V. 3:15.

a todos os que lhe deste. De novo, ressalta-se a iniciativa de Deus na salvação.

 

Jo 17:3

enviaste. De novo, a missão de Jesus é mencionada.

 

Jo 17:4

Eu te glorifiquei. A missão de Jesus não era egocêntrica.

a obra que me deste. Jesus sublinha a posição suprema do Pai.

 

Jo 17:5

glorifica-me [...] com a glória que eu tinha contigo. Jesus pede que o Pai o devolva à sua posição anterior de glória, que transforme a sua humilhação em glórificação. Assim ocorreu quando Cristo ressuscitou e foi exaltado à destra de Deus.

o mundo. O universo (v. 14; 1-9). “Mundo” ocorre 18 vezes nessa oração.

 

Jo 17:6

Eu revelei teu nome. V. tb. v. 26; 2:23; 14:13; cf. 1:18.

àqueles que do mundo me deste. Mais uma vez, uniciativa divina (cf. 6:44).

 

Jo 17:7

tudo [...] vem de ti. Somente à medida que as pessoas veem o Pai operando em Jesus é que têm um conceito correto de Deus. Os discípulos tinham finalmente chegado a essa compreensão.

 

Jo 17:8

São mencionadas três coisas no tocante aos discípulos:

1. Aceitavam os ensinamentos (ao contrário dos fariseus e outras pessoas, que os ouviram, mas os rejeitaram).

2. Sabiam com certeza a origem divina de Jesus. A aceitação da revelação os fez entrar mais profundamente na verdade.

3- Creram (v. 1:7; cf. 1:12; 20:31).

 

Jo 17:9

Não [...] pelo mundo. A única oração que Jesus poderia proferir pelo mundo seria que cessasse de ser mundano (i.e., oposto a Deus), e assim ele orou mesmo (v. 21,23).

 

Jo 17:11

Pai Santo. Forma de tratamento que, no NT, aparece somente aqui (mas cf. 1Pe 1:15-16: Ap 4:8; 6:10).

O nome transmite a ideia de distanciamento e proximidade ao mesmo tempo; Deus é inspirador de reverente temor, sendo ao mesmo tempo amoroso.

para que sejam um. A segunda parte da oração ressalta fortemente a união. Aqui, a união já é concedida, não sendo algo a ser conseguido. O significado é “que sejam continuamente um” mais do que “que se tornem um”. A união deve ser semelhante à existente entre o Pai e o Filho. É muito mais que unidade de organização — embora as divisões atuais na igreja sejam resultado das falhas dos cristãos.

 

Jo 17:12

eu os protegi. O poder de Cristo é suficiente para cada uma das nossas necessidades.

aquele que estava destinado à perdição. Lit., “o filho da destruição” (v. 2Ts 2:3), i.e., quem pertence à esfera da perdição e é destinado para destruição (mas a predestinação não está em jogo aqui). A referência é a Judas Iscariotes.

 

Jo 17:13

minha alegria. V. 15:11.

 

Jo 17:14

o mundo. O mundo hostil a Deus e ao povo de Deus (v. 5; 1:9).

não sou do mundo. Não tem a mentalidade do mundo, i.e., a hostilidade diante de Deus, pois são “nascidos do Espírito” (3:8) e se tornaram “filhos de Deus” (1:12)

 

Jo 17:15

Não rogo que os tireis do mundo. O mundo é o lugar em que os discípulos de Cristo devem fazer a sua obra; Jesus não deseja que sejam tirados do mundo antes de completarem suas tarefas (cf. v. 18).

Maligno. Especialente ativo no mundo (1Jo 5:19), sendo por isso indispensável a proteção divina.

 

Jo 17:17

na verdade; atua palavra. A santificação e a revelação (registrada na Palavra de Deus) andam juntas. Quanto à revelação entre os ensinamentos de Cristo e a verdade, cf. 8:31-32.

 

Jo 17:18

Assim como me envisaste [...]. eu os enviei. A missão de Jesus é um dos temas dominantes desse evangelho, sendo apresentada como modelo para seus seguidores.

ao mundo. Podemos ansiar pelo céu, mas é na Terra que nosso trabalho é realizado.

 

Jo 17:19

eu me santifico. Essa declaração parece não ter pararelo. Na Septuaginta (a tradução do AT em grego), o verbo é usado em referência à consagração dos sacerdotes (Ex 28:41) e aos sacrifícios (Ex 28:38; Nm 18:9). Jesus solemente “se dedica ao cumprimento da vontade de Deus”, que a essa altura implicava sua morte.

para que também eles sejam santificados. Jesus morreu na cruz, não somente para nos salvar, mas também para nos consagrar ao serviço de Deus.

 

Jo 17:20

aqueles que crerão em mim. Jesus acabara de falar da missão e da santificação dos seus seguidores (v.18-19). Estava confiante de que divulgariam o evangelho, e orou por aqueles que haveriam de crer. Todos os crentes futuros estão incluídos nessa oração.

 

Jo 17:21

para que todos sejam um. V. 11.

Pai. V. 1.

para que o mundo creia. A união dos crentes deve exercer influência nos de fora, convencendo-os da missão de Cristo. A oração de Jesus repreende as divisões sem sentido e muitas vezes amargas entre os crentes.

 

Jo 17:22

a glória. V. 1. Os crentes devem ser caracterizados pela humildade e pelo serviço, assim como Cristo, sendo neles que paira a glória de Deus.

para que eles sejam um, assim como nós somos um. De novo, o Senhor frisou a importância da união entre seus seguidores e, de novo, o modelo é a união entre o Pai e o Filho.

 

Jo 17:23

eu neles e tu em mim. A presença do Filho está no íntimo dos crentes, e a presença do Pai, no Filho. Só por causa dessa última realidade é que pode haver a presença de Cristo nos seus. 

plena unidade. Mais uma vez, o realce dispensado à unidade tem propósito evangelistico. Dessa vez, liga-se não somente à missão de Jesus, mas também ao amor de Deus pelas pessoas e por Cristo.

 

Jo 17:24

Pai. V. 1.

quero. Significa “minha vontade é”. Jesus disse: “É minha vontade” — sua última vontade e testamento para seus seguidores. No tocante à sua pessoa, orou: “não seja o que eu quero, mas o que tu queres” (Mc 14:36).

estejam comigo. A maior benção do cristão.

a minha glória. Talvez usada aqui em referência ao esplendor eterno de Jesus (v. 1Jo 3:2). Podia também estar orando para que na vida do porvir chegassem a apreciar plenamente a glória do serviço humilde de Jesus (cf. Ef 2:7).

 

Jo 17:25

Pai justo. Forma de tratamento achada no NT sosmente aqui (cf. “Pai santo”, v. 11).

estes sabem. Não conheciam a Deus direta e pessoalmente, mas sabiam que Ele enviara a Cristo. Reconhecer Deus na missão de Cristo é um grande avanço sobre qualquer coisa que o mundo possa conhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário