sexta-feira, 19 de março de 2021

BIBLIA EM ORDEM CRONOLOGICA - NT - O rico e o Lázaro

 

6) O rico e o Lázaro

 

Lucas 16:19-31

19 "Havia um homem rico que se vestia de púrpura e de linho fino e vivia no luxo todos os dias.

20 Diante do seu portão fora deixado um mendigo chamado Lázaro, coberto de chagas;

21 este ansiava comer o que caía da mesa do rico. Em vez disso, os cães vinham lamber as suas feridas.

22 "Chegou o dia em que o mendigo morreu, e os anjos o levaram para junto de Abraão. O rico também morreu e foi sepultado.

23 No Hades, onde estava sendo atormentado, ele olhou para cima e viu Abraão de longe, com Lázaro ao seu lado.

24 Então, chamou-o: ‘Pai Abraão, tem misericórdia de mim e manda que Lázaro molhe a ponta do dedo na água e refresque a minha língua, porque estou sofrendo muito neste fogo’.

25 "Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembre-se de que durante a sua vida você recebeu coisas boas, enquanto que Lázaro recebeu coisas más. Agora, porém, ele está sendo consolado aqui e você está em sofrimento.

26 E além disso, entre vocês e nós há um grande abismo, de forma que os que desejam passar do nosso lado para o seu, ou do seu lado para o nosso, não conseguem’.

27 "Ele respondeu: ‘Então eu lhe suplico, pai: manda Lázaro ir à casa de meu pai,

28 pois tenho cinco irmãos. Deixa que ele os avise, a fim de que eles não venham também para este lugar de tormento’.

29 "Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os Profetas; que os ouçam’.

30 " ‘Não, pai Abraão’, disse ele, ‘mas se alguém dentre os mortos fosse até eles, eles se arrependeriam’.

31 "Abraão respondeu: ‘Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão convencer, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos’ ".

 

 

Explicação

Lc 16:19

um homem rico. Às vezes recebe o nome Dives (em latim, “rico”).

de púrpura e de linho fino. Característica das roupas caras.

 

Lc 16:20

Lázaro. Não o Lázaro que Jesus ressuscitou (Jo 11:43-44). Se essa é uma parábola, é a única em que Jesus dá nome a um dos personagens.

coberto de chagas. A expressão traduz um termo médico em grego que se acha somente aqui no NT.

 

Lc 16:22

junto de Abraão. O Talmude menciona tanto o paraíso (v.23:43) quanto o lado de Abraão (tradicionalmente, “seio de Abraão”) como lar eterno dos justos. Estar junto de Abraão refere-se ao lugar de bem-aventurança para onde vão os justos após a morte, à espera de vindicação futura. A grande felicidade ali é a qualidade de bem-aventurança reservada para pessoas como Abraão.

 

Lc 16:23

Hades. O Hades é o lugar para onde vão os ímpios após a morte, para aguardarem o juízo final. Que os tormentos já começam no Hades fica evidenciado pela lastimável situação desse rico. Não é especificada a localização do lado de Abrão, mas é separado do Hades por um abismo instransponível. O Hades inclui o tormento característico do fogo do inferno (fogo, Ap 20:10; agonia, Ap 14:11; separação. Mt 8:12). Alguns entendem de modo menos literal a descrição que Jesus fez do lado de Abraão e do Hades.

 

Lc 16:28

tenho cinco irmãos. Pela primeira vez, o rico evidenciou solicitude para com outras pessoas.

 

Lc 16:29

Moisés e os Profetas. Maneira de se referir a todo o AT. O rico não prestava atenção às Escrituras e aos seus ensinamentos, e temia que seus irmãos caíssem na mesma falha.

 

Lc 16:30

alguém dentre os mortos. A história podia parecer girar em torno de Lázaro, mas o relato de Lucas dá a entender que Jesus falava também da sua ressurreição (cf. v. 31; 9:22). Se a mente da pessoa estiver fechada e as escrituras forem rejeitadas, nenhuma prova – nem sequer uma ressurreição – a fará mudar de opnião.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário