b) A parábola do grande banquete (P-15)
Lucas 14:15-24
15 Ao ouvir isso, um dos que estavam à mesa com Jesus, disse-lhe: "Feliz será aquele que comer no banquete do Reino de Deus".
16 Jesus respondeu: "Certo homem estava preparando um grande banquete e convidou muitas pessoas.
17 Na hora de começar, enviou seu servo para dizer aos que haviam sido convidados: ‘Venham, pois tudo já está pronto’.
18 "Mas eles começaram, um por um, a apresentar desculpas. O primeiro disse: ‘Acabei de comprar uma propriedade, e preciso ir vê-la. Por favor, desculpe-me’.
19 "Outro disse: ‘Acabei de comprar cinco juntas de bois e estou indo experimentá-las. Por favor, desculpe-me’.
20 "Ainda outro disse: ‘Acabo de me casar, por isso não posso ir’.
21 "O servo voltou e relatou isso ao seu senhor. Então o dono da casa irou-se e ordenou ao seu servo: ‘Vá rapidamente para as ruas e becos da cidade e traga os pobres, os aleijados, os cegos e os mancos’.
22 "Disse o servo: ‘O que o senhor ordenou foi feito, e ainda há lugar’.
23 "Então o senhor disse ao servo: ‘Vá pelos caminhos e valados e obrigue-os a entrar, para que a minha casa fique cheia.
24 Eu lhes digo: nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete’ ".
Explicação
Lc 14:15
no banquete do Reino. O grande banquete messiânico no futuro. Era comum associar o reino futuro a um banquete (13:29; Is 25:6; Mt 8:11; 25:1-10; 26:29; Ap 19:9).
Lc 14:16
Jesus respondeu. Jesus aproveitou a observação desse homem para dar advertência, em forma de parábola, que nem todos entrariam no reino.
Lc 14:18
comprar uma propriedade. Decerto, o convite inicial fora aceito, mas quando veio a confirmação final (segundo o costume judaico, a proclamação feita quando a festa estava pronta), interesses diferentes assumiram a prioridade. Nenhuma das desculpas oferecidas tinha fundamento. Por exemplo, ninguém compraria uma propriedade sem antes vê-la, nem bois de arado sem antes experimentá-los (v. 19)
Lc 14:24
daqueles que foram convidados. Sem mencionar explicitamente os judeus, Jesus os advertiu de que a recusa ao convite feito por Deus resultaria na rejeição dos que se recusassem e na inclusão dos gentios em lugar deles (v. 20:9-19).
Nenhum comentário:
Postar um comentário