segunda-feira, 22 de março de 2021

BIBLIA EM ORDEM CRONOLOGICA - NT - Retirada para Efraim

 I. Retirada para Efraim

 

João 11:47-54

47 Então os chefes dos sacerdotes e os fariseus convocaram uma reunião do Sinédrio. "O que estamos fazendo? ", perguntaram eles. "Aí está esse homem realizando muitos sinais miraculosos.

48 Se o deixarmos, todos crerão nele, e então os romanos virão e tirarão tanto o nosso lugar como a nossa nação".

49 Então um deles, chamado Caifás, que naquele ano era o sumo sacerdote, tomou a palavra e disse: "Nada sabeis!

50 Não percebeis que vos é melhor que morra um homem pelo povo, e que não pereça toda a nação".

51 Ele não disse isso de si mesmo, mas, sendo o sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus morreria pela nação judaica,

52 e não somente por aquela nação, mas também pelos filhos de Deus que estão espalhados, para reuni-los num povo.

53 E daquele dia em diante, resolveram tirar-lhe a vida.

54 Por essa razão, Jesus não andava mais publicamente entre os judeus. Ao invés disso, retirou-se para uma região próxima do deserto, para um povoado chamado Efraim, onde ficou com os seus discípulos.

 

 

Explicação

Jo 11:47

os chefes dos sacerdotes e os fariseus. Nos quatro evangelhos, os fariseus aparecem como os principais oponentes de Jesus no discurso de todo o seu ministério público. Mas faltava-lhes respaldo político, e foram os chefes dos sacerdotes que se destacaram nos acontecimentos que conduziram à crucificação de Jesus. Aqui, os dois grupos estão associados em si numa reunião do Sinédrio. Não negavam a realidade dos sinais miraculosos (v. 2:11), mas não compreendiam o significado deles, porque não tinham fé.  

 

Jo 11:48

lugar. Provavelmente o templo, embora às vezes os judeus usassem a expressão para indicar Jerusalém.

 

Jo 11:49

Caifás. Sumo sacerdote por volta de 18-36 d.C. Era genro de Anás (18:13), que tinha sido deposto do sumo sacerdócio pelos romanos em 15 d.C.

naquele ano era sumo sacerdote. Significa “era o sumo sacerdote na ocasião”. O sumo sacerdócio não era cargo anual, mas devia ser vitalício.

Nada sabeis! Observação típica da grosseria dos saduceus (Caifás, como sumo sacerdote, era saduceu). Josefo diz que os saduceus, “em conversa entre si, são tão grosseiros quanto com os de fora”.

 

Jo 11:50

melhor. Caifás interessava-se pelas vantagens políticas, não por questões de culpa e inocência. Acreditava que um só homem, por mais inocente que fosse, devia parecer para que uma nação inteira não sofresse riscos. Por ironia, embora os judeus dessem prosseguimento à execução de Jesus, em 70 d.C. a nação padeceu da mesma forma.  

 

Jo 11:51

sendo o sumo sacerdote. Caifás não era cidadão comum – era o sumo sacerdote da parte de Deus, e Deus fez valer a sua soberania naquilo que foi dito.

profetizou. Suas palavras eram verdadeiras, de modo tal que ele nem sequer podia imaginar. Profecia nas Escrituras é transmissão de verdade divinamente revelada. O significado real das palavras de Caifás era que a morte de Jesus seria em prol da nação, não com o fim dos distúrbios políticos, mas com a eliminação dos pecados de quem nele cresse.

 

Jo 11:52

pelos filhos de Deus que estão espalhados. A morte de Jesus teria efeitos para muito além da nação (cf. 1:29; 3:16; 4:42; 10:16 etc).

 

Jo 11:54

retirou-se. Jesus não morreria antes do seu “tempo”, mas também não agiria com imprudência. Conhecendo a atitude dos seus oponentes, retirou-se. Morreria em prol de muitos, mas isso no seu momento certo, não segundo o cronograma dos inimigos.

Efraim. Se é a cidade conhecida como Ofra, situava-se a uns 24 km ao norte de Jerusalém.

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