sábado, 27 de março de 2021

BIBLIA EM ORDEM CRONOLOGICA - NT - A questão do divórcio

 

4) A questão do divórcio

 

Mateus 19:1-12

1 Tendo acabado de dizer essas coisas, Jesus saiu da Galiléia e foi para a região da Judéia, no outro lado do Jordão.

2 Grandes multidões o seguiam, e ele as curou ali.

3 Alguns fariseus aproximaram-se dele para pô-lo à prova. E perguntaram-lhe: "É permitido ao homem divorciar-se de sua mulher por qualquer motivo? "

4 Ele respondeu: "Vocês não leram que, no princípio, o Criador ‘os fez homem e mulher’

5 e disse: ‘Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne’?

6 Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe".

7 Perguntaram eles: "Então, por que Moisés mandou dar uma certidão de divórcio à mulher e mandá-la embora? "

8 Jesus respondeu: "Moisés lhes permitiu divorciar-se de suas mulheres por causa da dureza de coração de vocês. Mas não foi assim desde o princípio.

9 Eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério".

10 Os discípulos lhe disseram: "Se esta é a situação entre o homem e sua mulher, é melhor não casar".

11 Jesus respondeu: "Nem todos têm condições de aceitar esta palavra; somente aqueles a quem isso é dado.

12 Alguns são eunucos porque nasceram assim; outros foram feitos assim pelos homens; outros ainda se fizeram eunucos por causa do Reino dos céus. Quem puder aceitar isso, aceite".

 

 

Explicação

Mt 19:1

no outro lado do Jordão. O lado leste, posteriormente chamado Transjordânia ou Pereia e hoje simplesmente Jordânia. Jesus agora começara a ministrar ali.

 

Mt 19:3

por qualquer motivo? Essa última parte da pergunta não se acha no texto correspondente de Mc 10:2. Mateus a incluiu possivelmente porque escrevia a judeus com conhecimento da disputa entres as escolas de Shamai e de Hilel no tocante à interpretação de Dt 24:1-4. Shamai sustentava que “algo que ele reprova” significava “infidelidade conjugal” – o único motivo permissível para o divórcio. Hilel (c. 60 a.C.-10 d.C.) ressaltava o elemento anterior: “e depois não a quiser mais”. Permitiria que o homem se divorciasse da esposa caso ela fizesse qualquer coisa de que ele não gostasse – até mesmo se deixasse a comida queimar na cozinha. Jesus claramente da seu apoio a Shamai (v. 9), mas somente depois de relembrar o ideal originário do casamento, segundo a definição dada por Deus em Gn 1:27; 2:24.

 

Mt 19:10-12

v. 1Co 7:7-8,26,32-35.

 

Mt 19:11

esta palavra. A conclusão dos discípulos no v. 10: “é melhor não casar”. Nem todos conseguem aceitar esse ensino porque não é para todos. Nos v. 12, então, Jesus passa a oferecer 3 exemplos de pessoas às quais o ensino se aplicaria.

 

Mt 19:12

se fizeram eunucos por causa do Reino dos céus. Os que voluntariamente adotaram um estilo de vida celibatário para se dedicar mais completamente à obra de Deus. Em certas circunstâncias, o celibato é recomendado nas Escrituras (cf. 1Co 7:25-38), mas jamais apresentado como superior ao casamento.

 

 

Marcos 10:1-12

1 Então Jesus saiu dali e foi para a região da Judéia e para o outro lado do Jordão. Novamente uma multidão veio a ele e, segundo o seu costume, ele a ensinava.

2 Alguns fariseus aproximaram-se dele para pô-lo à prova, perguntando: "É permitido ao homem divorciar-se de sua mulher? "

3 "O que Moisés lhes ordenou? ", perguntou ele.

4 Eles disseram: "Moisés permitiu que o homem desse uma certidão de divórcio e a mandasse embora".

5 Respondeu Jesus: "Moisés escreveu essa lei por causa da dureza de coração de vocês.

6 Mas no princípio da criação Deus ‘os fez homem e mulher’.

7 ‘Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher,

8 e os dois se tornarão uma só carne’. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne.

9 Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe".

10 Quando estava em casa novamente, os discípulos interrogaram Jesus sobre o mesmo assunto.

11 Ele respondeu: "Todo aquele que se divorciar de sua mulher e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério contra ela.

12 E se ela se divorciar de seu marido e se casar com outro homem, estará cometendo adultério".

 

 

Explicação

Mc 10:1

região da Judeia. O equivalente grego e romano da Judá do AT, essencialmente a parte sul da Palestina (que agora exclui a Idumeia), a qual tinha antes sido o Reino do Sul. Quanto ao ministério de Jesus na Judéia, v. Lc 9:51.

Jordão. A viagem de Jesus levou-o de Cafarnaum ao sul, atravessando as montanhas da Samaria até a Judeia, e depois a leste, pelo Jordão, para dentro da Pereia, já em território de Herodes Antipas.  

 

Mc 10:2

aproximaram-se dele para pô-lo a prova. A pergunta dos fariseus era hostil. João Batista denunciara Herodes Antipas e Herodias pelo divórcio ilícito (v. 6:17-18) e, por ter feito essa repreensão, foi lançado no cárcere e depois decapitado. Jesus, agora, estava dentro da jurisdição de Herodes, e os fariseus talvez tenham esperado que a resposta de Jesus levasse o tetrarca a prendê-lo, assim como prendera João Batista.

É permitido [...] divorciar-se de sua mulher? Os judeus daqueles dias em geral concordavam que o divórcio era ilícito; a única questão em detalhe era quais justificativas eram apropriadas.

 

Mc 10:5

por causa da dureza do coração de vocês. O divórcio era uma exceção de ajuste à fraqueza humana, sendo usado para impor ordem numa sociedade que desrespeitava a vontade de Deus, sem ser, porém o padrão tencionado por Deus desde o início, como mostra com clareza os v. 6-9. O propósito de Dt 24:1 não era tornar o divórcio aceitável, mas reduzir suas consequências cruéis.

 

Mc 10:6

no princípio da criação. Jesus volta ao momento anterior ao pecado humano para demonstrar a intensão primeira de Deus. Deus instituiu o casamento como grande bênção unificante, a agregar num só, na criação, homem e mulher.

 

Mc 10:8

já não são dois, mas sim uma só carne. A dedução feita por Jesus afirma o ideal da permanência do casamento.

 

Mc 10:9

Portanto, o que Deus uniu. Jesus fundamenta a santidade do casamento na autoridade do próprio Deus, e a proibição que faz do divórcio é uma salvaguarda contra o egoísmo humano, que sempre ameaça a destruir o casamento.

 

Mc 10:11

Todo aquele que se divorciar de sua mulher. Na prática judaica, o divórcio era levada a efeito pelo próprio marido, não por autoridade jurídica ou por tribunal.

estará cometendo adultério contra ela. A simples declaração de divórcio por parte do marido não o isenta da lei divina que rege o casamento e das obrigações morais dela decorrentes – não vigorava nos tribunais rabínicos o caráter duradouro do vínculo conjugal. Contudo, v. Mt 19:3, em que se menciona uma exceção. 1Co 7:15 talvez contenha outra exceção (v. 1Co 7:12,15).

 

Mc 10:12

estará cometendo adultério. No contexto histórico e geográfico, os pronunciamentos de Jesus confirmava a denúncia corajosa feita por João Batista e igualmente condenam Herodes Antipas e Herodias.

 

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