D. Os galileus mortos por Pilatos
Lucas13:1-5
1 Naquela ocasião, alguns dos que estavam presentes contaram a Jesus que Pilatos misturara o sangue de alguns galileus com os sacrifícios deles.
2 Jesus respondeu: "Vocês pensam que esses galileus eram mais pecadores que todos os outros, por terem sofrido dessa maneira?
3 Eu lhes digo que não! Mas se não se arrependerem, todos vocês também perecerão.
4 Ou vocês pensam que aqueles dezoito que morreram, quando caiu sobre eles a torre de Siloé, eram mais culpados do que todos os outros habitantes de Jerusalém?
5 Eu lhes digo que não! Mas se não se arrependerem, todos vocês também perecerão".
Explicação
Lc 13:1
alguns galileus. Não há referência ao episódio em nenhuma outra parte, mas mandar matar pessoas enquanto ofereciam sacrifícios no templo condiz com a reputação de Pilatos. Esses galileus talvez tenham violado algum regulamento romano importante, o que teria levado a castigo tão sangrento.
Lc 13:2,4
mais pecadores [...] mais culpados. Nos tempos antigos muitas vezes se acreditava que as grandes desgraças aconteciam somente a pessoas extremamente pecaminosas (v. Jo 9:1-2; v. tb. Jó 4:7; 22:5, em que Elifaz acusa Jó falsamente). Mas Jesus mostrou que todos são pecadores carentes de arrependimento para que não sofram consequências horríveis.
Lc 13:4
aqueles dezoito. Outro episódio não relatado em nenhuma outra parte.
a torre de Siloé. Edificada dentro da seção sudeste do muro de Jerusalém.
E. A parábola da figueira infrutífera (P-13)
Lucas 13:6-9
6 Então contou esta parábola: "Um homem tinha uma figueira plantada em sua vinha. Foi procurar fruto nela, e não achou nenhum.
7 Por isso disse ao que cuidava da vinha: ‘Já faz três anos que venho procurar fruto nesta figueira e não acho. Corte-a! Por que deixá-la inutilizar a terra? ’
8 "Respondeu o homem: ‘Senhor, deixe-a por mais um ano, e eu cavarei ao redor dela e a adubarei.
9 Se der fruto no ano que vem, muito bem! Se não, corte-a’ ".
Explicação
Lc 13:6
figueira. Provavelmente se refere à nação judaica, mas também pode referir-se à alma individual.
Lc 13:7
três anos. Período de grande oportunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário