2) A parábola do rico insensato (P-12)
Lucas12:13-21
13 Alguém da multidão lhe disse: "Mestre, dize a meu irmão que divida a herança comigo".
14 Respondeu Jesus: "Homem, quem me designou juiz ou árbitro entre vocês? "
15 Então lhes disse: "Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens".
16 Então lhes contou esta parábola: "A terra de certo homem rico produziu muito bem.
17 Ele pensou consigo mesmo: ‘O que vou fazer? Não tenho onde armazenar minha colheita’.
18 "Então disse: ‘Já sei o que vou fazer. Vou derrubar os meus celeiros e construir outros maiores, e ali guardarei toda a minha safra e todos os meus bens.
19 E direi a mim mesmo: Você tem grande quantidade de bens, armazenados para muitos anos. Descanse, coma, beba e alegre-se’.
20 "Contudo, Deus lhe disse: ‘Insensato! Esta mesma noite a sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou? ’
21 "Assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas não é rico para com Deus".
Explicação
Lc 12:13
divida a herança comigo. Dt 21:17 promulgou a regra genérica de que um filho mais velho receberia o dobro da porção de um mais jovem. As disputas sobre tais questões eram em geral dirimidas pelos rabinos. Esse pedido que o homem fez a Jesus era egoísta e materialista. Não há sinais de que ele tivesse escutado com seriedade o que Jesus acabara de dizer (cf. v. 1-11). Jesus respondeu com uma parábola a respeito das consequências da ganância.
Lc 12:20
Insensato! Palavra de grande impacto (11:40; Ef 5:17).
3) Confiança na providência de Deus
Lucas 12:22-34
22 Dirigindo-se aos seus discípulos, Jesus acrescentou: "Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir.
23 A vida é mais importante do que a comida, e o corpo, mais do que as roupas.
24 Observem os corvos: não semeiam nem colhem, não têm armazéns nem celeiros; contudo, Deus os alimenta. E vocês têm muito mais valor do que as aves!
25 Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?
26 Visto que vocês não podem sequer fazer uma coisa tão pequena, por que se preocupar com o restante?
27 "Observem como crescem os lírios. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles.
28 Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, quanto mais vestirá vocês, homens de pequena fé!
29 Não busquem ansiosamente o que hão de comer ou beber; não se preocupem com isso.
30 Pois o mundo pagão é que corre atrás dessas coisas; mas o Pai sabe que vocês precisam delas.
31 Busquem, pois, o Reino de Deus, e essas coisas lhes serão acrescentadas.
32 "Não tenham medo, pequeno rebanho, pois foi do agrado do Pai dar-lhes o Reino.
33 Vendam o que têm e deem esmolas. Façam para vocês bolsas que não se gastem com o tempo, um tesouro nos céus que não se acabe, onde ladrão algum chega perto e nenhuma traça destrói.
34 Pois onde estiver o seu tesouro, ali também estará o seu coração".
Explicação
Lc 12:31
Busquem [...] o Reino de Deus. Como o v. 32 mostra que Jesus está falando a crentes, que já possuem o Reino, a ordem significa, provavelmente, que os cristãos devem buscar os benefícios espirituais do reino em oposição aos bens materiais do mundo (cf. Mt 6:33).
Lc 12:33
deem esmolas. O perigo das riquezas e a necessidade de dar aos pobres são temas característicos de Lucas (3:11; 6:30; 11:41; 14:13-14; 16:9; 18:22; 19:8).
Nenhum comentário:
Postar um comentário