4) A parábola do servo vigilante
Lucas 12:35-48
35 "Estejam prontos para servir, e conservem acesas as suas candeias,
36 como aqueles que esperam seu senhor voltar de um banquete de casamento; para que, quando ele chegar e bater, possam abrir-lhe a porta imediatamente.
37 Felizes os servos cujo senhor os encontrar vigiando, quando voltar. Eu lhes afirmo que ele se vestirá para servir, fará que se reclinem à mesa, e virá servi-los.
38 Mesmo que ele chegue de noite ou de madrugada, felizes os servos que o senhor encontrar preparados.
39 Entendam, porém, isto: se o dono da casa soubesse a que hora viria o ladrão, não permitiria que a sua casa fosse arrombada.
40 Estejam também vocês preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que não o esperam".
41 Pedro perguntou: "Senhor, estás contando esta parábola para nós ou para todos? "
42 O Senhor respondeu: "Quem é, pois, o administrador fiel e sensato, a quem seu senhor encarrega dos seus servos, para lhes dar sua porção de alimento no tempo devido?
43 Feliz o servo a quem o seu senhor encontrar fazendo assim quando voltar.
44 Garanto-lhes que ele o encarregará de todos os seus bens.
45 Mas suponham que esse servo diga a si mesmo: ‘Meu senhor se demora a voltar’, e então comece a bater nos servos e nas servas, a comer, a beber e a embriagar-se.
46 O senhor daquele servo virá num dia em que ele não o espera e numa hora que não sabe, e o punirá severamente e lhe dará um lugar com os infiéis.
47 "Aquele servo que conhece a vontade de seu senhor e não prepara o que ele deseja, nem o realiza, receberá muitos açoites.
48 Mas aquele que não a conhece e pratica coisas merecedoras de castigo, receberá poucos açoites. A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido".
Explicação
Lc 12:37
se vestirá para servir. O senhor inverte os papéis normais e passa a atender os servos (cf. 22:27; Mc 10:45; Jo 13:4-5, 12-16).
Lc 12:38
de noite ou de madrugada. Os romanos dividiam a noite em quatro vigílias (Mc 13:35), os judeus, em três (Jz 7:19). Nesse caso, provavelmente as duas últimas vigílias judaicas. O banquete teria começado na primeira vigília.
Lc 12:40
A volta de Cristo é certa, mas a hora não é conhecida (cf. Mt 24:36)
Lc 12:41
Jesus ensinava ao povo por parábolas, mas com os discípulos empregava uma abordagem mais direta. Essas exortações à vigilância não eram, porém, exclusivamente para s discípulos (v. Mc 13:37). Nos versículos que se seguem, ele realça o dever de cumprir as responsabilidades.
Lc 12:42
administrador fiel. Um servo de qualidades notáveis (v. 43) às vezes era nomeado administrador de uma propriedade (v.16:1).
Lc 12:46-48
punirá severamente [...] receberá muitos açoites [...] receberá poucos açoites. Três graus de castigo que o juiz aplicará em proporção direta aos privilégios que cada um receber e à maneira de corresponder a esses privilégios (v. Rm 2:12-16).
Nenhum comentário:
Postar um comentário