quinta-feira, 15 de abril de 2021

BIBLIA EM ORDEM CRONOLOGICA - NT - Acerca do pagamento de impostos a César

 

9- Algumas questões

A. Acerca do pagamento de impostos a César

 

Mateus 22:15-22

15 Então os fariseus saíram e começaram a planejar um meio de enredá-lo em suas próprias palavras.

16 Enviaram-lhe seus discípulos juntamente com os herodianos que lhe disseram: "Mestre, sabemos que és íntegro e que ensinas o caminho de Deus conforme a verdade. Tu não te deixas influenciar por ninguém, porque não te prendes à aparência dos homens.

17 Dize-nos, pois: Qual é a tua opinião? É certo pagar imposto a César ou não? "

18 Mas Jesus, percebendo a má intenção deles, perguntou: "Hipócritas! Por que vocês estão me pondo à prova?

19 Mostrem-me a moeda usada para pagar o imposto". Eles lhe mostraram um denário,

20 e ele lhes perguntou: "De quem é esta imagem e esta inscrição? "

21 "De César", responderam eles. E ele lhes disse: "Então, deem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus".

22 Ao ouvirem isso, eles ficaram admirados; e, deixando-o, retiraram-se.

 

 

Explicação

Mt 22:15-17

Os fariseus eram nacionalistas ardorosos, contrários ao domínio romano, ao passo que os odiados herodianos apoiavam – como o nome indica – o governo romano dos Herodes. Nessa ocasião, no entanto, os fariseus lançaram mão da ajuda dos herodianos para apanhar Jesus nas palavras que proferisse. Depois da lisonja que tinha por objetivo deixá-lo desprevenido, soltaram a pergunta maliciosa: “É certo pagar impostos a César ou não?” (v. 17). Se Jesus respondesse “Não”, os herodianos o delatariam ao governador romano, que o executaria por traição. Se respondesse “Sim” os fariseus o denunciariam diante do povo por deslealdade à sua nação.

 

Mt 22:19

denário. Moeda romana corrente naqueles dias. De um lado da moeda havia o retrato do imperador Tibério; do outro, a inscrição em latim “Tibério César Augusto, filho do divino Augusto”. A moeda foi emitida por Tibério, sendo usada para pagar impostos a ele.

 

Mt 22:21

a Deus o que é de Deus. ao distinguir claramente entre César e Deus, Jesus também protestou contra as reivindicações falsas e idólatras feitas nas moedas.

 

 

Marcos 12:13-17

13 Mais tarde enviaram a Jesus alguns dos fariseus e herodianos para o apanharem em alguma coisa que ele dissesse.

14 Estes se aproximaram dele e disseram: "Mestre, sabemos que és íntegro e que não te deixas influenciar por ninguém, porque não te prendes à aparência dos homens, mas ensinas o caminho de Deus conforme a verdade. É certo pagar imposto a César ou não?

15 Devemos pagar ou não? " Mas Jesus, percebendo a hipocrisia deles, perguntou: "Por que vocês estão me pondo à prova? Tragam-me um denário para que eu o veja".

16 Eles lhe trouxeram a moeda, e ele lhes perguntou: "De quem é esta imagem e esta inscrição? " "De César", responderam eles.

17 Então Jesus lhes disse: "Deem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus". E ficaram admirados com ele.

 

 

Explicação

Mc 12:13-17

Esse episódio ocorreu provavelmente na terça-feira da Paixão, num dos átrios do templo.

 

Mc 12:13

O plano para destruir Jesus, arquitetado pouco depois do começo de seu ministério na Galileia, estava agora amadurecido e ganhava ímpeto em Jerusalém.

 

Mc 12:14

pagar imposto a César. Exigia-se que os judeus da Judeia pagassem tributo em dinheiro ao imperador. O imposto era extremamente impopular, e alguns judeus recusavam-se terminantemente a pagá-lo, acreditando que o pagamento significava admitir o direito de Roma governar.

 

Mc 12:17

Deem a César o que é de César. Existem obrigações para com o estado que não entram em choque com nossas obrigações para com Deus (v. Rm 13:1-7; 1Tm 2:1-6; Tt 3:1-2; 1Pe 2:13-17).

 

 

Lucas 20:20-26

20 Pondo-se a vigiá-lo, eles mandaram espiões, que se fingiam justos, para apanhar Jesus em alguma coisa que ele dissesse, de forma que o pudessem entregar ao poder e à autoridade do governador.

21 Assim, os espiões lhe perguntaram: "Mestre, sabemos que falas e ensinas o que é correto, e que não mostras parcialidade, mas ensinas o caminho de Deus conforme a verdade.

22 É certo pagar imposto a César ou não? "

23 Ele percebeu a astúcia deles e lhes disse:

24 "Mostrem-me um denário. De quem é a imagem e a inscrição que há nele? "

25 "De César", responderam eles. Ele lhes disse: "Portanto, deem a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus".

26 E não conseguiram apanhá-lo em nenhuma palavra diante do povo. E, admirados com a sua resposta, ficaram em silêncio.

 

 

Explicação

Lc 20:20

autoridade do governador. Os líderes religiosos judaicos, tendo medo de tomar medidas por conta própria, esperavam levar Jesus a fazer alguma declaração que provocasse a reação dos oficiais romanos e o separasse do contado com o povo.

 

Lc 20:22

imposto a César. Concordar com os impostos exigidos por César decepcionaria o povo, mas aconselhar o não pagamento deixaria os oficiais romanos preocupados. Os que fizeram a pergunta esperavam apanhar Jesus nesse dilema.

 

Lc 20:24

um denário. Moeda romana com o valor de cerca de um dia de salário.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário