domingo, 18 de abril de 2021

BIBLIA EM ORDEM CRONOLOGICA - NT - Pergunta de Jesus acerca dos ancestrais

 

D. Pergunta de Jesus acerca dos ancestrais

 

Mateus 22:41-46

41 Estando os fariseus reunidos, Jesus lhes perguntou:

42 "O que vocês pensam a respeito do Cristo? De quem ele é filho? " "É filho de Davi", responderam eles.

43 Ele lhes disse: "Então, como é que Davi, falando pelo Espírito, o chama ‘Senhor’? Pois ele afirma:

44 ‘O Senhor disse ao meu Senhor: "Senta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo de teus pés"’.

45 Se, pois, Davi o chama ‘Senhor’, como pode ser ele seu filho? "

46 Ninguém conseguia responder-lhe uma palavra; e daquele dia em diante, ninguém jamais se atreveu a lhe fazer perguntas.

 

 

Marcos 12:35-37

35 Ensinando no templo, Jesus perguntou: "Como os mestres da lei dizem que o Cristo é filho de Davi?

36 O próprio Davi, falando pelo Espírito Santo, disse: ‘O Senhor disse ao meu Senhor: Senta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos debaixo de teus pés’.

37 O próprio Davi o chama ‘Senhor’. Como pode, então, ser ele seu filho? " E a grande multidão o ouvia com prazer.

 

 

Explicação

Mc 12:35

filho de Davi. V. 10:17. A maioria do povo sabia que o Messias viria da família de Davi.

 

Mc 12:36

O Senhor disse ao meu Senhor. Deus disse ao senhor de Davi, i.e., o superior de Davi – em última análise, o Messias (v. Sl 110:1). O propósito da citação era mostrar que o Messias era mais que descendente de Davi – era Senhor de Davi.

 

 

Lucas 20:41-44

41 Então Jesus lhes perguntou: "Como dizem que o Cristo é Filho de Davi?

42 "O próprio Davi afirma no Livro dos Salmos: ‘O Senhor disse ao meu Senhor: "Senta-te à minha direita

43 até que eu ponha os teus inimigos como estrado para os teus pés" ’.

44 Portanto Davi o chama ‘Senhor’. Então, como é que ele pode ser seu filho? "

 

 

Explicação

Lc 20:44

Davi o chama ‘Senhor’. Se o Messias fosse descendente de Davi (na verdade é), como esse nobre rei poderia referir-se a um descendente como Senhor? Se os adversários de Jesus não estivessem dispostos a reconhecer que o Messias era também o divino Filho de Deus, não poderiam responder à sua pergunta.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário