4. A segunda purificação do templo
Mateus 21:12-17
12 Jesus entrou no templo e expulsou todos os que ali estavam comprando e vendendo. Derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas,
13 e lhes disse: "Está escrito: ‘A minha casa será chamada casa de oração’; mas vocês estão fazendo dela um ‘covil de ladrões’".
14 Os cegos e os mancos aproximaram-se dele no templo, e ele os curou.
15 Mas quando os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei viram as coisas maravilhosas que Jesus fazia e as crianças gritando no templo: "Hosana ao Filho de Davi", ficaram indignados,
16 e lhe perguntaram: "Não estás ouvindo o que estas crianças estão dizendo? " Respondeu Jesus: "Sim, vocês nunca leram: ‘dos lábios das crianças e dos recém-nascidos suscitaste louvor’? "
17 E, deixando-os, saiu da cidade para Betânia, onde passou a noite.
Explicação
Mt 21:12-17
Nos sinóticos, a purificação do templo ocorre na última semana do ministério de Jesus; em João, nos primeiros meses (Jo 2:12-16). São possíveis duas explicações:
1) Houve duas purificações, uma no começo do ministério público de Jesus e outra no fim.
2) Houve uma só purificação, que ocorreu na Semana da Paixão, mas João a situa no início do seu evangelho por motivos teológicos – para demonstrar que o juízo divino operava por meio do Messias desde o início do seu ministério. Há, no entanto, pormenores diferentes nos dois relatos (a venda de gado e de ovelhas em Jo 2:14, o açoite em Jo 2:15 e as declarações de Jesus em Mt 21:13 e Jo 2:16). Tendo por base os relatos de Mateus e de Lucas, podemos tomar por certo que a purificação do templo ocorreu no domingo, após a entrada triunfal (21:-11). Marcos, porém (11:12-19), mostra claramente que foi na segunda-feira. Mateus muitas vezes condensava suas narrativas.
Mt 21:12
no templo. O “comprar e vender” era realizado no grande átrio exterior, dos gentios, que tinha mais de um alqueire.
Mt 21:17
Betânia. Aldeia na encosta leste do monte das Oliveiras, quase 4 km de Jerusalém, e última parada na estrada de Jericó a Jerusalém.
Marcos 11:15-19
15 Chegando a Jerusalém, Jesus entrou no templo e ali começou a expulsar os que estavam comprando e vendendo. Derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas
16 e não permitia que ninguém carregasse mercadorias pelo templo.
17 E os ensinava, dizendo: "Não está escrito: ‘A minha casa será chamada casa de oração para todos os povos’? Mas vocês fizeram dela um covil de ladrões".
18 Os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei ouviram essas palavras e começaram a procurar uma forma de matá-lo, pois o temiam, visto que toda a multidão estava maravilhada com o seu ensino.
19 Ao cair da tarde, eles saíram da cidade.
Explicação
Mc 11:15
templo. Trata-se do átrio dos gentios, a única parte do templo em que os gentios podiam adorar a Deus e reunir-se para oração (cf, v. 17).
comprando e vendendo. Os peregrinos que vinham à Festa da Páscoa precisavam de animais que satisfizessem as exigências rituais para o sacrifício, e os vendedores montavam seus abrigos de animais e suas mesas de dinheiro no átrio dos gentios.
as mesas dos cambistas. Os peregrinos precisavam trocar seu dinheiro pela moeda local, a única válida para o imposto anual do templo. Além disso a Mishna preceituava moedas de Tiro para algumas ofertas.
dos que vendiam pombas. As pombas eram preceituadas para a purificação das mulheres (Lv 12:6; Lc 2:22-24) e de quem tivesse doenças de pele (Lv 14:22), além de ser usada com outros fins (Lv 15:14,29). Havia, também, as ofertas usuais para os pobres (Lv 5:7).
Mc 11:16
carregasse mercadorias pelo templo. Pormenor que somente Marcos registra. Ao que tudo indica, a área do templo estava sendo usada com atalho entre a cidade e o monte das Oliveiras.
Mc 11:17
casa de oração para todos os povos. Is 56:7 assegurou aos não-judeus consagrados que teriam permissão para adorar a Deus no templo. Ao deixarem que o átrio dos gentios se tornasse mercado barulhento e malcheiroso, os líderes religiosos judeus prejudicavam o dispositivo da lei de Deus.
covil de ladrões. Não somente por tirarem proveito financeiro do povo, mas também por destituírem o templo da sua santidade.
Mc 11:18
começaram a procurar uma forma de matá-lo. Consideravam Jesus ameaça perigosa contra todo o estilo de vida deles.
Mc 11:19
saíram da cidade. Para ir a Betânia.
Lucas 19:45-48
45 Então ele entrou no templo e começou a expulsar os que estavam vendendo.
46 Disse-lhes: "Está escrito: ‘A minha casa será casa de oração’; mas vocês fizeram dela ‘um covil de ladrões’".
47 Todos os dias ele ensinava no templo. Mas os chefes dos sacerdotes, os mestres da lei e os líderes do povo procuravam matá-lo.
48 Todavia, não conseguiam encontrar uma forma de fazê-lo, porque todo o povo estava fascinado pelas suas palavras.
Explicação
Lc 19:45
Marcos (11:11-17) deixa claro que essa purificação ocorreu após a entrada triunfal, i.e., na segunda-feira da Semana da Paixão.
no templo. Especificamente, no átrio exterior (dos gentios), onde animais para os sacrifícios eram vendidos a preços injustos. João registra uma purificação do templo no início do ministério de Jesus (Jo 2:13-25), mas os sinóticos (v. Mt 21:12-13; Mc 11:15-17) somente se referem a uma purificação no fim de seu ministério.
Lc 19:47
chefes dos sacerdotes. V. 3:2; 22:52; 23:4; 24:20. Faziam parte do sinédrio, o concílio governante dos judeus.
procuravam matá-lo. V. 20:19-20 (cf. Jo 7:1; 11:53-57).
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