quinta-feira, 15 de abril de 2021

Lições da vida de Jó

 

No início, Jó, a despeito da perda disse: Deus deu, Deus tirou, bendito seja Deus (Jó 1:21). Jó não tinha foco nas bênçãos materiais e tinha tranquilidade baseado na fé no controle de Deus.

No fim, Jó, a despeito dos amigos que não o consolaram na sua dor, os perdoou e orou por eles diante de Deus (Jó 42:10).

No meio, Jó a despeito da luta, esperou; não tentou apressar o fim do sofrimento (como sugeriu sua esposa (Jó 2:9)).

Assim também nós devemos vigiar para saber o está no trono do nosso coração (onde é o lugar de Deus) para que isso não nos afaste do fim abençoado que Deus tem preparado para nós (João 10:10).

Essas coisas que estão no trono nos faz apressar o fim do sofrimento, mas interfere no plano maravilhoso que Deus tem para nós lá na frente.

 

O verdadeiro evangelho não se trata coisas para nós mesmos (do “Eu mereço”).

Não se trata de bênçãos terrenas (somos peregrinos nessa terra, não é para ficarmos raízes).

O verdadeiro evangelho se trata de arrependimento e consequentemente a busca da vida espiritual abundante (João 10:10).

 

Explicações da Bíblia de estudos NVI:

Aquele que ama a sua vida, a perderá. Amar a própria vida no aqui-e-agora – concentrar-nos em nosso sucesso – é perder o que de fato interessa (cf. Mt 16:24-25; Mc 8:34-35; Lc 9:23-24; Jo 12:25).

Marcos 8:34-35

Então ele chamou a multidão e os discípulos e disse: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.
Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa e pelo evangelho, a salvará.

Mc 8:34

negue-se a si mesmo. Impedir que o “eu” seja o centro da sua vida e dos seus atos.

tome a sua cruz. Trata-se do quadro de um homem, já condenado, obrigado a carregar a trave da sua cruz ao lugar da execução (v. Jo 19:17). Tomar a cruz é a disposição de sofrer e morrer por amor ao Senhor.

 

Mc 8:35

salvar a sua vida. Pode-se salvar a vida física negando-se a Jesus, mas com isso se perderá a vida eterna. Do modo contrário, o discipulado pode resultar na perda da vida física, mas a perda será insignificante se comparada ao dom da vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário