quinta-feira, 1 de abril de 2021

BIBLIA EM ORDEM CRONOLOGICA - NT - A ambição de Tiago e João

 

G. A ambição de Tiago e João

 

Mateus 20:20-28

20 Então, aproximou-se de Jesus a mãe dos filhos de Zebedeu com seus filhos e, prostrando-se, fez-lhe um pedido.

21 "O que você quer? ", perguntou ele. Ela respondeu: "Declara que no teu Reino estes meus dois filhos se assentarão um à tua direita e o outro à tua esquerda".

22 Disse-lhes Jesus: "Vocês não sabem o que estão pedindo. Podem vocês beber o cálice que eu vou beber? " "Podemos", responderam eles.

23 Jesus lhes disse: "Certamente vocês beberão do meu cálice; mas o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não cabe a mim conceder. Esses lugares pertencem àqueles para quem foram preparados por meu Pai".

24 Quando os outros dez ouviram isso, ficaram indignados com os dois irmãos.

25 Jesus os chamou e disse: "Vocês sabem que os governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas.

26 Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo,

27 e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo;

28 como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos".

 

 

Explicação

Mt 20:20

mãe dos filhos de Zebedeu. Marcos diz que “Tiago e João, filhos de Zebedeu” fizeram o pedido (10:35-37), mas não há contradição. Os três tiveram participação no pedido.

 

Mt 20:22

beber o cálice. Figura de linguagem que significa “passar por” ou “experimentar”. Aqui há referência ao sofrimento (cf. 26:39). A mesma figura de linguagem é usada em Jr 25:15; Ez 23:32; Hc 2:16; Ap 14:10; 16:19; 18:6 com respeito à ira divina ou ao juízo.

 

Mt 20:28

resgate. A palavra grega era mais comumente usada em referência ao preço pago para resgatar um escravo. De igual forma, Cristo deu sua própria vida como resgate, para nos livrar da escravidão do pecado.

por. Aqui, a palavra grega traduzida por essa preposição realça a natureza vicária da morte de Cristo.

muitos. Cristo “se entregou a si mesmo como resgate por todos” (1Tm 2:6). A salvação é oferecida por “todos”, mas somente os “muitos” (i.e., os eleitos) a receberam.   

 

 

Marcos 10:35-45

35 Nisso Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximaram-se dele e disseram: "Mestre, queremos que nos faças o que vamos te pedir".

36 "O que vocês querem que eu lhes faça? ", perguntou ele.

37 Eles responderam: "Permite que, na tua glória, nos assentemos um à tua direita e o outro à tua esquerda".

38 Disse-lhes Jesus: "Vocês não sabem o que estão pedindo. Podem vocês beber o cálice que eu estou bebendo ou ser batizados com o batismo com que estou sendo batizado? "

39 "Podemos", responderam eles. Jesus lhes disse: "Vocês beberão o cálice que estou bebendo e serão batizados com o batismo com que estou sendo batizado;

40 mas o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não cabe a mim conceder. Esses lugares pertencem àqueles para quem foram preparados".

41 Quando os outros dez ouviram essas coisas, ficaram indignados com Tiago e João.

42 Jesus os chamou e disse: "Vocês sabem que aqueles que são considerados governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas.

43 Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo;

44 e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo de todos.

45 Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos".

 

 

Explicação

Mc 10:35-45

Corresponde a 9:33-37. Ambos os trechos tratam da verdadeira grandeza e são registrados depois de uma predição aceca do sofrimento e da morte de Jesus. Ambos demonstram, também, o grande discernimento espiritual dos discípulos.

 

Mc 10:35-36

queremos [...] querem. O desejo de Tiago e João de ter posição e poder só seria atendido caso se submetessem de bom grado à condição de servos (v. quiser [...] quiser nos v. 43 e 44).

 

Mc 10:35

Tiago e João, filhos de Zebedeu. V. 1:19; 3:17.

 

Mc 10:37

nos assentemos um à tua direita e o outro à tua esquerda. Posições de prestígio e poder.

 

Mc 10:38

beber o cálice que estou bebendo. Expressão judaica que significa compartilhar do destino de alguém. No AT o cálice de vinho era uma metáfora comum da ira de Deus contra o pecado e contra a rebelião do homem (Sl 75:8; Is 51:17-23; Jr 25:15-18; 49:12; 51:7). Assim, o cálice que Jesus tinha de beber diz respeito ao castigo divino dos pecados que ele mesmo suportou no lugar da humanidade pecaminosa (v. 10:45; 14:36).

ser batizados com o batismo com que estou sendo batizado. A figura de linguagem do batismo corresponde à do cálice, referindo-se ao sofrimento e à morte como se fossem um batismo (v. Lc 12:50; cf. Rm 6:3-4 quanto à figura).

 

Mc 10:40

não cabe a mim conceder. Jesus não usurparia a autoridade do Pai.

 

Mc 10:41

os outros dez. Dos doze discípulos.

indignados. Possivelmente porque desejavam para si posições de prestígio e poder.

 

Mc 10:43

Não será assim entre vocês. Jesus derruba a estrutura de valores do mundo. A vida de discipulado deve se caracterizar pelo serviço humilde e amoroso.

 

Mc 10:45

Versículo-chave de Mc. Jesus veio para esse mundo como servo – na verdade, o único Servo – que sofreria e morreria por nossa redenção, como Isaías predisse com clareza (Is 52:13—53:12).

resgate. Significa “o preço pago pela soltura (da escravidão)”.

por. I.e., “em lugar de”, aludindo à morte vicária de Cristo.

muitos. Em contraposição à única vida dada em nosso resgate.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário