quarta-feira, 7 de abril de 2021

BIBLIA EM ORDEM CRONOLOGICA - NT - A entrada triunfal

 

3. A entrada triunfal

Sábado, 9 de abril de 29 d.C

 

Mateus 21:1-11

1 Quando se aproximaram de Jerusalém e chegaram a Betfagé, ao monte das Oliveiras, Jesus enviou dois discípulos,

2 dizendo-lhes: "Vão ao povoado que está adiante de vocês; logo encontrarão uma jumenta amarrada, com um jumentinho ao lado. Desamarrem-nos e tragam-nos para mim.

3 Se alguém lhes perguntar algo, digam-lhe que o Senhor precisa deles e logo os enviará de volta".

4 Isso aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta:

5 "Digam à cidade de Sião: ‘Eis que o seu rei vem a você, humilde e montado num jumento, num jumentinho, cria de jumenta’ ".

6 Os discípulos foram e fizeram o que Jesus tinha ordenado.

7 Trouxeram a jumenta e o jumentinho, colocaram sobre eles os seus mantos, e sobre estes Jesus montou.

8 Uma grande multidão estendeu seus mantos pelo caminho, outros cortavam ramos de árvores e os espalhavam pelo caminho.

9 A multidão que ia adiante dele e os que o seguiam gritavam: "Hosana ao Filho de Davi! " "Bendito é o que vem em nome do Senhor! " "Hosana nas alturas! "

10 Quando Jesus entrou em Jerusalém, toda a cidade ficou agitada e perguntava: "Quem é este? "

11 A multidão respondia: "Este é Jesus, o profeta de Nazaré da Galiléia".

 

 

Explicação

Mt 21:1

Betfagé. O nome significa “casa de figos”. Não há referência a ela no AT, e no NT somente no contexto da entrada triunfal. No Talmude, é mencionada como localidade perto de Jerusalém.

 

Mt 21:2

jumenta. Animal que simboliza humildade, paz e a realeza davídica.

 

Mt 21:7

sobre estes Jesus montou. Sentou-se sobre os mantos. Sabemos, lendo Mc (11:2) e Lc (10:30), que ele montou o jumentinho. Em geral a jumenta seguia de perto o filhote. Mateus menciona dois animais, ao passo que os outros evangelhos só falam de um.

 

Mt 21:8

estendeu seus mantos pelo caminho. Ato de homenagem régia (v. 2Rs 9:13).

 

Mt 21:9

Trata-se de três citações proferidas uma de cada vez, não necessariamente ao mesmo tempo.

Hosana. V. Jr 32:7; oração e louvor ao mesmo tempo.

nas alturas. I.e., que os habitantes dos céus cantem “Hosana” (v. Sl 148:1-2; Lc 2:14).

 

 

Marcos 11:1-11

1 Quando se aproximaram de Jerusalém e chegaram a Betfagé e Betânia, perto do monte das Oliveiras, Jesus enviou dois de seus discípulos,

2 dizendo-lhes: "Vão ao povoado que está adiante de vocês; logo que entrarem, encontrarão um jumentinho amarrado, no qual ninguém jamais montou. Desamarrem-no e tragam-no aqui.

3 Se alguém lhes perguntar: ‘Por que vocês estão fazendo isso? ’ digam-lhe: ‘O Senhor precisa dele e logo o devolverá’ ".

4 Eles foram e encontraram um jumentinho, na rua, amarrado a um portão. Enquanto o desamarravam,

5 alguns dos que ali estavam lhes perguntaram: "O que vocês estão fazendo, desamarrando esse jumentinho? "

6 Os discípulos responderam como Jesus lhes tinha dito, e eles os deixaram ir.

7 Trouxeram o jumentinho a Jesus, puseram sobre ele os seus mantos; e Jesus montou.

8 Muitos estenderam seus mantos pelo caminho, outros espalharam ramos que haviam cortado nos campos.

9 Os que iam adiante dele e os que o seguiam gritavam: "Hosana! " "Bendito é o que vem em nome do Senhor! "

10 "Bendito é o Reino vindouro de nosso pai Davi! " "Hosana nas alturas! "

11 Jesus entrou em Jerusalém e dirigiu-se ao templo. Observou tudo à sua volta e, como já era tarde, foi para Betânia com os Doze.

 

 

Explicação

Mc 11:1-11

Aqui se inicia nova seção de Mc. Jesus chega a Jerusalém, e o restante do seu ministério se processa dentro dos limites da Cidade Sagrada. A entrada triunfal, que abre a semana da Paixão, é um ato messiânico deliberado, e o segredo para entendê-la acha-se em Zc 9:9 (cit. em Mt 21:5; Jo 12:15). Jesus apresenta-se intencionalmente como Messias, sabendo que isso obrigaria os líderes judaicos a agir contra ele.

 

Mc 11:1

monte das Oliveiras. Situado bem a leste de Jerusalém, sua altura máxima é de cerca de 823 metros, uns 61 metros mais alto que o monte Sião. De seu cume, tem-se uma vista magnífica da cidade, sobretudo do templo.

 

Mc 11:2

povoado que está diante de vocês. Provavelmente Betfagé.

jumentinho. A palavra grega pode significar o filhote de qualquer animal, mas aqui significa jumentinho (v. Mt 212; Jo 12:15).

no qual ninguém jamais montou. Os animais que não tinham sido usados eram considerados especialmente adequados para fins religiosos (v. Nm 19:2; Dt 21:3; 1Sm 6:7).

 

Mc 11:3

Se alguém lhes perguntar. O recado a respeito do jumentinho não é dirigido especialmente ao dono, mas a qualquer pessoa que questionasse a ação dos discípulos.

 

Mc 11:8

ramos. A palavra significa “folhas” ou “galhos com folhas”, disponíveis em campos próximos. Somente João menciona ramos de palmeiras (Jo 12:13), decerto provenientes de Jericó, uma vez que não eram encontradas em Jerusalém.

 

Mc 11:9

Hosana. Salva-nos (Sl 118:25).

Bendito é o que vem. Citação do Sl 118:26, um dos salmos de hallei (“Louvor”) cantados na Páscoa, e especialmente adequados para a ocasião.

 

Mc 11:10

o Reino vindouro de nosso pai Davi. O Reino messiânico prometido ao filho de Davi (2Sm 7:11-14).

 

Mc 11:11

foi para Betânia. Segundo parece, Jesus passou todas as noites da Semana da Paixão, mesmo a quinta-feira, na casa dos amigos Marta, Maria e Lázaro (v. 11:19; 14:13; Mt 21:17; Jo 12:1-3).

os Doze. V. 3:16-19.

 

 

Lucas 19:29-44

29 Ao aproximar-se de Betfagé e de Betânia, no monte chamado das Oliveiras, enviou dois dos seus discípulos, dizendo-lhes:

30 "Vão ao povoado que está adiante e, ao entrarem, encontrarão um jumentinho amarrado, no qual ninguém jamais montou. Desamarrem-no e tragam-no aqui.

31 Se alguém lhes perguntar: ‘Por que o estão desamarrando?’ digam-lhe: ‘O Senhor precisa dele’ ".

32 Os que tinham sido enviados foram e encontraram o animal exatamente como ele lhes tinha dito.

33 Quando estavam desamarrando o jumentinho, os seus donos lhes perguntaram: "Por que vocês estão desamarrando o jumentinho? "

34 Eles responderam: "O Senhor precisa dele".

35 Levaram-no a Jesus, lançaram seus mantos sobre o jumentinho e fizeram que Jesus montasse nele.

36 Enquanto ele prosseguia, o povo estendia os seus mantos pelo caminho.

37 Quando ele já estava perto da descida do monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos começou a louvar a Deus alegremente, em alta voz, por todos os milagres que tinham visto. Exclamavam:

38 "Bendito é o rei que vem em nome do Senhor! " "Paz no céu e glória nas alturas! "

39 Alguns dos fariseus que estavam no meio da multidão disseram a Jesus: "Mestre, repreende os teus discípulos! "

40 "Eu lhes digo", respondeu ele, "se eles se calarem, as pedras clamarão".

41 Quando se aproximou e viu a cidade, Jesus chorou sobre ela

42 e disse: "Se você compreendesse neste dia, sim, você também, o que traz a paz! Mas agora isso está oculto aos seus olhos.

43 Virão dias em que os seus inimigos construirão trincheiras contra você, e a rodearão e a cercarão de todos os lados.

44 Também a lançarão por terra, você e os seus filhos. Não deixarão pedra sobre pedra, porque você não reconheceu o tempo em que Deus a visitaria".

 

 

Explicação

Lc 19:29-44

A entrada triunfal ocorreu no domingo da Semana da Paixão.

 

Lc 19:29

Betfagé. Aldeia próxima à estrada que vai de Jericó a Jerusalém.

Betânia. Outra aldeia, cerca de 4km a sudeste de Jerusalém (Jo 11:18). Nela moravam Maria, Marta e Lázaro.

monte [...] das Oliveiras. Crista montanhosa de 1,6 km de extensão, separada de Jerusalém pelo vale de Cedrom – a leste da cidade.

dois dos seus discípulos. Não citados por nome, nem aqui nem nos trechos correspondentes (Mt 2:21; Mc 11:1; cf. Jo 12:14).

 

Lc 19:30

povoado. Provavelmente Betânia.

jumentinho. Em outros relatos temos a confirmação de que se tratava de jumentinho (Jo 12:15) acompanhado da mãe jumenta (Mt 21:7). Lucas emprega uma palavra grega que a Septuaginta muitas vezes empregava para traduzir a palavra hebraica que significa “jumento”. Jesus opta por entrar em Jerusalém dessa vez montado num jumento para declarar publicamente que era o filho de Davi escolhido para se assentar no trono de Davi (1Rs 1:33-34), aquele de quem os profetas tinham falado (Zc 9:9).

no qual ninguém jamais montou. O qual não tinha sido submetido a uso secular (Nm 19:2; 1Sm 6:7).

 

Lc 19:31

O Senhor. Deus ou, mais provavelmente, o próprio Jesus que aqui reivindicava sua condição incomparável de Senhor de Israel.

 

Lc 19:37

todos os milagres. A ressurreição de Lázaro e a cura do cego Bartimeu eram exemplos recentes, mas também estavam incluídas as obras – registradas por João – ocorridas em várias ocasiões em Jerusalém, bem como todo o ministério da Galileia (cf. Mt 21:14; Jo 12:17).

 

Lc 19:43

seus inimigos construirão trincheiras contra você. V. 21:20; cumprido quando os romanos capturaram Jerusalém em 70 d.C., usando trincheiras para sitiar a cidade. A descrição relembra predições do AT (Is 29:3; 37:33; Ez 4:1-3).

 

Lc 19:44

a oportunidade que Deus lhe concedeu. (o tempo em que Deus a visitaria). Deus veio até os judeus na pessoa de Jesus, o Messias, mas não o reconheceram, e o rejeitaram (v. Jo 1:10-11; cf. Lc 20:13-16).

 

 

João 12:12-19

12 No dia seguinte, a grande multidão que tinha vindo para a festa ouviu falar que Jesus estava chegando a Jerusalém.

13 Pegaram ramos de palmeiras e saíram ao seu encontro, gritando: "Hosana! " "Bendito é o que vem em nome do Senhor! " "Bendito é o Rei de Israel! "

14 Jesus conseguiu um jumentinho e montou nele, como está escrito:

15 "Não tenhas medo, ó cidade de Sião; eis que o seu rei vem, montado num jumentinho".

16 A princípio seus discípulos não entenderam isso. Só depois que Jesus foi glorificado, perceberam que lhe fizeram essas coisas, e que elas estavam escritas a respeito dele.

17 A multidão que estava com ele, quando mandara Lázaro sair do sepulcro e o ressuscitara dos mortos, continuou a espalhar o fato.

18 Muitas pessoas, por terem ouvido falar que ele realizara tal sinal miraculoso, foram ao seu encontro.

19 E assim os fariseus disseram uns aos outros: "Não conseguimos nada. Olhem como o mundo todo vai atrás dele! "

 

 

Explicação

Jo 12:12

grande multidão. Os peregrinos que tinham chegado do interior para a Festa da Páscoa. Muitos deles tinham, sem dúvida, visto e ouvido Jesus na Galileia e aproveitaram a oportunidade para declará-lo Messias.  

 

Jo 12:13

ramos de palmeiras. Usados nas celebrações de vitória. João viu uma multidão no céu com ramos de palmeiras (Ap 7:9).

Bendito é o Rei de Israel. Acréscimo que o povo fez às palavras do salmo – só João o registra. Reflete o interesse especial de João pela realeza de Jesus, a qual ele ressalta no decurso de toda a narrativa da Paixão.

 

Jo 12:16

Exemplo do que Jesus quis dizer em 16:13.

glorificado. Foi somente depois da crucificação e da vinda do Espírito Santo que os discípulos perceberam o significado da profecia e o seu cumprimento.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário