quinta-feira, 29 de abril de 2021

BIBLIA EM ORDEM CRONOLOGICA - NT - Os judeus rejeitam a Cristo

 

17. Os judeus rejeitam a Cristo

 

João 12:37-50

37 Mesmo depois que Jesus fez todos aqueles sinais miraculosos, não creram nele.

38 Isso aconteceu para se cumprir a palavra do profeta Isaías, que disse: "Senhor, quem creu em nossa mensagem, e a quem foi revelado o braço do Senhor? "

39 Por esta razão eles não podiam crer, porque, como disse Isaías noutro lugar:

40 "Cegou os seus olhos e endureceu os seus corações, para que não vejam com os olhos nem entendam com o coração, nem se convertam, e eu os cure".

41 Isaías disse isso porque viu a glória de Jesus e falou sobre ele.

42 Ainda assim, muitos líderes dos judeus creram nele. Mas, por causa dos fariseus, não confessavam a sua fé, com medo de serem expulsos da sinagoga;

43 pois preferiam a aprovação dos homens do que a aprovação de Deus.

44 Então Jesus disse em alta voz: "Quem crê em mim, não crê apenas em mim, mas naquele que me enviou.

45 Quem me vê, vê aquele que me enviou.

46 Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.

47 "Se alguém ouve as minhas palavras, e não as guarda, eu não o julgo. Pois não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo.

48 Há um juiz para quem me rejeita e não aceita as minhas palavras; a própria palavra que proferi o condenará no último dia.

49 Pois não falei por mim mesmo, mas o Pai que me enviou me ordenou o que dizer e o que falar.

50 Sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portanto, o que eu digo é exatamente o que o Pai me mandou dizer".

 

 

Explicação

Jo 12:37

Mesmo [...] não creram nele. O antigo povo de Deus deveria ter correspondido quando Deus enviou o seu Messias. Deveria ter percebido o significado dos sinais que Jesus realizava.

 

Jo 12:39

não podiam crer. Isso não significa que as pessoas em questão não tinham escolha. Deliberadamente rejeitaram a Deus e optaram pelo mal, e então, como explica o v. 40, Deus impingiu-lhes por castigo a cegueira nos olhos e endurecimento do coração. Muitos líderes judaicos, no entanto, realmente vieram a crer em Jesus como Messias (v. 42).

 

Jo 12:40

Essas palavras de Is 6:10 são citadas por Jesus (Mt 13:14-15; Mc 4:12; Lc 8:10) e por Paulo (At 28:26-27).

 

 

Jo 12:41

viu a glória de Jesus. Isaías falou sobretudo da glória de Deus (Is 6:3). João falou da glória de Jesus e não fez nenhuma distinção básica entre o Pai e o Filho, e assim deu testemunho da igualdade entre Jesus e o Pai. O conceito da glória é complexo aqui. Há a ideia da majestade e também a ideia (tão importante para João) de que a morte de Jesus na cruz e sua subsequente ressurreição e exaltação demonstram a sua verdadeira glória. Isaías previu a rejeição de Cristo, como demonstram os trechos bíblicos citados (Is 53:1; 6:10). Falava a respeito do Messias, tanto nas palavras sobre cegueira e corações endurecidos, quanto nas declarações sobre cura. Essa é a cruz e essa é a glória, pois a cruz, a ressurreição e a exaltação retratam tanto o sofrimento quanto a cura, tanto a rejeição quanto o triunfo, tanto a humilhação quanto a glória.   

 

Jo 12:42

muitos líderes [...] creram. João não pinta um retrato de trevas absolutas, sem claridade. Muitos líderes judaicos creram, embora permanecessem crentes secretos por medo da excomunhão.

 

Jo 12:44

disse em alta voz. As palavras recebem ênfase especial por serem pronunciadas em alta voz.

crê em mim. João termina sua história do ministério público de Jesus com um apelo à crença. Não diz quando Jesus proferiu essas palavras (podem ter sido ditas antes), mas servem de encerramento adequado a essa parte do seu relato.

aquele que me enviou. A missão de Jesus assim como a inseparabilidade do Pai em relação ao Filho são ressaltada por todo esse evangelho.

 

Jo 12:46

Eu vim ao mundo. Mostra tanto a preexistência de Jesus quanto a sua missão.

 

Jo 12:47

para julgar. Não é o propósito da vinda de Jesus ao mundo, mas o julgamento acaba sendo o reverso da salvação. A luz do sol não tem o propósito de lançar sombras, mas onde brilhar o sol são inevitáveis as sombras.

 

Jo 12:49

o Pai [...] me ordenou o que dizer. Os ouvintes de Jesus têm grande responsabilidade. Sua “palavra” (v. 48) é aquilo que o Pai lhe mandou dizer. Rejeitá-la, portanto, é rejeitar a Deus.

 

Jo 12:50

Portanto. O que Jesus dizia era sempre para cumprir a vontade do Pai – nota maravilhosa para encerrar a narrativa do ministério de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário