C. Acerca do maior mandamento
Mateus 22:34-40
34 Ao ouvirem dizer que Jesus havia deixado os saduceus sem resposta, os fariseus se reuniram.
35 Um deles, perito na lei, o pôs à prova com esta pergunta:
36 "Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? "
37 Respondeu Jesus: " ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’.
38 Este é o primeiro e maior mandamento.
39 E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’.
40 Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas".
Explicação
Mt 22:37,39
Ame. O verbo grego não é phileõ, que denota afeição entre amigos, mas agapaõ, compromisso de dedicação dirigida pela vontade, podendo ser exigida como obrigação.
Mt 22:37
de todo o seu coração [...] alma [...] entendimento. Com a totalidade do ser. o texto hebraico de Dt 6:5 traz “coração [...] alma [...] forças”, mas alguns manuscritos da Septuaginta (a tradução do AT em grego) acrescentam “entendimento”. Jesus combina os quatro elementos em Mc 12:30.
Mt 22:40
a Lei e os Profetas. Todo o AT.
Marcos 12:28-34
28 Um dos mestres da lei aproximou-se e os ouviu discutindo. Notando que Jesus lhes dera uma boa resposta, perguntou-lhe: "De todos os mandamentos, qual é o mais importante? "
29 Respondeu Jesus: "O mais importante é este: ‘Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor.
30 Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’.
31 O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes".
32 "Muito bem, mestre", disse o homem. "Estás certo ao dizeres que Deus é único e que não existe outro além dele.
33 Amá-lo de todo o coração, de todo o entendimento e de todas as forças, e amar ao próximo como a si mesmo é mais importante do que todos os sacrifícios e ofertas".
34 Vendo que ele tinha respondido sabiamente, Jesus lhe disse: "Você não está longe do Reino de Deus". Daí por diante ninguém mais ousava lhe fazer perguntas.
Explicação
Mc 12:28
qual é o mais importante? Os rabinos judeus contavam 613 estatutos na lei, e procuravam diferenciar entre mandamentos “pesados” (ou “mais importantes”) e “leves” (ou “menos importantes”).
Mc 12:29
A primeira citação veio a ser chamada shema’, em razão da primeira palavra hebraica de Dt 6:4, que significa “ouve”. O shema’ veio a ser a confissão de fé judaica, recitadas por judeus consagrados todas as manhãs e tardes. Até o dia de hoje inicia todos os cultos da sinagoga.
Mc 12:31
Jesus acrescentou ao shema’ o mandamento de Lv 19:18, para demonstrar o amor ao próximo é o fruto natural e lógico do amor a Deus.
próximo. V. Lc 10:25-37.
Mc 12:33
todos os sacrifícios e ofertas. Sem dúvida, a comparação foi inspirada pelo fato de o debate ter-se dado no átrio do templo (v. 11:27).
Lucas 20:39-40
39 Alguns dos mestres da lei disseram: "Respondeste bem, Mestre! "
40 E ninguém mais ousava fazer-lhe perguntas.
Explicação
Lc 20:39
Respondeste bem, Mestre! Embora houvesse grande animosidade contra Jesus, os mestres da lei (que eram fariseus), concordavam com Jesus, contra os saduceus, quanto à questão da ressurreição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário