terça-feira, 13 de abril de 2021

BIBLIA EM ORDEM CRONOLOGICA - NT - Os lavradores maus (P-27)

 

B. Os lavradores maus (P-27)

 

Mateus 21:33-46

33 "Ouçam outra parábola: Havia um proprietário de terras que plantou uma vinha. Colocou uma cerca ao redor dela, cavou um tanque para prensar as uvas e construiu uma torre. Depois arrendou a vinha a alguns lavradores e foi fazer uma viagem.

34 Aproximando-se a época da colheita, enviou seus servos aos lavradores, para receber os frutos que lhe pertenciam.

35 "Os lavradores agarraram seus servos; a um espancaram, a outro mataram e apedrejaram o terceiro.

36 Então enviou-lhes outros servos em maior número, e os lavradores os trataram da mesma forma.

37 Por último, enviou-lhes seu filho, dizendo: ‘A meu filho respeitarão’.

38 "Mas quando os lavradores viram o filho, disseram uns aos outros: ‘Este é o herdeiro. Venham, vamos matá-lo e tomar a sua herança’.

39 Assim eles o agarraram, lançaram-no para fora da vinha e o mataram.

40 "Portanto, quando vier o dono da vinha, o que fará àqueles lavradores? "

41 Responderam eles: "Matará de modo horrível esses perversos e arrendará a vinha a outros lavradores, que lhe deem a sua parte no tempo da colheita".

42 Jesus lhes disse: "Vocês nunca leram nas Escrituras? ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isso vem do Senhor, e é algo maravilhoso para nós’.

43 "Portanto eu lhes digo que o Reino de Deus será tirado de vocês e será dado a um povo que dê os frutos do Reino.

44 Aquele que cair sobre esta pedra será despedaçado, e aquele sobre quem ela cair será reduzido a pó".

45 Quando os chefes dos sacerdotes e os fariseus ouviram as parábolas de Jesus, compreenderam que ele falava a respeito deles.

46 E procuravam um meio de prendê-lo; mas tinham medo das multidões, pois elas o consideravam profeta.

 

 

Explicação

Mt 21:33

torre. Para vigiar a vinha, sobretudo quando as uvas ficavam maduras, e para abrigar o responsável. Segundo explicação dos rabinos, devia ser uma plataforma elevada de madeira, com 5 m de altura e 2 m dos lados.  

 

Mt 21:35-37

Os lavradores são os judeus, ou seus líderes. Os servos representam os profetas do AT, muitos dos quais foram mortos. O filho representa Cristo, que foi condenado à morte pelos líderes religiosos.

 

Mt 21:41

outros lavradores. Os gentios, para os quais Paulo se voltou quando os judeus, na maioria, rejeitaram o evangelho (At 13:46; 18:6). Já no séc. II, a igreja era composta quase inteiramente de gentios.

 

 

Marcos 12:1-12

1 Então Jesus começou a lhes falar por parábolas: "Certo homem plantou uma vinha, colocou uma cerca ao redor dela, cavou um tanque para prensar as uvas e construiu uma torre. Depois arrendou a vinha a alguns lavradores e foi fazer uma viagem.

2 Na época da colheita, enviou um servo aos lavradores, para receber deles parte do fruto da vinha.

3 Mas eles o agarraram e espancaram, e o mandaram embora de mãos vazias.

4 Então enviou-lhes outro servo; e lhe bateram na cabeça e o humilharam.

5 E enviou ainda outro, o qual mataram. Enviou muitos outros; em alguns bateram, a outros mataram.

6 "Faltava-lhe ainda um para enviar: seu filho amado. Por fim o enviou, dizendo: ‘A meu filho respeitarão’.

7 "Mas os lavradores disseram uns aos outros: ‘Este é o herdeiro. Venham, vamos matá-lo, e a herança será nossa’.

8 Assim eles o agarraram, e o mataram, e o lançaram para fora da vinha.

9 "O que fará então o dono da vinha? Virá e matará aqueles lavradores e dará a vinha a outros.

10 Vocês nunca leram esta passagem das Escrituras? ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular;

11 isso vem do Senhor, e é algo maravilhoso para nós’ ".

12 Então começaram a procurar um meio de prendê-lo, pois perceberam que era contra eles que ele havia contado aquela parábola. Mas tinham medo da multidão; por isso o deixaram e foram embora.

 

 

Explicação

Mc 12:1-12

A maioria das parábolas de Jesus ensina uma única lição principal. Essa é um pouco complexa, e os pormenores encaixam-se à situação social da Galileia judaica do sec. I. Fazendas grandes, com proprietários que moravam longe, eram confiadas às mãos dos agricultores locais que cultivasse a terra como caseiros. A parábola desmascarava o atentado planejado contra a vida de Jesus, pondo a descoberto o castigo divino contra os culpados.

 

Mc 12:1

Certo homem plantou uma vinha. Reflexo da linguagem de Is 5:1-2, em que a vinha claramente simboliza Israel.

 

Mc 12:7

a herança será nossa. A lei judaica estipulava que uma propriedade não reclamada por seu herdeiro seria declarada “sem dono”, e qualquer um poderia declara-se dono dela. Os lavradores tomaram por certo que o filho tivesse vindo na condição de herdeiro – e, uma vez morto, poderiam ser os novos donos das terras.

 

Mc 12:12

contra eles. Os representantes do Sinédrio, mencionados em 11:27.

 

 

Lucas 20:9-19

9 Então Jesus passou a contar ao povo esta parábola: "Certo homem plantou uma vinha, arrendou-a a alguns lavradores e ausentou-se por longo tempo.

10 Na época da colheita, ele enviou um servo aos lavradores, para que lhe entregassem parte do fruto da vinha. Mas os lavradores o espancaram e o mandaram embora de mãos vazias.

11 Ele mandou outro servo, mas a esse também espancaram e o trataram de maneira humilhante, mandando-o embora de mãos vazias.

12 Enviou ainda um terceiro, e eles o feriram e o expulsaram da vinha.

13 "Então o proprietário da vinha disse: ‘Que farei? Mandarei meu filho amado; quem sabe o respeitarão’.

14 "Mas quando os lavradores o viram, combinaram entre si dizendo: ‘Este é o herdeiro. Vamos matá-lo, e a herança será nossa’.

15 Assim, lançaram-no fora da vinha e o mataram. "O que lhes fará então o dono da vinha?

16 Virá, matará aqueles lavradores e dará a vinha a outros". Quando o povo ouviu isso, disse: "Que isso nunca aconteça! "

17 Jesus olhou fixamente para eles e perguntou: "Então, qual é o significado do que está escrito? ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular’.

18 Todo o que cair sobre esta pedra será despedaçado, e aquele sobre quem ela cair será reduzido a pó".

19 Os mestres da lei e os chefes dos sacerdotes procuravam uma forma de prendê-lo imediatamente, pois perceberam que era contra eles que ele havia contado essa parábola. Todavia tinham medo do povo.

 

 

Explicação

Lc 20:10

enviou um servo. Essa parábola (v.9) relembra Is 5:1-7. Os servos enviados aos lavradores representa os profetas que Deus enviou em tempos passados e foram rejeitados (v. Ne 9:26; Jr 7:25-26; 25:4-7; Mt 23:34; At 7:52; Hb 11:36-38).

lhe entregassem parte do fruto da vinha. Segundo algum tipo de contrato meeiro, determinada parte cabia ao dono da vinha. Na época da colheita contava, contava receber sua parte.

 

Lc 20:13

meu filho amado. A referência específica ao filho amado torna mais clara a intenção de aplicar o filho da parábola ao filho Jesus Cristo (v. 3:22; Mt 17:5).

 

Lc 20:18

será despedaçado. Assim como um vaso de barro é quebrado ao ser jogado contra uma pedra e assim como é esmagado quando uma pedra cai sobre ele, assim também virá a perdição aos que rejeitarem a Jesus, o Messias (v. Is 8:14; cf. Dn 2:34-35,44; Lc 3:34).

 

Lc 20:19

mestres da lei. Os "escribas". Quanto à sua oposição a Jesus, v.5:30; 9:22; 19:47; 22:2; 23:10.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário