quarta-feira, 28 de abril de 2021

BIBLIA EM ORDEM CRONOLOGICA - NT - Alguns gregos procuram Cristo

 

16. Alguns gregos procuram Cristo

 

João 12:20-36

20 Entre os que tinham ido adorar a Deus na festa da Páscoa, estavam alguns gregos.

21 Eles se aproximaram de Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, com um pedido: "Senhor, queremos ver Jesus".

22 Filipe foi dizê-lo a André, e os dois juntos o disseram a Jesus.

23 Jesus respondeu: "Chegou a hora de ser glorificado o Filho do homem.

24 Digo-lhes verdadeiramente que, se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, continuará ele só. Mas se morrer, dará muito fruto.

25 Aquele que ama a sua vida, a perderá; ao passo que aquele que odeia a sua vida neste mundo, a conservará para a vida eterna.

26 Quem me serve precisa seguir-me; e, onde estou, o meu servo também estará. Aquele que me serve, meu Pai o honrará.

27 "Agora meu coração está perturbado, e o que direi? Pai, salva-me desta hora? Não; eu vim exatamente para isto, para esta hora.

28 Pai, glorifica o teu nome! " Então veio uma voz do céu: "Eu já o glorifiquei e o glorificarei novamente".

29 A multidão que ali estava e a ouviu, disse que tinha trovejado; outros disseram que um anjo lhe tinha falado.

30 Jesus disse: "Esta voz veio por causa de vocês, e não por minha causa.

31 Chegou a hora de ser julgado este mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo.

32 Mas eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim".

33 Ele disse isso para indicar o tipo de morte que haveria de sofrer.

34 A multidão falou: "A Lei nos ensina que o Cristo permanecerá para sempre; como podes dizer: ‘O Filho do homem precisa ser levantado’? Quem é esse ‘Filho do homem’? "

35 Disse-lhes então Jesus: "Por mais um pouco de tempo a luz estará entre vocês. Andem enquanto vocês têm a luz, para que as trevas não os surpreendam, pois aquele que anda nas trevas não sabe para onde está indo.

36 Creiam na luz enquanto vocês a têm, para que se tornem filhos da luz". Terminando de falar, Jesus saiu e ocultou-se deles.

 

 

Explicação

Jo 12:20

gregos. É provável que fossem “tementes a Deus”, atraídos ao judaísmo devido ao monoteísmo e da moral, mas repelidos pelo nacionalismo judeu e por exigências como a circuncisão. Adoravam nas sinagogas mas não se tornavam prosélitos.

 

Jo 12:21

Filipe. Nome grego, o que pode ter movido os gregos a se aproximarem dele (embora não fosse o único entre os Doze com nome grego).

ver.  Significa “ter uma entrevista com”. Depois do v. 22, João não registra mais nada a respeito desses gregos. O que ele considerava importante era a aproximação deles, não a conversa que tiveram com Jesus. Jesus veio morrer pelo mundo, e a presença aqui desses gentios aponta para abrangência da eficácia da sua crucificação iminente.

 

Jo 12:23

Chegou a hora. A hora à qual tudo o mais conduzia.

glorificado. Jesus falava a respeito da sua morte na cruz e da sua subsequente ressurreição e exaltação

 

Jo 12:24

se morrer, dará muito fruto. O princípio da vida mediante a morte acha-se no mundo vegetal. O grão precisa parecer como o grão para que possa haver uma planta.

 

Jo 12:25

Aquele que ama a sua vida, a perderá. Amar a própria vida no aqui-e-agora – concentrar-nos em nosso sucesso – é perder o que de fato interessa (cf. Mt 16:24-25; Mc 8:34-35; Lc 9:23-24). É claro que esse princípio é supremamente representado na cruz de Jesus.

odeia. O amor a Deus deve ser grande, que todos os demais amores seja, por comparação, ódio.

 

Jo 12:27

perturbado. O equivalente, em João, à agonia no Getsêmani relatada nos demais evangelhos.

esta hora. Jesus via-se diante da perspectiva de se tornar pecado (ou oferta pelo pecado) a favor dos pecadores (2Co 5:21). Considerava a possibilidade de orar a Deus para que o livrasse dessa morte, mas recusou-se a orar assim, uma vez que a própria razão por que viera era morrer.

 

Jo 12:28

Pai, glorifica teu nome! Sua oração não pedia o livramento da morte, mas que o Pai assim fosse glorificado. A voz do céu deu a resposta.

 

Jo 12:31

este mundo. A cruz foi o julgamento divino contra esse mundo.

o príncipe deste mundo. Satanás (cf. 16:11). A cruz pareceria o triunfo dele, mas na realidade foi sua derrota. Da cruz surgiria o maior bem que jamais veio ao mundo.

 

Jo 12:32

levantado. A cruz (a ressurreição) foi a exaltação suprema de Jesus.

todos. Cristo atrairá as pessoas a si sem levar em consideração a nacionalidade. A etnia ou a condição social. É significativo que gentios gregos estivessem presentes nessa ocasião (v. 20).

 

Jo 12:34

na Lei. Aqui parece referir-se ao AT de modo geral, tratando-se de textos como Sl 89:36, 110:4, Is 9:7 e Dn 7:14.

Filho do homem. Único lugar nos evangelhos em que outros a não ser Jesus usam a expressão; e, mesmo aqui, Jesus está sendo citado.  

 

Jo 12:35-36

a luz. A luz está intimamente associada a Jesus, como se vê na exortação para crer na luz.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário