13. Jesus em Cafarnaum
A. Jesus paga o imposto (M-25)
Mateus 17:24-27
24 Quando Jesus e seus discípulos chegaram a Cafarnaum, os coletores do imposto de duas dracmas vieram a Pedro e perguntaram: "O mestre de vocês não paga o imposto do templo? "
25 "Sim, paga", respondeu ele. Quando Pedro entrou na casa, Jesus foi o primeiro a falar, perguntando-lhe: "O que você acha, Simão? De quem os reis da terra cobram tributos e impostos: de seus próprios filhos ou dos outros? "
26 "Dos outros", respondeu Pedro. Disse-lhe Jesus: "Então os filhos estão isentos.
27 Mas, para não escandalizá-los, vá ao mar e jogue o anzol. Tire o primeiro peixe que você pegar, abra-lhe a boca, e você encontrará uma moeda de quatro dracmas. Pegue-a e entregue-a a eles, para pagar o meu imposto e o seu".
Marcos 9:33
33 E chegaram a Cafarnaum. Quando ele estava em casa, perguntou-lhes: "O que vocês estavam discutindo no caminho? "
Explicação
Mt 17:24
imposto de duas dracmas. O imposto anual do templo, cobrado de todo homem de 20 anos para cima (Ex 30:13; 2Cr 24:9; Ne 10:32). Valia meio siclo (valor de dois dias de serviço aproximadamente) e era usado para a manutenção do templo.
Mt 17:26
os filhos estão isentos. A implicação é que Pedro e os demais discípulos pertenciam à família real de Deus, mas os judeus incrédulos, não (v. 21:43).
Mc 9:33
em casa. Provavelmente a de Pedro e André (v. 1:29).
Nenhum comentário:
Postar um comentário