2) Expulsão de uma casta de demônios; discurso sobre vários assuntos (M-27)
Lucas 11:14-36
14 Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo falou, e a multidão ficou admirada.
15 Mas alguns deles disseram: "É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa demônios".
16 Outros o punham à prova, pedindo-lhe um sinal do céu.
17 Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: "Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e uma casa dividida contra si mesma cairá.
18 Se Satanás está dividido contra si mesmo, como o seu reino pode subsistir? Digo isso porque vocês estão dizendo que expulso demônios por Belzebu.
19 Se eu expulso demônios por Belzebu, por quem os expulsam os filhos de vocês? Por isso, eles mesmos estarão como juízes sobre vocês.
20 Mas se é pelo dedo de Deus que eu expulso demônios, então chegou a vocês o Reino de Deus.
21 "Quando um homem forte, bem armado, guarda sua casa, seus bens estão seguros.
22 Mas quando alguém mais forte o ataca e vence, tira-lhe a armadura em que confiava e divide os despojos.
23 "Aquele que não está comigo é contra mim, e aquele que comigo não ajunta, espalha.
24 "Quando um espírito imundo sai de um homem, passa por lugares áridos procurando descanso, e não o encontrando, diz: ‘Voltarei para a casa de onde saí’.
25 Quando chega, encontra a casa varrida e em ordem.
26 Então vai e traz outros sete espíritos piores do que ele, e entrando passam a viver ali. E o estado final daquele homem torna-se pior do que o primeiro".
27 Quando Jesus dizia estas coisas, uma mulher da multidão exclamou: "Feliz é a mulher que te deu à luz e te amamentou".
28 Ele respondeu: "Antes, felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e lhe obedecem".
29 Aumentando a multidão, Jesus começou a dizer: "Esta é uma geração perversa. Ela pede um sinal miraculoso, mas nenhum sinal lhe será dado, exceto o sinal de Jonas.
30 Pois assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, o Filho do homem também o será para esta geração.
31 A rainha do Sul se levantará no juízo com os homens desta geração e os condenará, pois ela veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, e agora está aqui o que é maior do que Salomão.
32 Os homens de Nínive se levantarão no juízo com esta geração e a condenarão; pois eles se arrependeram com a pregação de Jonas, e agora está aqui o que é maior do que Jonas".
33 "Ninguém acende uma candeia e a coloca em lugar onde fique escondida ou debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, para que os que entram possam ver a luz.
34 Os olhos são a candeia do corpo. Quando os seus olhos forem bons, igualmente todo o seu corpo estará cheio de luz. Mas quando forem maus, igualmente o seu corpo estará cheio de trevas.
35 Portanto, cuidado para que a luz que está em seu interior não sejam trevas.
36 Logo, se todo o seu corpo estiver cheio de luz, e nenhuma parte dele estiver em trevas, estará completamente iluminado, como quando a luz de uma candeia brilha sobre você".
Explicação
Lc 11:14
demônio que era mudo. Esse espírito maligno provocava mudez. A provável passagem correspondente, em Mt 2:22-30 (v. tb. Mc 3:20-27), mostra que o homem também estava cego.
Lc 11:15
Belzebu, o príncipe dos demônios. Satanás (v. 18).
Lc 11:16
um sinal do céu. Jesus acabara de curar um mudo. Aí estava o sinal que buscavam, mas não queriam reconhecê-lo.
Lc 11:17
reino dividido contra si mesmo. Se Satanás tivesse dado poder a Jesus, que se opunha a ele de todas as maneiras, estaria apoiando um ataque contra si mesmo.
Lc 11:19
por quem os expulsam os filhos de vocês. Jesus não disse que os seguidores (“filhos”) dos fariseus (v. Mt 12:24) realmente expulsavam demônios; mas alegavam expulsá-los mediante o poder de Deus – o que Jesus também declarava. Assim, acusarem Jesus de empregar poder satânico era implicitamente condenar também os próprios seguidores deles.
como juízes sobre vocês. Eles condenarão a vocês pela acusação que vocês fazem contra eles.
Lc 11:20
chegou a vocês o Reino de Deus. no sentido de o Rei estar presente na pessoa de Jesus e de os poderes do mal estarem sendo derrotados.
Lc 11:22
alguém mais forte ataca. Jesus era mais forte que Belzebu e, por expulsar os demônios demonstrou ter dominado e desarmado a Satanás. Era, portanto, tolice insinuar que Jesus expulsava demônios mediante o poder de Satanás.
Lc 11:23
Quem não apoia deliberadamente a Jesus opõe-se a ele, pois a neutralidade é impossível. Até mesmo o obreiro mencionado em 9:50, a quem os discípulos se referiam como “não [...] dos nossos”, era, ao que tudo indica, um crente, agindo em nome de Jesus, e Jesus não o condenou.
Lc 11:24
um espírito imundo sai. Jesus talvez se refira ao trabalho dos exorcistas judeus, que alegavam expulsar demônios (cf. v. 19), mas rejeitavam o Reino de Deus. Seus exorcismos, portanto, eram ineficazes. V. Mt 12:43-45, em que Jesus faz um comentário semelhante a respeito da nação judaica daqueles dias.
Lc 11:25
encontra a casa varrida e em ordem. O local tinha passado por uma limpeza, mas fora deixado desocupado. Uma vida reformada, mas sem a presença de Deus é passível de novamente ser ocupada pelo mal.
Lc 11:29
pede um sinal miraculoso. Em várias ocasiões os judeus pediram sinais miraculosos (v. 16; Mt 12:38; Mc 8:11), mas Jesus rejeitou os seus pedidos porque tinham motivos errados.
Lc 11:30
assim como Jonas foi um sinal. Jonas ficou 3 dias “sepultado” no enorme peixe, assim como Jesus ficaria sepultado por três dias antes da sua ressurreição.
Lc 11:31-32
quem é maior do que Salomão [...] quem é maior do que Jonas. O argumento de Jesus partia do menor par o maior. Se a rainha de Sabá correspondeu positivamente à sabedoria de Salomão, e os homens de Nínive à pregação de Jonas, quanto mais o povo dos dias de Jesus deveria ter correspondido ao ministério do Messias, sendo ele infinitamente maior que Salomão ou Jonas!
Lc 11:31
A rainha do Sul. A rainha de Sabá (v. 1Rs 10:1-10).
Lc 11:33
uma vasilha. Especificamente 9 litros.
possam ver a luz. A candeia tem o propósito de oferecer luz aos que estão por perto (cf. v. 36). Jesus tinha exibido publicamente o evangelho para todos verem, mas “uma geração perversa” (v. 29) estava querendo sinais mais espetaculares. Não havia falta de luz em Jesus; o problema achava-se na vista deficiente dos judeus.
Lc 11:34
seus olhos forem bons. Os que pedem sinal não precisam de mais luz; precisam de olhos bons para permitir que a luz entre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário