Ministério na Pereia
1. A festa da dedicação
A. Partida definitiva da Galileia
Lucas 9:51-56
51 Aproximando-se o tempo em que seria elevado ao céu, Jesus partiu resolutamente em direção a Jerusalém.
52 E enviou mensageiros à sua frente. Indo estes, entraram num povoado samaritano para lhe fazer os preparativos;
53 mas o povo dali não o recebeu porque se notava em seu semblante que ele ia para Jerusalém.
54 Ao verem isso, os discípulos Tiago e João perguntaram: "Senhor, queres que façamos cair fogo do céu para destruí-los? "
55 Mas Jesus, voltando-se, os repreendeu, dizendo: "Vocês não sabem de que espécie de espírito são, pois o Filho do homem não veio para destruir a vida dos homens, mas para salvá-los";
56 e foram para outro povoado.
Explicação
Lc 9:51
partiu resolutamente em direção a Jerusalém. Lit., “firmou o rosto para ir para Jerusalém” (cf. Is 50:7). Lucas ressalta que Jesus estava decidido a completar sua missão. Essa viagem a Jerusalém não é a mesma que ocasionou a crucificação, mas marca o início de um período de ministério na Judeia, cuja cidade principal era Jerusalém, Mc 10:1 assinala essa ida à Judeia, a que João se refere mais especificamente como uma viagem a Jerusalém durante a Festa dos Tabernáculos (Jo 7:1-10). O ministério na Judeia é narrado em 9:51—13:21 e em Jo 7:10—10:39.
Lc 9:52
povoado samaritano. os samaritanos eram muitos hostis com os judeus em peregrinação às festas religiosas em Jerusalém. A viagem da Galileia a Jerusalém, passando por Samaria, durava no mínimo três dias, e os samaritanos recusavam aos peregrinos qualquer abrigo à noite. Por causa dessa animosidade, os judeus que viajavam entre a Galileia e Jerusalém muitas vezes passavam pela margem oriental do rio Jordão.
Lc 9:54
façamos cair fogo. À semelhança de Elias (2Rs 1:9-16). Tiago e João eram conhecidos como “filhos do trovão” (Mc 3:17).
Nenhum comentário:
Postar um comentário