D. A parábola do bom samaritano (P-11)
Novembro de 28* d.C.
Lucas 10:25-37
25 Certa ocasião, um perito na lei levantou-se para pôr Jesus à prova e lhe perguntou: "Mestre, o que preciso fazer para herdar a vida eterna? "
26 "O que está escrito na Lei? ", respondeu Jesus. "Como você a lê? "
27 Ele respondeu: " ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’ e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’".
28 Disse Jesus: "Você respondeu corretamente. Faça isso, e viverá".
29 Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: "E quem é o meu próximo? "
30 Em resposta, disse Jesus: "Um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando caiu nas mãos de assaltantes. Estes lhe tiraram as roupas, espancaram-no e se foram, deixando-o quase morto.
31 Aconteceu estar descendo pela mesma estrada um sacerdote. Quando viu o homem, passou pelo outro lado.
32 E assim também um levita; quando chegou ao lugar e o viu, passou pelo outro lado.
33 Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele.
34 Aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele.
35 No dia seguinte, deu dois denários ao hospedeiro e disse-lhe: ‘Cuide dele. Quando voltar lhe pagarei todas as despesas que você tiver’.
36 "Qual destes três você acha que foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes? "
37 "Aquele que teve misericórdia dele", respondeu o perito na lei. Jesus lhe disse: "Vá e faça o mesmo".
Explicação
Lc 10:25
perito na lei. Um estudioso versado nas Escrituras fez uma pergunta corriqueira (18:18; cf. Mt 22:35), quer para provocar um detalhe com Jesus, quer para simplesmente ver que tipo de mestre ele era.
Lc 10:27
Ame o Senhor, o seu Deus [...] Ame o seu próximo. Em outro lugar, Jesus emprega essas palavras em resposta a outra pergunta (Mt 22:35-40; Mc 12:28-32), agrupando os mesmos dois textos bíblicos (Dt 6:5; Lv 19:18). Quer o amor tenha quatro aspectos (coração, alma, forças e entendimento, como aqui e em Mc 12:30), quer três (Dt 6:5; Mt 22:37; Mc 12:33), a tônica é a total dedicação.
Lc 10:29
querendo justificar-se. A resposta à primeira pergunta obviamente ele já sabia, de modo que, para obter credibilidade, pediu uma interpretação. É como se dissesse: “Mas a verdadeira dúvida é: ‘Quem é meu próximo?’”.
Lc 10:30
de Jerusalém para Jericó. Distância de quase 28 km, com uma descida de 762m acima do nível do mar para 244m abaixo da superfície do mar. A estrada passava por uma região rochosa e desértica, propiciando a presença de assaltantes que ficavam à espreita para atacar viajantes indefesos.
Lc 10:31-32
sacerdote [...] levita [...] samaritano. É significativo que a pessoa elogiada por Jesus não tenha sido nem o líder religioso, nem o seu correspondente leigo, mas um odiado estrangeiro. Os judeus consideravam os samaritanos mestiços, tanto física quanto espiritualmente. Os samaritanos e os judeus hostilizavam-se abertamente, mas Jesus asseverou que o amor não tem fronteiras nacionais.
Lc 10:35
dois denários. Moedas de prata que valiam, cada uma, o salário de um dia de serviço; as duas sustentariam um homem até dois meses numa hospedaria.
Lc 10:36
Qual [...] foi o próximo do homem...? A pergunta passou agora a ser: “Quem revelou por seus atos ser o bom vizinho - o próximo?”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário