3) Os filhos de Abraão
João 8:39-59
39 "Abraão é o nosso pai", responderam eles. Disse Jesus: "Se vocês fossem filhos de Abraão, fariam as obras que Abraão fez.
40 Mas vocês estão procurando matar-me, sendo que eu lhes falei a verdade que ouvi de Deus; Abraão não agiu assim.
41 Vocês estão fazendo as obras do pai de vocês". Protestaram eles: "Nós não somos filhos ilegítimos. O único Pai que temos é Deus".
42 Disse-lhes Jesus: "Se Deus fosse o Pai de vocês, vocês me amariam, pois eu vim de Deus e agora estou aqui. Eu não vim por mim mesmo, mas ele me enviou.
43 Por que a minha linguagem não é clara para vocês? Porque são incapazes de ouvir o que eu digo.
44 "Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.
45 No entanto, vocês não creem em mim, porque lhes digo a verdade!
46 Qual de vocês pode me acusar de algum pecado? Se estou falando a verdade, porque vocês não creem em mim?
47 Aquele que pertence a Deus ouve o que Deus diz. Vocês não ouvem porque não pertencem a Deus".
48 Os judeus lhe responderam: "Não estamos certos em dizer que você é samaritano e está endemoninhado? "
49 Disse Jesus: "Não estou endemoninhado! Pelo contrário, honro o meu Pai, e vocês me desonram.
50 Não estou buscando glória para mim mesmo; mas, há quem a busque e julgue.
51 Asseguro-lhes que, se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte".
52 Diante disso, os judeus exclamaram: "Agora sabemos que você está endemoninhado! Abraão morreu, bem como os profetas, mas você diz que se alguém guardar a sua palavra, nunca experimentará a morte.
53 Você é maior do que o nosso pai Abraão? Ele morreu, bem como os profetas. Quem você pensa que é? "
54 Respondeu Jesus: "Se glorifico a mim mesmo, a minha glória nada significa. Meu Pai, que vocês dizem ser o Deus de vocês, é quem me glorifica.
55 Vocês não o conhecem, mas eu o conheço. Se eu dissesse que não o conheço, seria mentiroso como vocês, mas eu de fato o conheço e guardo a sua palavra.
56 Abraão, pai de vocês, regozijou-se porque veria o meu dia; ele o viu e alegrou-se".
57 Disseram-lhe os judeus: "Você ainda não tem cinquenta anos, e viu Abraão? "
58 Respondeu Jesus: "Eu lhes afirmo que antes de Abraão nascer, Eu Sou! "
59 Então eles apanharam pedras para apedrejá-lo, mas Jesus escondeu-se e saiu do templo.
Explicação
Jo 8:39-41
As ações deles revelavam de quem eram filhos.
Jo 8:41
ilegítimos. Talvez uma calúnia lançada contra o nascimento virginal de Jesus.
Jo 8:43
minha linguagem. A forma de expressão – as palavras propriamente ditas.
o que eu digo. O conteúdo. Esses “descendentes de Abraão” (v. 33) estavam tão convencidos de suas ideias pré-concebidas, que de fato não escutavam o que Jesus dizia (cf. v. 47).
Jo 8:44
pai de vocês, o Diabo. Agora se declara com toda a franqueza o relacionamento que os judeus tinham com Deus. Jesus excluiu claramente a ideia da paternidade universal de Deus.
querem. Revela a disposição resoluta da vontade. O problema deles era basicamente espiritual, não intelectual. Inclinados a Satanás, tinham intenções assassinas (v. 37) e as acabariam pondo em prática (v. 28).
verdade. Alheia a Satanás e aos que pertence a ele (v. 14:6).
Jo 8:46
pode me acusar de algum pecado? A formulação da pergunta foi mais significante que a falta de resposta dos judeus, pois demonstrava que Jesus tinha consciência completamente limpa.
Jo 8:47
ouve o que Deus diz. V. 10:3-4; 1Jo 4:6.
Jo 8:48
samaritano. Provavelmente para dar a entender que era relapso nas observâncias judaicas – “E em nada melhor que um samaritano”. Pode também ter sido uma censura com respeito ao nascimento de Jesus – talvez alegando que seu pai era samaritano.
endemoninhado. V. 10:20.
Jo 8:51
minha palavra. Toda mensagem de Jesus, que ao ser aceita traz o livramento da morte.
Jo 8:53
Você é maior ...? A pergunta foi formulada de modo que a resposta fosse “Não”. Uma ironia, porque Jesus era de fato muito maior que Abraão, sendo também maior que Moisés (v. 6:30-35).
Jo 8:56
meu dia. Tudo o que estava em jogo na encarnação. Jesus provavelmente não se referiu a alguma ocasião especial, mas à grande alegria de Abraão no cumprimento dos propósitos de Deus por meio de Cristo, por meio de quem todas as nações na terra seriam abençoadas (Gn 18:18).
ele o viu. Pela fé, no futuro distante.
Jo 8:57
ainda não tem cinquenta anos. Um exagero, tendo em vista a idade máxima que Jesus deveria ter. Jesus tinha “cerca de” 30 anos quando começou seu ministério (Lc 3:23)
Jo 8:58
Eu sou! Declaração de tom sentencioso, ecoando a grande afirmação de Deus em Ex 3:14 (cf. v. 24,28). Jesus não disse “Eu era”, mas “Eu sou”, e assim manifesta a eternidade da sua existência e sua igualdade com o Pai (v. 1:1). Com essa declaração de elevada importância, Jesus termina o discurso que se iniciava com uma afirmação correspondente: “Eu sou a luz do mundo” (v. 12).
Jo 8:59
para apedrejá-lo. Os judeus não podiam interpretar a declaração como outra coisa senão blasfêmia, para a qual o apedrejamento era a penalidade cabível (Lv 24:16).
Nenhum comentário:
Postar um comentário