C. Discurso
1) A luz do mundo (D-9)
João 8:12-30
12 Falando novamente ao povo, Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida".
13 Os fariseus lhe disseram: "Você está testemunhando a respeito de si próprio. O seu testemunho não é válido! "
14 Respondeu Jesus: "Ainda que eu mesmo testemunhe em meu favor, o meu testemunho é válido, pois sei de onde vim e para onde vou. Mas vocês não sabem de onde vim nem para onde vou.
15 Vocês julgam por padrões humanos; eu não julgo ninguém.
16 Mesmo que eu julgue, as minhas decisões são verdadeiras, porque não estou sozinho. Eu estou com o Pai, que me enviou.
17 Na Lei de vocês está escrito que o testemunho de dois homens é válido.
18 Eu testemunho acerca de mim mesmo; a minha outra testemunha é o Pai, que me enviou".
19 Então lhe perguntaram: "Onde está o seu pai? " Respondeu Jesus: "Vocês não conhecem nem a mim nem a meu Pai. Se me conhecessem, também conheceriam a meu Pai".
20 Ele proferiu essas palavras enquanto ensinava no templo, perto do lugar onde se colocavam as ofertas. No entanto, ninguém o prendeu, porque a sua hora ainda não havia chegado.
21 Mais uma vez, Jesus lhes disse: "Eu vou embora, e vocês procurarão por mim, e morrerão em seus pecados. Para onde vou, vocês não podem ir".
22 Isso levou os judeus a perguntarem: "Será que ele irá matar-se? Será por isso que ele diz: ‘Para onde vou, vocês não podem ir’? "
23 Mas ele continuou: "Vocês são daqui de baixo; eu sou lá de cima. Vocês são deste mundo; eu não sou deste mundo.
24 Eu lhes disse que vocês morrerão em seus pecados. Se vocês não crerem que Eu Sou, de fato morrerão em seus pecados".
25 "Quem é você? ", perguntaram eles. "Exatamente o que tenho dito o tempo todo", respondeu Jesus.
26 "Tenho muitas coisas para dizer e julgar a respeito de vocês. Pois aquele que me enviou merece confiança, e digo ao mundo aquilo que dele ouvi".
27 Eles não entenderam que lhes estava falando a respeito do Pai.
28 Então Jesus disse: "Quando vocês levantarem o Filho do homem, saberão que Eu Sou, e que nada faço de mim mesmo, mas falo exatamente o que o Pai me ensinou.
29 Aquele que me enviou está comigo; ele não me deixou sozinho, pois sempre faço o que lhe agrada".
30 Tendo dito essas coisas, muitos creram nele.
Explicação
Jo 8:12
a luz. V. 1:4; 9:5; 12:46. É também verdade que “Deus é luz” (1Jo 1:5). E, à medida que os seguidores de Jesus refletem a luz proveniente dele, eles também são “luz do mundo” (Mt 5:14; cf. Fp 2:15).
trevas. Tanto as trevas deste mundo quanto às de Satanás.
a luz da vida. “Deus é luz” (1Jo 1:5), mas Jesus é também a luz da parte de Deus que ilumina o caminho para a vida – assim como a coluna de fogo iluminava o caminho para os israelitas (v. Ex 13:21; Ne 9:12).
Jo 8:14
Jesus quis dizer duas coisas na sua resposta. Primeira: estava qualificado para testemunhar, ao passo que os fariseus não; sabia tanto sua origem quanto o seu destino, ao passo que eles não conheciam nenhum dos dois.
Jo 8:15
O julgamento dos fariseus era limitado e mundano. Como eles, Jesus deixou claro que não julgava de modo algum. No sentido correto, no entanto, fica claro que julgava (v. 26).
Jo 8:16-18
O segundo aspecto que Jesus ressaltou foi que seu testemunho contava com apoio. O Pai estava com ele, de modo que ele e o Pai eram as duas testemunhas exigidas pela lei (Dt 17:6; 19:15).
Jo 8:16
O Pai, que me enviou. Jesus sempre tinha consciência da sua missão.
Jo 8:19
Se me conhecessem. João deixa claro que a Palavra (Jesus) estava com Deus, era Deus (1:1) e revela Deus (1:18). Jesus ressalta aqui o Pai é conhecido mediante o Filho, e conhecer um é conhecer o outro.
Jo 8:23
Outras coisas, não apenas a morte, fazem divisão entre as pessoas (cf., e.g., v. 47; 3:31; 15:19; 1Jo 3:10), etc.).
deste. Denota origem. Jesus certamente estava no mundo, mas não era do mundo. Pertenciam a “este mundo” – o domínio de Satanás (1Jo 5:19).
Jo 8:24
Eu sou. Jesus ecoa a grande afirmação que Deus fez a respeito de si mesmo (cf. v. 58)
Jo 8:28
levantarem. Normalmente usado no NT no sentido “exaltar”, mas João o emprega respeito da crucificação (v. 3:14).
Jo 8:30
fé. Cf. 20:31.
Nenhum comentário:
Postar um comentário