C. A missão dos setenta
Lucas10:1-24
1 Depois disso o Senhor designou outros setenta e dois e os enviou dois a dois, adiante dele, a todas as cidades e lugares para onde ele estava prestes a ir.
2 E lhes disse: "A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Portanto, peçam ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para a sua colheita.
3 Vão! Eu os estou enviando como cordeiros entre lobos.
4 Não levem bolsa nem saco de viagem nem sandálias; e não saúdem ninguém pelo caminho.
5 "Quando entrarem numa casa, digam primeiro: ‘Paz a esta casa’.
6 Se houver ali um homem de paz, a paz de vocês repousará sobre ele; se não, ela voltará para vocês.
7 Fiquem naquela casa, e comam e bebam o que lhes derem, pois o trabalhador merece o seu salário. Não fiquem mudando de casa em casa.
8 "Quando entrarem numa cidade e forem bem recebidos, comam o que for posto diante de vocês.
9 Curem os doentes que ali houver e digam-lhes: ‘O Reino de Deus está próximo de vocês’.
10 Mas quando entrarem numa cidade e não forem bem recebidos, saiam por suas ruas e digam:
11 ‘Até o pó da sua cidade, que se apegou aos nossos pés, sacudimos contra vocês. Fiquem certos disto: O Reino de Deus está próximo’.
12 Eu lhes digo: Naquele dia haverá mais tolerância para Sodoma do que para aquela cidade.
13 "Ai de você, Corazim! Ai de você, Betsaida! Porque se os milagres que foram realizados entre vocês o fossem em Tiro e Sidom, há muito tempo elas se teriam arrependido, vestindo roupas de saco e cobrindo-se de cinzas.
14 Mas no juízo haverá menor rigor para Tiro e Sidom do que para vocês.
15 E você, Cafarnaum: será elevada até o céu? Não; você descerá até ao Hades!
16 "Aquele que lhes dá ouvidos, está me dando ouvidos; aquele que os rejeita, está me rejeitando; mas aquele que me rejeita, está rejeitando aquele que me enviou".
17 Os setenta e dois voltaram alegres e disseram: "Senhor, até os demônios se submetem a nós, em teu nome".
18 Ele respondeu: "Eu vi Satanás caindo do céu como relâmpago.
19 Eu lhes dei autoridade para pisarem sobre cobras e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; nada lhes fará dano.
20 Contudo, alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque seus nomes estão escritos nos céus".
21 Naquela hora Jesus, exultando no Espírito Santo, disse: "Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado.
22 "Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém sabe quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém sabe quem é o Pai, a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar".
23 Então ele se voltou para os seus discípulos e lhes disse em particular: "Felizes são os olhos que veem o que vocês veem.
24 Pois eu lhes digo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vocês estão vendo, mas não viram; e ouvir o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram".
Explicação
Lc 10:1
designou outros setenta e dois. Registrado somente em Lucas, embora instruções semelhantes tivessem sido dadas aos Doze (Mt 9:37-38; 10:7-16; Mc 6:7-11; cf. Lc 9:3-5). Certas diferenças entre os manuscritos mais antigos não deixam claro se o número era 72 ou 70. Jesus alcançou a Judeia com a sua mensagem de modo tão eficiente quanto a Galileia.
dois a dois. Durante seu ministério na Galileia, Jesus também enviara os Doze, dois a dois (v. 9:1-6; Mc 6:7), prática também observada pela igreja primitiva (At 13:2; 15:27,39-49; 17:14; 19:22).
Lc 10:4
Não levem bolsa, nem saco de viagem, nem sandálias. Deviam viajar sem peso, sem bagagem nem sandálias de reserva.
não saúdem. Não deviam parar ao longo do caminho para fazer visitas e trocar cumprimentos tradicionais prolongados. A missão era urgente.
Lc 10:9
O Reino de Deus está próximo. Tônica da mensagem de Jesus.
Lc 10:12
Haverá mais tolerância para Sodoma. Embora fosse tão pecaminosa que Deus a destruiu (Gn 19:24-28; Jd 7), o povo que escutava a mensagem de Jesus e dos seus discípulos tinha culpa maior por ter ouvido a pregação do evangelho do reino.
Naquele dia. No dia do juízo.
Lc 10:14
Tiro e Sidom. Cidades gentílicas da Fenícia, ao norte da Galileia, que não tinham tido a oportunidade de testemunhar os milagres de Jesus e escutar a sua pregação – oportunidade que tivera a maior parte da população da Galileia.
Lc 10:15
Cafarnaum. Centro das atividades de Jesus na margem norte da Galileia (v. Mt 4:13). Seus habitantes tiveram muitas oportunidades de ver e ouvir a Jesus. Por isso, sua condenação por terem rejeitado a Jesus era ainda maior.
Lc 10:18
Satanás caindo do céu. Até mesmo os demônios eram expulsos pelos discípulos (v. 17), o que significava que Satanás sofria derrota.
Lc 10:19
cobras e escorpiões [...] poder do inimigo. As cobras e os escorpiões talvez representassem os espíritos malignos; o inimigo é o próprio Satanás.
Lc 10:20
A salvação do homem é mais importante que o poder para vencer o maligno ou escapar aos danos por ele provocados.
seus nomes estão escritos. A salvação está registrada no céu (v. Sl 69:28; Dn 12:1; Fp 4:3; Hb 12:23; Ap 3:5).
Nenhum comentário:
Postar um comentário