E. Questão acerca de Elias
Mateus 17:9-13
9 Enquanto desciam do monte, Jesus lhes ordenou: "Não contem a ninguém o que vocês viram, até que o Filho do homem tenha sido ressuscitado dos mortos".
10 Os discípulos lhe perguntaram: "Então, por que os mestres da lei dizem que é necessário que Elias venha primeiro? "
11 Jesus respondeu: "De fato, Elias vem e restaurará todas as coisas.
12 Mas eu lhes digo: Elias já veio, e eles não o reconheceram, mas fizeram com ele tudo o que quiseram. Da mesma forma o Filho do homem será maltratado por eles".
13 Então os discípulos entenderam que era de João Batista que ele tinha falado.
Marcos 9: 9-13
9 Enquanto desciam do monte, Jesus lhes ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do homem tivesse ressuscitado dos mortos.
10 Eles guardaram o assunto apenas entre si, discutindo o que significaria "ressuscitar dos mortos".
11 E lhe perguntaram: "Por que os mestres da lei dizem que é necessário que Elias venha primeiro? "
12 Jesus respondeu: "De fato, Elias vem primeiro e restaura todas as coisas. Então, por que está escrito que é necessário que o Filho do homem sofra muito e seja rejeitado com desprezo?
13 Mas eu lhes digo: Elias já veio, e fizeram com ele tudo o que quiseram, como está escrito a seu respeito".
Explicação
Mt 17:10
A escatologia tradicional dos mestres da lei, tendo por base Ml 4:5-6, sustentava que Elias devia aparecer antes da vinda do Messias. Segundo o raciocínio dos discípulos, se Jesus realmente fosse o Messias, fato esse comprovado pela transfiguração, por que Elias não aparecera?
Mt 17:12
Da mesma forma. Assim como João Batista não obteve reconhecimento, mas foi morto, assim também Jesus seria rejeitado e morto.
Mc 9:9
que não contassem a ninguém. Depois da ressurreição de Jesus, os discípulos deviam contar a todos o que haviam experimentado, porque a obra consumada de Jesus já teria demonstrado ser ele plena e verdadeiramente o Messias.
Mc 9:10
o que significaria “ressuscitar dos mortos”. Como judeus, conheciam bem a doutrina da ressurreição; o que os deixava perplexos era a ressurreição do Filho do homem, porque a teologia deles comportava um Messias que sofresse e morresse.
Mc 9:12
De fato, Elias vem primeiro e restaura todas as coisas. Referência à vinda de Elias ou de alguém semelhante a ele para preparar a vinda do Messias.
sofra muito e seja rejeitado. Assim como “Elias” (João Batista) fora rejeitado.
Mc 9:13
Elias já veio. Referência a João Batista (v. Mt 17:13).
fizeram. Hedores e Herodias (v. 6:17-29). João Batista, assim como Elias, tinha em oposição a ele um rei fraco com uma rainha ímpia.
como está escrito a seu respeito. O que as escrituras dizem a respeito de Elias no seu relacionamento com Acabe e Jezabel (1Rs 19:1-10). Não há predição de sofrimentos associados ao ministério de Elias nos tempos do fim. Mesmo assim, o que aconteceu a Elias debaixo das ameaças de Jezabel prenunciou o que se daria com João Batista. A ordem dos acontecimentos apresentada nos v. 11-13 é a seguinte:
1) Elias ministrava nos tempos da perversa Jezabe;
2) Elias era uma prefiguração de João Batista, que também, por sua vez, sofreu nas mãos de Herodias;
3) o Filho do homem sofreu e foi rejeitado pouco tempo depois de João Batista ter sido decapitado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário