terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

BIBLIA EM ORDEM CRONOLOGICA - João é repreendido por sua precipitação

  

2) João é repreendido por sua precipitação

 

Mateus 18:6-14

6 Mas se alguém fizer tropeçar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe seria amarrar uma pedra de moinho no pescoço e se afogar nas profundezas do mar.

7 "Ai do mundo, por causa das coisas que fazem tropeçar! É inevitável que tais coisas aconteçam, mas ai daquele por meio de quem elas acontecem!

8 Se a sua mão ou o seu pé o fizerem tropeçar, corte-os e jogue-os fora. É melhor entrar na vida mutilado ou aleijado do que, tendo as duas mãos ou os dois pés, ser lançado no fogo eterno.

9 E se o seu olho o fizer tropeçar, arranque-o e jogue-o fora. É melhor entrar na vida com um só olho do que, tendo os dois olhos, ser lançado no fogo do inferno".

10 "Cuidado para não desprezarem um só destes pequeninos! Pois eu lhes digo que os anjos deles nos céus estão sempre vendo a face de meu Pai celeste.

11 O Filho do homem veio para salvar o que se havia perdido.

12 "O que acham vocês? Se alguém possui cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixará as noventa e nove nos montes, indo procurar a que se perdeu?

13 E se conseguir encontrá-la, garanto-lhes que ele ficará mais contente com aquela ovelha do que com as noventa e nove que não se perderam.

14 Da mesma forma, o Pai de vocês, que está nos céus, não quer que nenhum destes pequeninos se perca".

 

Marcos 9:38-50

38 "Mestre", disse João, "vimos um homem expulsando demônios em teu nome e procuramos impedi-lo, porque ele não era um dos nossos. "

39 "Não o impeçam", disse Jesus. "Ninguém que faça um milagre em meu nome, pode falar mal de mim logo em seguida,

40 pois quem não é contra nós está a nosso favor.

41 Eu lhes digo a verdade: Quem lhes der um copo de água em meu nome, por vocês pertencerem a Cristo, de modo nenhum perderá a sua recompensa. "

42 "Se alguém fizer tropeçar um destes pequeninos que crêem em mim, seria melhor que fosse lançado no mar com uma grande pedra amarrada no pescoço.

43 Se a sua mão o fizer tropeçar, corte-a. É melhor entrar na vida mutilado do que, tendo as duas mãos, ir para o inferno, onde o fogo nunca se apaga,

44 onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga.

45 E se o seu pé o fizer tropeçar, corte-o. É melhor entrar na vida aleijado do que, tendo os dois pés, ser lançado no inferno.

46 onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga.

47 E se o seu olho o fizer tropeçar, arranque-o. É melhor entrar no Reino de Deus com um só olho do que, tendo os dois olhos, ser lançado no inferno,

48 onde ‘o seu verme não morre, e o fogo não se apaga’.

49 Cada um será salgado com fogo.

50 "O sal é bom, mas se deixar de ser salgado, como restaurar o seu sabor? Tenham sal em vocês mesmos e vivam em paz uns com os outros".

 

Lucas 9:49-50

49 Disse João: "Mestre, vimos um homem expulsando demônios em teu nome e procuramos impedi-lo, porque ele não era um dos nossos. "

50 "Não o impeçam", disse Jesus, "pois quem não é contra vocês, é a favor de vocês".

 

 

Explicação

Mt 18:6

pedra de moinho. Lit., “pedra de moinho de jumento”, i.e., pedra de moinho girada por jumento – bem maior e mais pesada que as pequenas (24:41), manipuladas pelas mulheres todas as manhãs em casa.

 

Mt 18:10

os anjos deles. Anjos guardiões, não exclusivamente de crianças, mas do povo de Deus em geral (Sl 34:7; 91:11; Hb 1:14).

estão sempre vendo a face de. Têm constante acesso a.

 

Mt 18:12-14

A parábola da ovelha perdida também se acha em Lc 15:3-7. Ali se aplica aos incrédulos, mas aqui aos crentes. Jesus usou a mesma parábola para ensinar verdades diferentes em situações diferentes.

 

Mc 9:38

não era um dos nossos. Parece que o homem tinha fé em Cristo sem, porém, fazer parte do grupo exclusivo dos Doze. Mesmo assim, agia em nome de Jesus e conseguira fazer o que os discípulos, pelo menos numa ocasião, não haviam conseguido (cf. v. 14-18,28).

 

Mc 9:39

Não o impeçam. O discipulado no conceito de Jesus era muito mais abrangente que o conceito estreito sustentado pelos Doze.

 

Mc 9:41

lhes der um copo d’água. Deus leva em conta até mesmo pequenos atos de bondade feitos a favor dos crentes por serem crentes.

a sua recompensa. Que inclui a aprovação de Deus.

 

Mc 9:42

um destes pequeninos que creem em mim. Talvez as crianças mencionadas nos v. 36,37, ou o homem mencionado no v. 38. A intenção de Jesus fica clara: levar a pecar até mesmo aqueles que talvez consideremos os menores entre os crentes contará com grave castigo.

uma grande pedra. Aqui, placa pesada de pedra girada por jumentos para moer grãos de cereais.

 

Mc 9:43

corte-a. A hipérbole, figura de linguagem que exagera para dar uma lição, é empregada aqui para ressaltar a necessidade de ação drástica. Muitas vezes, o pecado só pode ser vencido por meio de “cirurgia espiritual” radical.

vida. A vida eterna na presença de Deus.

 

Mc 9:44,46

Os v. 44 e 46 não se acham em alguns manuscritos antigos importantes do NT. Os v. 44,46 são idênticos ao 48.

 

Mc 9:48

Is 66:24 trata do castigo por causa da rebelião contra Deus. Por ser a última palavra da mensagem de Isaías, o texto tornou-se bem conhecido como figura da destruição eterna.

verme não morre. Sempre havia vermes no depósito de lixo (Mt 5:22).

 

Mc 9:49

Essa declaração talvez signifique que todos os que entrarem no inferno sofrerão o seu fogo, ou (mesmo com uma ligação bastante frouxa com a declaração anterior) talvez signifique que todo cristão que viver nesse mundo pode saber que passará pelo sofrimento e da purificação.

 

Mc 9:50

O sal é bom. A marca inconfundível do discipulado, tipificada pelo sal, é a lealdade a Jesus e ao evangelho (v. 8:35,38).

vivam em paz uns com os outros. A contenda é resolvida e a paz é restaurada quando reconhecemos uns aos outros na dedicação que todos temos a Jesus e ao evangelho.

 

Lc 9:49

não era um dos nossos. Jesus muda o pronome para “vocês” no v. 50, o que pode significar que o homem tinha algum relacionamento com Jesus do qual os discípulos não tinham conhecimento.

 

Lc 9:50

quem não é contra vocês, é a favor de vocês. Proferido aqui no contexto da oposição à obra dos discípulos (cf. 11:23, em outro contexto).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário