2. Jesus escapa dos que querem prendê-lo
A. Retirada de Jerusalém para Betânia, além do Jordão
João 10:39-42
39 Outra vez tentaram prendê-lo, mas ele se livrou das mãos deles.
40 Então Jesus atravessou novamente o Jordão e foi para o lugar onde João batizava nos primeiros dias do seu ministério. Ali ficou,
41 e muita gente foi até onde ele estava, dizendo: "Embora João nunca tenha realizado um sinal miraculoso, tudo o que ele disse a respeito deste homem era verdade".
42 E ali muitos creram em Jesus.
Explicação
Jo 10:39
tentaram prendê-lo. Não fica claro se isso era para prendê-lo e impor-lhe ao julgamento ou levá-lo para fora e apedrejá-lo.
se livrou. João não declara por que não levaram a cabo o intento, mas muitas vezes deixa claro que Jesus não podia ser morto antes do tempo determinado (v. tb. Lc 4:30).
Jo 10:41
tudo o que disse. Quanto a João Batista na condição de testemunha, v. 1:7.
B. Discurso
1) Oração (D-12)
Lucas 11:1-13
1 Certo dia Jesus estava orando em determinado lugar. Tendo terminado, um dos seus discípulos lhe disse: "Senhor, ensina-nos a orar, como João ensinou aos discípulos dele".
2 Ele lhes disse: "Quando vocês orarem, digam: ‘Pai! Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino.
3 Dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano.
4 Perdoa-nos os nossos pecados, pois também perdoamos a todos os que nos devem. E não nos deixes cair em tentação’ ".
5 Então lhes disse: "Suponham que um de vocês tenha um amigo e que recorra a ele à meia-noite e diga: ‘Amigo, empreste-me três pães,
6 porque um amigo meu chegou de viagem, e não tenho nada para lhe oferecer’.
7 "E o que estiver dentro responda: ‘Não me incomode. A porta já está fechada, e meus filhos estão deitados comigo. Não posso me levantar e lhe dar o que me pede’.
8 Eu lhes digo: embora ele não se levante para dar-lhe o pão por ser seu amigo, por causa da importunação se levantará e lhe dará tudo o que precisar.
9 "Por isso lhes digo: Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta.
10 Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta.
11 "Qual pai, entre vocês, se o filho lhe pedir um peixe, em lugar disso lhe dará uma cobra?
12 Ou se pedir um ovo, lhe dará um escorpião?
13 Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está no céu dará o Espírito Santo a quem o pedir! "
Explicação
Lc 11:1
Jesus estava orando. Não somente nas ocasiões especiais (e.g., seu batismo, 3:21; a escolha dos Doze, 6:12; no Getsêmani, 22:41), mas também orava como prática regular (5:16; Mt 14:23; Mc 1:35).
ensina-nos a orar. A oração-modelo foi oferecida aqui em resposta a um pedido, sendo semelhante a de Mt 6:9-13, em que está inserida no Sermão do Monte. Seis petições estão incluídas na oração conforme registrada por Mateus no Sermão do Monte (combinando a duas últimas petições em uma só), ao passo que cinco petições aparecem na oração registrada em Lucas.
Lc 11:4
Perdoa-nos nossos pecados. Mt 6:12 registra “dívidas”, mas ali o significado é igual a “pecados”. Jesus ensinou essa verdade em outras ocasiões também (Mt 18:35; Mc 11:25). Essa oração é um modelo para os crentes, que já receberam o perdão dos pecados. Jesus fala aqui do perdão no dia-a-dia, necessário para restaurar a comunhão rompida com Deus.
Lc 11:5-13
Jesus agora conclamou à ousadia (ou persistência) na oração (v. 5-8) e ofereceu a garantia de que Deus responde à oração (v. 9-13). O argumento parte do menor para o maior (cf. v. 13).
Lc 11:13
dará o Espírito Santo. Mt 7:11 traz “dará coisas boas” no sentido de dons espirituais. Lucas sublinha a obra do Espírito, o maior dom que Deus nos deu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário