14. Jesus vai a Jerusalém
14-21 de outubro de 28 d.C.
1) Rejeição ao conselho dos irmãos incrédulos
João 7: 1-9
1 Depois disso Jesus percorreu a Galileia, mantendo-se deliberadamente longe da Judeia, porque ali os judeus procuravam tirar-lhe a vida.
2 Mas, ao se aproximar a festa judaica dos tabernáculos,
3 os irmãos de Jesus lhe disseram: "Você deve sair daqui e ir para a Judéia, para que os seus discípulos possam ver as obras que você faz.
4 Ninguém que deseja ser reconhecido publicamente age em segredo. Visto que você está fazendo estas coisas, mostre-se ao mundo".
5 Pois nem os seus irmãos criam nele.
6 Então Jesus lhes disse: "Para mim ainda não chegou o tempo certo; para vocês qualquer tempo é certo.
7 O mundo não pode odiá-los, mas a mim odeia porque dou testemunho de que o que ele faz é mau.
8 Vão vocês à festa; eu ainda não subirei a esta festa, porque para mim ainda não chegou o tempo apropriado".
9 Tendo dito isso, permaneceu na Galileia.
Explicação
Jo 7: 1—8:59
Nos caps 7 e 8 João registra forte oposição contra Jesus, incluindo reiteradas referências a ameaças contra a sua vida (7:1,13,19,25,30,32,44; 8:37,40,59). O apóstolo parece ter reunido os argumentos principais contra o messianato de Jesus, respondendo a eles aqui.
Jo 7: 1
Depois disso. Assim como em 5:1 e em 6:1, o tempo é indefinido. No entanto, 6:4 refere-se à Festa da Páscoa, e 7:2, à Festa das Cabanas, de modo que o intervalo deve ter sido de 6 meses.
Jo 7: 2
a festa judaica dos tabernáculos. A grande festa do ano judaico, que celebrava o fim das colheitas e comemorava a bondade de Deus ao povo durante as peregrinações no deserto (v. Lv 23:
Jo 7: 4
Não fica claro se os irmãos de Jesus tinham algum conhecimento especial dos milagres de Jesus que outras pessoas não tinham, ou se estavam querendo dizer que qualquer reivindicação do messianato devia ser decidida em Jerusalém. O conselho não foi dado com sinceridade, porque ainda criam em Jesus (v. 5)
Jo 7: 6
o tempo certo. Jesus agia de acordo com a vontade de Deus.
Jo 7: 7
O mundo. Ou
1) pessoas que se opunham a Deus, ou
2) o sistema humano que se opõe aos propósitos de Deus. Os irmãos pertenciam ao mundo e, portanto, não poderiam ser objeto do ódio do mundo. Jesus, no entanto, repreendia o mundo, e era por isso odiado.
Jo 7: 8
ainda não. Jesus não se recusava a ir à festa, mas se recusava a ir da maneira sugerida pelos irmãos – como peregrino. Quando fosse, seria para entregar uma mensagem profética da parte de Deus, para a qual aguardava “o tempo certo” (v. 6).
Nenhum comentário:
Postar um comentário