sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

BIBLIA EM ORDEM CRONOLOGICA - NT - 2a viagem para Galileia

 

5. Segunda viagem

A. A cura do servo do centurião (M-10)

 

Mateus 8:5-13

5 Entrando Jesus em Cafarnaum, dirigiu-se a ele um centurião, pedindo-lhe ajuda.

6 E disse: "Senhor, meu servo está em casa, paralítico, em terrível sofrimento".

7 Jesus lhe disse: "Eu irei curá-lo".

8 Respondeu o centurião: "Senhor, não mereço receber-te debaixo do meu teto. Mas dize apenas uma palavra, e o meu servo será curado.

9 Pois eu também sou homem sujeito à autoridade, com soldados sob o meu comando. Digo a um: ‘Vá’, e ele vai; e a outro: ‘Venha’, e ele vem. Digo a meu servo: ‘Faça isto’, e ele faz".

10 Ao ouvir isso, Jesus admirou-se e disse aos que o seguiam: "Digo-lhes a verdade: Não encontrei em Israel ninguém com tamanha fé.

11 Eu lhes digo que muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no Reino dos céus.

12 Mas os súditos do Reino serão lançados para fora, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes".

13 Então Jesus disse ao centurião: "Vá! Como você creu, assim lhe acontecerá! " Na mesma hora o seu servo foi curado.

 

Lucas 7:1-10

1 Tendo terminado de dizer tudo isso ao povo, Jesus entrou em Cafarnaum.

2 Ali estava doente, quase à morte, o servo de um centurião, a quem seu senhor estimava muito.

3 Ele ouviu falar de Jesus e enviou-lhe alguns líderes religiosos dos judeus, pedindo-lhe que fosse curar o seu servo.

4 Chegando-se a Jesus, suplicaram-lhe com insistência: "Este homem merece que lhe faças isso,

5 porque ama a nossa nação e construiu a nossa sinagoga".

6 Jesus foi com eles. Já estava perto da casa quando o centurião mandou amigos dizerem a Jesus: "Senhor, não te incomodes, pois não mereço receber-te debaixo do meu teto.

7 Por isso, nem me considerei digno de ir ao teu encontro. Mas dize uma palavra, e o meu servo será curado.

8 Pois eu também sou homem sujeito a autoridade, e com soldados sob o meu comando. Digo a um: ‘Vá’, e ele vai; e a outro: ‘Venha’, e ele vem. Digo a meu servo: ‘Faça isto’, e ele faz".

9 Ao ouvir isso, Jesus admirou-se dele e, voltando-se para a multidão que o seguia, disse: "Eu lhes digo que nem em Israel encontrei tamanha fé".

10 Então os homens que haviam sido enviados voltaram para casa e encontraram o servo restabelecido.

 

 

Explicação

Mt 8:5-13

Embora o episódio de Jo 4:43-54 seja semelhante, trata-se provavelmente de outro fato da vida de Jesus.

 

Mt 8:5

centurião. Oficial militar romano encarregado de cem soldados. No relato de Lucas (7:1-5), anciãos e amigos judeus do centurião foram até Jesus intercedendo a favor do oficial, mas Mateus não menciona esses intermediários. Situação correspondente foi quando Pilatos mandou açoitar Jesus, sendo óbvio que o ato não foi realizado pelo próprio Pilatos, mas pelos soldados romanos por ordem dele (27:26; lit., “açoitou a Jesus”).

 

Mt 8:8

não mereço recebê-lo debaixo do meu teto. Em grego as palavras “não mereço” são idênticas àquelas usadas por João Batista em 3:11 (“não sou digno”). Toda a declaração revela em quão alta conta o centurião tinha a Jesus. Ou talvez a sua resposta reflita quanto se sentia moralmente culpado na presença de Jesus.

 

Mt 8:11

A universalidade do evangelho é um dos temas de Mateus.

à mesa [...] no Reino dos céus. O banquete messiânico escatológico que simboliza as bênçãos de um relacionamento íntimo com Deus (v. Is 25:6-9).

 

Mt 8:12

súditos do Reino. Os judeus, para quem o judaismo era um passaporte herdado de entrada no reino (v. 3:9-10).

 

Lc 7:2

o servo de um centurião. O centurião talvez integrasse as tropas de Herodes Antipas, organizdas ao modo romano, em geral em companhias de 100 homens. Os centuriões romanos mencionados no NT demonstravam características dignas de admiração (e.g., At 10:2; 23:17-18; 27:43). Esse centurião demonstrou preocupação genuína por seu servo e foi admirado pelos judeus, que falavam favoravelmente a respeito dele, embora fosse gentio (cf. v. 5,9).

 

Lc 7:3

líderes religiosos dos judeus. Judeus altamente respeitados na comunidade, embora não fossem necessariamente dirigentes da sinagoga. Mostram-se dispostos a implorar a favor do centurião. No relato de Mateus (Mt 8:5-13), é o centurião quem fala com Jesus, mas em Lucas envia amigos.

 

Lc 7:9

Jesus admirou-se. Só duas vezes está registrado que Jesus se admirou: aqui, por causa fé; em Nazaré por causa da incredulidade (Mc 6:6).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário