2) Instruções para a jornada
Mateus 10:5-15
5 Jesus enviou estes doze com as seguintes instruções: "Não se dirijam aos gentios, nem entrem em cidade alguma dos samaritanos.
6 Antes, dirijam-se às ovelhas perdidas de Israel.
7 Por onde forem, preguem esta mensagem: ‘O Reino dos céus está próximo’.
8 Curem os enfermos, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça; deem também de graça.
9 Não levem nem ouro, nem prata, nem cobre em seus cintos;
10 não levem nenhum saco de viagem, nem túnica extra, nem sandálias, nem bordão; pois o trabalhador é digno do seu sustento.
11 "Na cidade ou povoado em que entrarem, procurem alguém digno de recebê-los, e fiquem em sua casa até partirem.
12 Ao entrarem na casa, saúdem-na.
13 Se a casa for digna, que a paz de vocês repouse sobre ela; se não for, que a paz retorne para vocês.
14 Se alguém não os receber nem ouvir suas palavras, sacudam a poeira dos pés, quando saírem daquela casa ou cidade.
15 Eu lhes digo a verdade: No dia do juízo haverá menor rigor para Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade.
Marcos 6:8-11
8 Estas foram as suas instruções: "Não levem nada pelo caminho, a não ser um bordão. Não levem pão, nem saco de viagem, nem dinheiro em seus cintos;
9 calcem sandálias, mas não levem túnica extra;
10 sempre que entrarem numa casa, fiquem ali até partirem;
11 e, se algum povoado não os receber nem os ouvir, sacudam a poeira dos seus pés quando saírem de lá, como testemunho contra eles".
Lucas 9:3-5
3 E disse-lhes: "Não levem nada pelo caminho: nem bordão, nem saco de viagem, nem pão, nem dinheiro, nem túnica extra.
4 Na casa em que vocês entrarem, fiquem ali até partirem.
5 Se não os receberem, sacudam a poeira dos seus pés quando saírem daquela cidade, como testemunho contra eles".
Explicação
Mt 10:5
Não se dirijam. As boas novas a respeito do reino deviam ser anunciadas primeiramente aos judeus. Depois de sua morte e ressurreição, Jesus ordenou que a mensagem fosse levada a todas as nações (28:19; cf. 21:43).
samaritanos. Raça de sangue misto, resultantes dos casamentos mistos entre os israelitas deixados para trás, quando o povo do Reino do Norte foi exilado, e os gentios trazidos para o país pelos assírios (2Rs 17:24). Havia acrimoniosa hostilidade entre os judeus e os samaritanos dos dias de Jesus (v Jo 4:9).
Mt 10:12
saúdem-na. A saudação dos judeus era shalom, “paz”.
Mt 10:14
sacudam a poeira dos pés. Ato simbólico praticado pelos fariseus quando saíam de uma região gentílica “impura”. Aqui representa um ato de advertência solene aos que rejeitavam a mensagem de Deus (cf. At 18:6).
Mt 10:15
Sodoma e Gomorra. V. Gn 19:23-29.
Mc 6:8
Não levem pão, nem saco para viagem, nem dinheiro em seus cintos. Deviam depender inteiramente da hospitalidade das pessoas às quais testificavam (cf. v. 10).
Mc 6:9
Não levem túnica extra. Uma túnica a mais poderia servir de cobertor no ar frio da noite, e o que se dá a entender aqui é: os discípulos precisavam confiar que Deus forneceria alojamento todas as noites.
Lc 9:3
Não levam nada. Nenhum excesso de bagagem que dificultasse a viagem, nem sequer as provisões usuais. Deviam depender das pessoas na casa de quem se hospedassem. Dependência total das provisões divinas (grifo meu).
Lc 9:4
fiquem ali. Não deviam mudar de casa, procurando alojamentos melhores, mas usar uma única casa como centro de operações enquanto pregavam em determinada comunidade.
Lc 9:5
sacudam a poeira dos seus pés. Sinal de repúdio para com a rejeição da mensagem de Deus e sinal de separação de tudo quanto se associasse ao lugar (v. 10:11).
Nenhum comentário:
Postar um comentário