quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

BIBLIA EM ORDEM CRONOLOGICA - NT - A questão do jejum

 

C. A questão do jejum

 

Mateus 9:14-17

14 Então os discípulos de João vieram perguntar-lhe: "Por que nós e os fariseus jejuamos, mas os teus discípulos não? "

15 Jesus respondeu: "Como podem os convidados do noivo ficar de luto enquanto o noivo está com eles? Virão dias quando o noivo lhes será tirado; então jejuarão.

16 "Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, pois o remendo forçará a roupa, tornando pior o rasgo.

17 Nem se põe vinho novo em vasilhas de couro velhas; se o fizer, as vasilhas se rebentarão, o vinho se derramará e as vasilhas se estragarão. Pelo contrário, põe-se vinho novo em vasilhas de couro novas; e ambos se conservam".

 

Marcos 2:18-22

18 Os discípulos de João e os fariseus estavam jejuando. Algumas pessoas vieram a Jesus e lhe perguntaram: "Por que os discípulos de João e os dos fariseus jejuam, mas os teus não? "

19 Jesus respondeu: "Como podem os convidados do noivo jejuar enquanto este está com eles? Não podem, enquanto o têm consigo.

20 Mas virão dias quando o noivo lhes será tirado; e nesse tempo jejuarão.

21 "Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, pois o remendo forçará a roupa, tornando pior o rasgo.

22 E ninguém põe vinho novo em vasilhas de couro velhas; se o fizer, o vinho rebentará as vasilhas, e tanto o vinho quanto as vasilhas se estragarão. Pelo contrário, põe-se vinho novo em vasilha de couro nova".

 

Lucas5:33-39

33 E eles lhe disseram: "Os discípulos de João jejuam e oram frequentemente, bem como os discípulos dos fariseus; mas os teus vivem comendo e bebendo".

34 Jesus respondeu: "Podem vocês fazer os convidados do noivo jejuar enquanto o noivo está com eles?

35 Mas virão dias quando o noivo lhes será tirado; naqueles dias jejuarão".

36 Então lhes contou esta parábola: "Ninguém tira remendo de roupa nova e o costura em roupa velha; se o fizer, estragará a roupa nova, além do que o remendo da nova não se ajustará à velha.

37 E ninguém põe vinho novo em vasilhas de couro velhas; se o fizer, o vinho novo rebentará as vasilhas, se derramará, e as vasilhas se estragarão.

38 Pelo contrário, vinho novo deve ser posto em vasilhas de couro novas.

39 E ninguém, depois de beber o vinho velho, prefere o novo, pois diz: ‘O vinho velho é melhor! ’ "

 

 

Explicação

Mt 9:17

odres novos. Nos tempos antigos, usavam-se odres feitos de pele de cabra para guardar o vinho. À medida que o suco de uvas frescas fermentava, o vinho se expandia, e os odres novos esticavam. Mas um odre já usado e esticado estouraria. Jesus traz novidade que não pode ser confinada em antigas formas.

 

Mc 2:18

os discípulos de João. É possível que os discípulos de João tivesse jejuado porque ele estava preso (v. 1:14) ou talvez essa fosse a prática entre eles em sinal de arrependimento, visando apressar a vinda da redenção proclamada por João.

os dos fariseus. Os fariseus não eram, por si só, mestres, mas alguns eram também “escribas” (mestres da lei), muitas vezes com discípulos. Ou talvez a referência tenha sido usada de modo não técnico para aludir as pessoas influenciadas pelos fariseus.

jejuam. Segundo a lei mosaica, somente o jejum do Dia da Expiação era obrigatório (Lv 16:29,31; 23:27-32; Nm 29:7). Depois do exílio na Babilônia, quatro outros jejuns anuais eram observados pelos judeus (Zc 7:5; 8:19). Nos tempos de Jesus, os fariseus jejuavam duas vezes por semana (v. Lc 18:12).  

 

Mc 2:19

Como podem os convidados do noivo jejuar enquanto este está com eles? Jesus comparou os discípulos aos convidados do noivo. O casamento judaico era ocasião de especial regozijo, e sua celebração durava uma semana em muitos casos. Era imprescindível jejuar durante estas festividades, porque o jejum estava relacionado à tristeza.

 

Mc 2:20

quando o noivo lhes será tirado. Jesus, o Noivo, que seria tirado do meio deles pela morte, e, a partir daí, o jejum seria cabível.

 

Lc 5: 39

O vinho velho é melhor. Jesus estava mostrando a relutância de alguns de abandonar seus métodos religiosos e tradicionais e experimentar o evangelho.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário