8. Terceira viagem
A. Segunda rejeição em Nazaré
Mateus 13:54-58
54 Chegando à sua cidade, começou a ensinar o povo na sinagoga. Todos ficaram admirados e perguntavam: "De onde lhe vêm esta sabedoria e estes poderes miraculosos?
55 Não é este o filho do carpinteiro? O nome de sua mãe não é Maria, e não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas?
56 Não estão conosco todas as suas irmãs? De onde, pois, ele obteve todas essas coisas?"
57 E ficavam escandalizados por causa dele. Mas Jesus lhes disse: "Só em sua própria terra e em sua própria casa é que um profeta não tem honra".
58 E não realizou muitos milagres ali, por causa da incredulidade deles.
Marcos 6:1-6
1 Jesus saiu dali e foi para a sua cidade, acompanhado dos seus discípulos.
2 Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga, e muitos dos que o ouviam ficavam admirados. "De onde lhe vêm estas coisas? ", perguntavam eles. "Que sabedoria é esta que lhe foi dada? E estes milagres que ele faz?
3 Não é este o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, José, Judas e Simão? Não estão aqui conosco as suas irmãs? " E ficavam escandalizados por causa dele.
4 Jesus lhes disse: "Só em sua própria terra, entre seus parentes e em sua própria casa, é que um profeta não tem honra".
5 E não pôde fazer ali nenhum milagre, exceto impor as mãos sobre alguns doentes e curá-los.
6 E ficou admirado com a incredulidade deles. Então Jesus passou a percorrer os povoados, ensinando.
Explicação
Mt 13:54
sua cidade. Nazaré.
Mt 13:55
o filho do carpinteiro. A palavra traduzida por “carpinteiro” pode também significar “pedreiro”. (Segundo parece, José já havia morrido nessa altura.).
irmãos. Filhos que José e Maria tiveram depois do nascimento virginal de Jesus.
Mt 13:58
incredulidade. O íntimo relacionamento entre fé e os milagres é ressaltado em Mt (cf. 8:10,13; 9:2,22,28-29).
Mc 6:1
sua cidade. Embora Marcos não mencione Nazaré, é sem dúvida o que tem em mente.
Mc 6:3
carpinteiro. Mateus relata que Jesus foi chamado “o filho do carpinteiro” (13:55); apenas em Marcos Jesus é diretamente apresentado como carpinteiro. A palavra grega pode também aplicar-se a um pedreiro ou um ferreiro, mas aqui parece ter o significado usual de “carpinteiro”. A pergunta é feita em tons de desprezo: “Ele não é um simples operário braçal como todos nós?”.
ficaram escandalizados por causa dele. Não viam motivo para supor que fosse diferente deles, e muito menos que era especialmente ungido por Deus.
Mc 6:5
não pôde fazer ali nenhum milagre. Não que Jesus não conseguisse operar milagres em Nazaré, mas optou por omitir-se tendo em vista a atmosfera de incredulidade (v. 6).
Nenhum comentário:
Postar um comentário