segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

BIBLIA EM ORDEM CRONOLOGICA - NT - A cura do homem com a mão atrofiada (M-9)

G. A cura do homem com a mão atrofiada (M-9)

 

Mateus 12:9-14

9 Saindo daquele lugar, dirigiu-se à sinagoga deles,

10 e estava ali um homem com uma das mãos atrofiada. Procurando um motivo para acusar Jesus, eles lhe perguntaram: "É permitido curar no sábado? "

11 Ele lhes respondeu: "Qual de vocês, se tiver uma ovelha e ela cair num buraco no sábado, não irá pegá-la e tirá-la de lá?

12 Quanto mais vale um homem do que uma ovelha! Portanto, é permitido fazer o bem no sábado".

13 Então ele disse ao homem: "Estenda a mão". Ele a estendeu, e ela foi restaurada, e ficou boa como a outra.

14 Então os fariseus saíram e começaram a conspirar sobre como poderiam matar Jesus.

 

Marcos 3:1-6

1 Noutra ocasião ele entrou na sinagoga, e estava ali um homem com uma das mãos atrofiada.

2 Alguns deles estavam procurando um motivo para acusar Jesus; por isso o observavam atentamente, para ver se ele iria curá-lo no sábado.

3 Jesus disse ao homem da mão atrofiada: "Levante-se e venha para o meio".

4 Depois Jesus lhes perguntou: "O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar a vida ou matar? " Mas eles permaneceram em silêncio.

5 Irado, olhou para os que estavam à sua volta e, profundamente entristecido por causa dos seus corações endurecidos, disse ao homem: "Estenda a mão". Ele a estendeu, e ela foi restaurada.

6 Então os fariseus saíram e começaram a conspirar com os herodianos contra Jesus, sobre como poderiam matá-lo.

 

Lucas 6:6-11

6 Noutro sábado, ele entrou na sinagoga e começou a ensinar; estava ali um homem cuja mão direita era atrofiada.

7 Os fariseus e os mestres da lei estavam procurando um motivo para acusar Jesus; por isso o observavam atentamente, para ver se ele iria curá-lo no sábado.

8 Mas Jesus sabia o que eles estavam pensando e disse ao homem da mão atrofiada: "Levante-se e venha para o meio". Ele se levantou e foi.

9 Jesus lhes disse: "Eu lhes pergunto: o que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar a vida ou destruí-la? "

10 Então, olhou para todos os que estavam à sua volta e disse ao homem: "Estenda a mão". Ele a estendeu, e ela foi restaurada.

11 Mas eles ficaram furiosos e começaram a discutir entre si o que poderiam fazer contra Jesus.

 

 

Explicação

Mt 12:10

curar no sábado. Os rabinos proibiam a cura no sábado, a não ser que houvesse motivo para acreditar que a vítima morreria antes do dia seguinte. Obviamente, o homem com a mão atrofiada não corria esse risco.

 

Mt 12:13

“Estenda a mão”. Ele a estendeu. O fato de o homem ter estendido a mão atrofiada demonstra que há relação entre a fé e o poder de Jesus para curar.

 

Mc 3:1-6

Demonstração de que Jesus é Senhor do sábado (v. 2:28).

 

Mc 3:2

Alguns deles. Os fariseus (v. 6; cf. Lc 6:7).

para acusar Jesus. A presença de Jesus exigia decisão a respeito da sua pregação, dos seus atos e da sua pessoa. A hostilidade, vista pela primeira vez em 2:6-7, continua a generalizar-se.

para ver se ele iria curar no sábado. Sinal de que os fariseus acreditavam no poder de Jesus para operar milagres. A dúvida não era se Jesus conseguiria, mas se desejaria curar. A tradição judaica preceituava que se podia prestar socorro aos enfermos no sábado somente quando havia ameaça contra a vida, que obviamente não era o caso.

 

Mc 3:4

o bem ou o mal, salvar a vida ou matar? Jesus pergunta: “O que é melhor, preservar a vida mediante a cura, ou destruir a vida mediante recusa de curar?”. A pergunta é irônica, já que, enquanto Jesus estava disposto a curar, os fariseus estavam tramando sua execução. Era evidente quem tinha culpa de violar o sábado.

permaneceram em silêncio. V. 12:34.

 

Mc 3:6

os fariseus [...] começaram a conspirar. A decisão de procurar a morte de Jesus não foi resultado desse episódio isolado, mas uma reação diante de uma série de episódios (v. 2:6-7,16,17,24). A conspiração dos fariseus e dos herodianos é vista de novo na terça-feira da Semana da Paixão (12:13).

herodianos. Judeus influentes que promoviam a dinastia herodiana, o que significa que apoiavam Roma, de onde os Herodes extraíam a autoridade. Uniam-se aos fariseus na oposição a Jesus por temerem que tivesse influência política perturbadora sobre o povo.

 

Lc 6:8

venha para o meio. A fim de que não houvesse dúvidas a respeito da cura.

 

Lc 6:9

O que é permitido fazer no sábado...? Jesus tinha suportado ataques e interrogatórios por parte dos fariseus, mas agora tomou a iniciativa, formulando as perguntas diante de todos na sinagoga.

 

Lc 6:10

olhou para todos. Jesus queria ver se alguém levantaria objeções à pergunta ou à resposta subentendia, mas ninguém ousou enfrentá-lo.

 

Lc 6:11

ficaram furiosos. Porque não conseguiam resistir ao raciocínio de Jesus. Já estavam tramando para tirar-lhe a vida (Jo 5:18).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário