7. Milagres junto ao mar
A. Jesus acalma a tempestade (M-13)
Mateus 8:18
18 Quando Jesus viu a multidão ao seu redor, deu ordens para que atravessassem para o outro lado do mar.
Mateus 8:23-27
23 Entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram.
24 De repente, uma violenta tempestade abateu-se sobre o mar, de forma que as ondas inundavam o barco. Jesus, porém, dormia.
25 Os discípulos foram acordá-lo, clamando: "Senhor, salva-nos! Vamos morrer! "
26 Ele perguntou: "Por que vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé? " Então ele se levantou e repreendeu os ventos e o mar, e fez-se completa bonança.
27 Os homens ficaram perplexos e perguntaram: "Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem? "
Marcos 4:35-41
35 Naquele dia, ao anoitecer, disse ele aos seus discípulos: "Vamos atravessar para o outro lado".
36 Deixando a multidão, eles o levaram no barco, assim como estava. Outros barcos também o acompanhavam.
37 Levantou-se um forte vendaval, e as ondas se lançavam sobre o barco, de forma que este foi se enchendo de água.
38 Jesus estava na popa, dormindo com a cabeça sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e clamaram: "Mestre, não te importas que morramos? "
39 Ele se levantou, repreendeu o vento e disse ao mar: "Aquiete-se! Acalme-se! " O vento se aquietou, e fez-se completa bonança.
40 Então perguntou aos seus discípulos: "Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé? "
41 Eles estavam apavorados e perguntavam uns aos outros: "Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem? "
Lucas 8:22-25
22 Certo dia Jesus disse aos seus discípulos: "Vamos para o outro lado do lago". Eles entraram num barco e partiram.
23 Enquanto navegavam, ele adormeceu. Abateu-se sobre o lago um forte vendaval, de modo que o barco estava sendo inundado, e eles corriam grande perigo.
24 Os discípulos foram acordá-lo, clamando: "Mestre, Mestre, vamos morrer! " Ele se levantou e repreendeu o vento e a violência das águas; tudo se acalmou e ficou tranqüilo.
25 "Onde está a sua fé? ", perguntou ele aos seus discípulos. Amedrontados e admirados, eles perguntaram uns aos outros: "Quem é este que até aos ventos e às águas dá ordens, e eles lhe obedecem? "
Explicação
Mt 8:18
o outro lado. Lado oriental.
Mc 4:35-41
Embora o homem de hoje ache difícil aceitar a realidade dos milagres, o NT deixa claro que Jesus é Senhor, não somente sobre a igreja, mas também sobre a totalidade da criação.
Mc 4:35
para o outro lado. Jesus partiu do território da Galileia a fim de ir até a região dos gerasenos (5:1).
Mc 4:37
Levantou-se um forte vendaval. O mar da Galileia, situado numa bacia cercada por montanhas, é notavelmente suscetível a tempestades repentinas e violentas. O ar mais frio do Mediterrâneo desce pelos desfiladeiros estreitos entre as montanhas e é lançado fortemente contra o ar quente e úmido existente por cima do lago.
Mc 4:38
com a cabeça sobre um travesseiro. O retrato de Jesus exausto e dormindo normalmente guardado embaixo do assento do timoneiro é típico do toque humano que Marcos oferece.
Mc 4:41
Quem é esse...? Tendo em vista o que Jesus acabara de fazer, a única resposta a essa pergunta de retórica era: Ele é o próprio Filho de Deus! Foi demonstrada a presença de Deus, e não somente o seu poder (v. Sl 65:7; 107:25-30; Pv 30:4). Marcos dá sua resposta a essa pergunta na primeira linha do seu evangelho (1:1). Por meio de semelhantes milagres, Jesus procurava firmar e aumentar a fé que os discípulos tinham na sua divindade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário