sábado, 5 de dezembro de 2020

BIBLIA EM ORDEM CRONOLOGICA - NT - Discurso sobre a vida eterna e o Pai (D-3)

 

E. Discurso sobre a vida eterna e o Pai (D-3)

 

João 5:19-47

19 Jesus lhes deu esta resposta: "Eu lhes digo verdadeiramente que o Filho não pode fazer nada de si mesmo; só pode fazer o que vê o Pai fazer, porque o que o Pai faz o Filho também faz.

20 Pois o Pai ama ao Filho e lhe mostra tudo o que faz. Sim, para admiração de vocês, ele lhe mostrará obras ainda maiores do que estas.

21 Pois, da mesma forma que o Pai ressuscita os mortos e lhes dá vida, o Filho também dá vida a quem ele quer dá-la.

22 Além disso, o Pai a ninguém julga, mas confiou todo julgamento ao Filho,

23 para que todos honrem o Filho como honram o Pai. Aquele que não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou.

24 "Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.

25 Eu lhes afirmo que está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e aqueles que a ouvirem, viverão.

26 Pois, da mesma forma como o Pai tem vida em si mesmo, ele concedeu ao Filho ter vida em si mesmo.

27 E deu-lhe autoridade para julgar, porque é o Filho do homem.

28 "Não fiquem admirados com isto, pois está chegando a hora em que todos os que estiverem nos túmulos ouvirão a sua voz

29 e sairão; os que fizeram o bem ressuscitarão para a vida, e os que fizeram o mal ressuscitarão para serem condenados.

30 Por mim mesmo, nada posso fazer; eu julgo apenas conforme ouço, e o meu julgamento é justo, pois não procuro agradar a mim mesmo, mas àquele que me enviou".

31 "Se testifico acerca de mim mesmo, o meu testemunho não é válido.

32 Há outro que testemunha em meu favor, e sei que o seu testemunho a meu respeito é válido.

33 "Vocês enviaram representantes a João, e ele testemunhou da verdade.

34 Não que eu busque testemunho humano, mas menciono isso para que vocês sejam salvos.

35 João era uma candeia que queimava e irradiava luz, e durante certo tempo vocês quiseram alegrar-se com a sua luz.

36 "Eu tenho um testemunho maior que o de João; a própria obra que o Pai me deu para concluir, e que estou realizando, testemunha que o Pai me enviou.

37 E o Pai que me enviou, ele mesmo testemunhou a meu respeito. Vocês nunca ouviram a sua voz, nem viram a sua forma,

38 nem a sua palavra habita em vocês, pois não creem naquele que ele enviou.

39 Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito;

40 contudo, vocês não querem vir a mim para terem vida.

41 "Eu não aceito glória dos homens,

42 mas conheço vocês. Sei que vocês não têm o amor de Deus.

43 Eu vim em nome de meu Pai, e vocês não me aceitaram; mas, se outro vier em seu próprio nome, vocês o aceitarão.

44 Como vocês podem crer, se aceitam glória uns dos outros, mas não procuram a glória que vem do Deus único?

45 "Contudo, não pensem que eu os acusarei perante o Pai. Quem os acusa é Moisés, em quem estão as suas esperanças.

46 Se vocês cressem em Moisés, creriam em mim, pois ele escreveu a meu respeito.

47 Visto, porém, que não creem no que ele escreveu, como crerão no que eu digo? "

 

 

Explicação

Jo 5:19

não pode. Por ser Jesus o que e quem era, não lhe era possível agir senão na dependência do Pai.

 

Jo 5:20

o Pai ama o Filho. Por isso, o Pai revelou ao Filho seus planos e propósitos, e o Filho os cumpriu obedientemente.

obras ainda maiores. As atividades do filho de ressuscitar os mortos e de julgar (v. os versículos seguintes).

 

Jo 5:21

o Pai ressuscita os mortos. Crença consolidada entre os judeus. Também sustentavam que Deus não dera esse privilégio a outra pessoa. Jesus estava reivindicando uma prerrogativa que, segundo os seus oponentes, pertencia somente a Deus.

o Filho também dá vida. Provavelmente se refere à dádiva da vida abundante que Cristo dá aqui e agora, embora possivelmente também possa referir-se à ressurreição futura (v.11:25-26).

 

Jo 5:22

confiou todo julgamento ao Filho. Os judeus acreditavam que o Pai é o juiz do mundo, de modo que esse ensino lhes parecia herético.

 

Jo 5:24

crê naquele [...] tem a vida eterna. A fé e a vida estão interligadas entre si (cf. 20:31).

tem a vida eterna. Posse presente.

passou. Já ocorreu a ação decisiva e o crente já não pertence à morte.

 

Jo 5:25

está chegando [...] e já chegou. Referências não somente à ressurreição futura, mas também ao fato de que Cristo dá vida agora. Os espiritualmente mortos que o ouvem recebem dele vida.

 

Jo 5:26

tem vida em si mesmo. Deve ser entendido no contexto do AT, em que a vida é apresentada como pertencente a Deus e como dádiva dEle (Dt 30:20; Jó 10:12; 33:4; Sl 16:11; 27:1; 36:9 etc.). O Filho recebeu o mesmo tipo de vida do Pai (cf. tb. 1Jo 5:11 quanto ao benefício para os homens).

 

Jo 5:27

autoridade para julgar. Concedida ao filho pelo Pai.

 

Jo 5:28-29

Referência à ressurreição futura dos mortos.

 

Jo 5:28

fizeram o bem [...] vida [...] fizeram o mal [...] condenados. Como sempre acontece nas Escrituras, o julgamento é feito com base nas obras, embora a salvação, obviamente, seja dom de Deus em resposta à fé (cf. v.24).  

 

Jo 5:30

Por mim mesmo, nada posso fazer. Jesus realça a sua dependência do Pai. Julga apenas de acordo com o que ouve do Pai, e assim seu julgamento é equitativo.

 

Jo 5:31-47

Essa seção ressalta o testemunho de João Batista (v. 33), das obras de Jesus (v. 36), de Deus Pai (v. 37), das Escrituras (v. 39) e de Moisés (v. 46).

 

Jo 5:31

O testemunho de Jesus a respeito de si mesmo exigia o apoio de toda revelação de Deus. De outra forma teria sido inaceitável.

 

Jo 5:32

outro. O Pai testifica a respeito do filho. Os judeus talvez não aceitassem esse testemunho, mas era o que mais importava.

 

Jo 5:33

Vocês enviaram representantes a João. Referência à delegação que os líderes judaicos enviaram a João Batista (v. 1:19).

ele testemunhou. O testemunho de João Batista era importante, embora obviamente não tivesse peso igual ao do testemunho do Pai. Mas, se os judeus tivessem acreditado em João Batista, teriam crido em Cristo e teriam sido salvos.

 

Jo 5:35

João era. O tempo passado talvez mostre que João estava morto ou, no mínimo, preso. Seja como for, a sua obra já tinha sido completada.

queimava e irradiava luz. Essa luz custou caro a João.

durante certo tempo. Os líderes judaicos nunca entenderam de modo firme a mensagem de João Batista, e sua maneira de corresponder a ele era sempre, na melhor hipótese, provisória e superficial.

 

Jo 5:36

obra. Os milagres de Jesus, que testificavam de sua Pessoa e sua missão divina (v. 10:25).

 

Jo 5:37

o Pai [...] ele mesmo testemunhou [...] a sua voz. Provavelmente referência à voz de Deus nas Escrituras (cf. v. 38-39). Deus também tinha dado sua voz de aprovação no batismo de Jesus (v. Mt. 3:17).

nem viram a sua forma. Provavelmente se refere à falta de percepção espiritual, não percebendo quem Jesus realmente era.  

 

Jo 5:38

não creem. Os judeus não reconheciam o que Deus dizia, como demonstra o fato de não crerem em Jesus.

 

Jo 5:39

Vocês estudam cuidadosamente. Os líderes judeus estudavam as Escrituras nos mínimos pormenores. A despeito da sua reverência pela letra das Escrituras, não reconheciam aquele de quem, antes de mais nada, as Escrituras dão testemunho.

 

Jo 5:41

glória dos homens. Jesus não aceitava louvor humano, assim como não aceitava testemunho humano (v. 34).

 

Jo 5:42

amor de Deus. Pode significar o amor de Deus para com eles ou deles para com Deus. Provavelmente é o último significado, mas o amor das pessoas para com Deus é uma reação ao amor que Ele já teve por elas (1Jo 4:19).

 

Jo 5:43-44

Os judeus tinham a atenção firmemente voltada para as pessoas. O realce que dispensam à busca de vantagens próprias e da glória humana demonstrava que não aceitavam aquele que vinha da parte do Pai celeste, deixando por isso de receber a glória proveniente de Deus.

 

Jo 5:45

Quem os acusa é Moisés. Os judeus orgulhavam-se de serem fiéis a Moisés, seu grande legislador. Foi, portanto, uma arremetida inesperada quando Jesus disse que o próprio Moisés os acusaria diante de Deus.

 

Jo 5:46

escreveu a meu respeito. Todos os escritores do NT ressaltam ou tomaram por certo que o AT, corretamente interpretado, apontava para Cristo (cf. Lc 24:25-27,44). Jesus aplicou essa verdade especificamente aos escritos de Moisés (Gn 49:10; Ex 12:21; Lv 16:5; Nm 24:17; Dt 18:5).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário