C. Falando ao povo reunido na praia
Outubro de 27* d.C.
1) A parábola do semeador (P-2)
Mateus 13:1-23
1 Naquele mesmo dia Jesus saiu de casa e assentou-se à beira-mar.
2 Reuniu-se ao seu redor uma multidão tão grande que ele teve que entrar num barco e assentar-se nele, enquanto todo o povo ficou na praia.
3 Então lhes falou muitas coisas por parábolas, dizendo: "O semeador saiu a semear.
4 Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram.
5 Parte dela caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotou, porque a terra não era profunda.
6 Mas quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinham raiz.
7 Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas.
8 Outra ainda caiu em boa terra, deu boa colheita, a cem, sessenta e trinta por um.
9 Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça! "
10 Os discípulos aproximaram-se dele e perguntaram: "Por que falas ao povo por parábolas? "
11 Ele respondeu: "A vocês foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos céus, mas a eles não.
12 A quem tem será dado, e este terá em grande quantidade. De quem não tem, até o que tem lhe será tirado.
13 Por essa razão eu lhes falo por parábolas: ‘Porque vendo, eles não veem e, ouvindo, não ouvem nem entendem’.
14 Neles se cumpre a profecia de Isaías: ‘Ainda que estejam sempre ouvindo, vocês nunca entenderão; ainda que estejam sempre vendo, jamais perceberão.
15 Pois o coração deste povo se tornou insensível; de má vontade ouviram com os seus ouvidos, e fecharam os seus olhos. Se assim não fosse, poderiam ver com os olhos, ouvir com os ouvidos, entender com o coração e converter-se, e eu os curaria’.
16 Mas, felizes são os olhos de vocês, porque veem; e os ouvidos de vocês, porque ouvem.
17 Pois eu lhes digo a verdade: Muitos profetas e justos desejaram ver o que vocês estão vendo, mas não viram, e ouvir o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram.
18 "Portanto, ouçam o que significa a parábola do semeador:
19 Quando alguém ouve a mensagem do Reino e não a entende, o Maligno vem e lhe arranca o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.
20 Quanto ao que foi semeado em terreno pedregoso, este é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria.
21 Todavia, visto que não tem raiz em si mesmo, permanece por pouco tempo. Quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo a abandona.
22 Quanto ao que foi semeado entre os espinhos, este é aquele que ouve a palavra, mas a preocupação desta vida e o engano das riquezas a sufocam, tornando-a infrutífera.
23 E, finalmente, o que foi semeado em boa terra: este é aquele que ouve a palavra e a entende, e dá uma colheita de cem, sessenta e trinta por um".
Marcos 4:1-25
1 Novamente Jesus começou a ensinar à beira-mar. Reuniu-se ao seu redor uma multidão tão grande que ele teve que entrar num barco e assentar-se nele. O barco estava no mar, enquanto todo o povo ficava na beira da praia.
2 Ele lhes ensinava muitas coisas por parábolas, dizendo em seu ensino:
3 "Ouçam! O semeador saiu a semear.
4 Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram.
5 Parte dela caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotou, porque a terra não era profunda.
6 Mas quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinham raiz.
7 Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas, de forma que ela não deu fruto.
8 Outra ainda caiu em boa terra, germinou, cresceu e deu boa colheita, a trinta, sessenta e até cem por um".
9 A seguir Jesus acrescentou: "Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça! "
10 Quando ele ficou sozinho, os Doze e os outros que estavam ao seu redor lhe fizeram perguntas acerca das parábolas.
11 Ele lhes disse: "A vocês foi dado o mistério do Reino de Deus, mas aos que estão fora tudo é dito por parábolas,
12 a fim de que, ‘ainda que vejam, não percebam, ainda que ouçam, não entendam; de outro modo, poderiam converter-se e ser perdoados! ’"
13 Então Jesus lhes perguntou: "Vocês não entendem esta parábola? Como, então, compreenderão todas as outras parábolas?
14 O semeador semeia a palavra.
15 Algumas pessoas são como a semente à beira do caminho, onde a palavra é semeada. Logo que a ouvem, Satanás vem e retira a palavra nelas semeada.
16 Outras, como a semente lançada em terreno pedregoso, ouvem a palavra e logo a recebem com alegria.
17 Todavia, visto que não têm raiz em si mesmas, permanecem por pouco tempo. Quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo a abandonam.
18 Outras ainda, como a semente lançada entre espinhos, ouvem a palavra;
19 mas quando chegam as preocupações desta vida, o engano das riquezas e os anseios por outras coisas, sufocam a palavra, tornando-a infrutífera.
20 Outras pessoas são como a semente lançada em boa terra: ouvem a palavra, aceitam-na e dão uma colheita de trinta, sessenta e até cem por um".
21 Ele lhes disse: "Quem traz uma candeia para ser colocada debaixo de uma vasilha ou de uma cama? Acaso não a coloca num lugar apropriado?
22 Porque não há nada oculto, senão para ser revelado, e nada escondido senão para ser trazido à luz.
23 Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça!
24 "Considerem atentamente o que vocês estão ouvindo", continuou ele. "Com a medida com que medirem, vocês serão medidos; e ainda mais lhes acrescentarão.
25 A quem tiver, mais lhe será dado; de quem não tiver, até o que tem lhe será tirado".
Lucas 8:4-18
4 Reunindo-se uma grande multidão e vindo a Jesus gente de várias cidades, ele contou esta parábola:
5 "O semeador saiu a semear. Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram.
6 Parte dela caiu sobre pedras e, quando germinou, as plantas secaram, porque não havia umidade.
7 Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram com ela e sufocaram as plantas.
8 Outra ainda caiu em boa terra. Cresceu e deu boa colheita, a cem por um". Tendo dito isso, exclamou: "Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça! "
9 Seus discípulos perguntaram-lhe o que significava aquela parábola.
10 Ele disse: "A vocês foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino de Deus, mas aos outros falo por parábolas, para que ‘vendo, não vejam; e ouvindo, não entendam’.
11 "Este é o significado da parábola: A semente é a palavra de Deus.
12 As que caíram à beira do caminho são os que ouvem, e então vem o diabo e tira a palavra dos seus corações, para que não creiam e não sejam salvos.
13 As que caíram sobre as pedras são os que recebem a palavra com alegria quando a ouvem, mas não têm raiz. Creem durante algum tempo, mas desistem na hora da provação.
14 As que caíram entre espinhos são os que ouvem, mas, ao seguirem seu caminho, são sufocados pelas preocupações, pelas riquezas e pelos prazeres desta vida, e não amadurecem.
15 Mas as que caíram em boa terra são os que, com coração bom e generoso, ouvem a palavra, a retêm e dão fruto, com perseverança".
16 "Ninguém acende uma candeia e a esconde num jarro ou a coloca debaixo de uma cama. Pelo contrário, coloca-a num lugar apropriado, de modo que os que entram possam ver a luz.
17 Porque não há nada oculto que não venha a ser revelado, e nada escondido que não venha a ser conhecido e trazido à luz.
18 Portanto, considerem atentamente como vocês estão ouvindo. A quem tiver, mais lhe será dado; de quem não tiver, até o que pensa que tem lhe será tirado".
Explicação
Mt 13:3-9
Cf. v. 18-23 quanto à interpretação dessa primeira parábola.
Mt 13:3
parábolas. Nossa palavra “parábola” provém do grego parabole, que significa “disposição lado a lado” – portanto, comparação ou ilustração. O emprego mais comum da palavra no NT serviu para designar as histórias ilustrativas que Jesus extraia da natureza e da vida humana. Os evangelhos sinóticos contém cerca de 30 dessas histórias. O evangelho de João não contém parábolas, mas emprega outras figuras de linguagem.
Mt 13:5
terreno pedregoso. Não terreno coberto de pequenas pedras, mas área de rocha maciça com fina camada de terra.
Mt 13:13-14
Jesus fala por parábolas por causa da obtusidade espiritual do povo.
Mt 13:18
o que significa a parábola do semeador. Jesus raramente interpretava as suas parábolas, como fez aqui.
Mt 13:19
o Maligno. O diabo.
Mc 4:1
e assentar-se nele. Sentar-se era a postura comum entre os mestres judeus (v. Mt 5:1; Lc 5:3; Jo 8:2).
Mc 4:2
parábolas. Em geral, histórias tiradas da vida diária, usadas para ilustrar verdades espirituais ou morais, às vezes na de símiles breves, comparações, analogias ou ditos proverbiais. Em geral continham uma única lição central, e não precisava haver significado em cada detalhe.
Mc 4:3-8
Naqueles dias as sementes eram lançadas com o auxílio da mão – e assim algumas sementes eram naturalmente espalhadas em terreno improdutivo
Mc 4:8
boa colheita [...] cem por um. Produtividade excepcionalmente incomum (v. Gn 26:12). A colheita era figura muito comum da consumação do reino de Deus (v. Jl 3:13; Ap 14:14-20).
Mc 4:11
mistério do Reino de Deus. No NT “mistério” refere-se a algo revelado por Deus a seu povo. O mistério (aquilo antes desconhecido) é proclamado a todos, mas somente os que tem fé compreendem. Nesse contexto, o mistério parece ser que o Reino de Deus chegara perto na vinda de Jesus Cristo.
Mc 4:12
a fim de que. Jesus assemelha sua pregação em parábolas ao ministério de Isaías, o qual, embora tenha conquistado alguns discípulos (Is 8:16), também visava a desmascarar a resistência do coração endurecido de muitos, diante das advertências e dos apelos de Deus.
Mc 4:14
a palavra. A interpretação ressalta o modo pregado por Jesus de corresponder à palavra de Deus. a despeito de muitos obstáculos, a palavra de Deus cumprirá o seu propósito.
Mc 4:17
tribulação ou perseguição. V. 8:34-38; 10:30; 13:9-13.
Mc 4:19
engano das riquezas. A prosperidade tende a dar uma sensação falsa de auto-suficiência, de segurança e bem-estar (10:17-25; v. Dt 8:17-18; 32:15; Ec 2:4-11; Tg 5:1-6).
Mc 4:21
Quem traz uma candeia...? Assim como a candeia serve para irradiar luz, não para ser escondida, assim também Jesus, luz do mundo (Jo 8:12), tem por objetivo ser revelado.
Mc 4:25
A quem tiver, mais será dado. Quanto mais nos apropriamos da verdade agora, tanto mais receberemos no futuro; e, se não correspondermos à pouca verdade que recebemos agora, nem isso nos adiantará.
Lc 8:4
parábola. A partir daqui, Jesus passa a usar mais a parábola (Mt 13:3; Mc 4:2) como método de ensino. Ela era notavelmente eficaz e fácil de lembrar porque Jesus empregava situações conhecidas de todos. Embora a parábola tornasse mais claro o ensino Jesus, também comportava significados menos claros, que careciam de explicações. Esses significados eram um convite para os sinceramente interessados pedirem mais informações e ensinavam verdades que Jesus não queria confiar aos incrédulos (cf. v. 10). Na parábola, os inimigos de Jesus não conseguiriam achar declarações diretas para usar contra Ele. A parábola do semeador é uma das três parábolas registradas nos três evangelhos sinóticos (Mt 13:1-23; Mc 4:1-20). As outras são a do grão de mostarda (13:19; Mt 13:31-32; Mc 4:30-32) e a da vinha (20:9-19; Mt 21:33-46; Mc 12:1-12).
Lc 8:5
a semear. Na prática oriental a semente às vezes era semeada primeiro, e o campo, arado depois. Havia estradas e trilhas passando diretamente por muitos campos, e o trânsito às vezes tornava a superfície tão dura, que era difícil a semente vingar.
Lc 8:6
sobre pedras. Em camadas finas de solo que cobriam rochas maciças. Qualquer umidade que ali aparecesse evapora-se rapidamente, e a semente germinada murchava e morria (v. Mt 13:5-6).
Lc 8:8
a cem por um. A versão de Lucas é mais abreviada que a de Mateus (13:8) e a de Marcos (4:8), mas a lição é a mesma: a quantidade do aumento depende da qualidade do solo.
ouça. Desafio para os ouvintes compreenderem a mensagem e se apropriarem dela.
Lc 8:9
Seus discípulos. Compreendiam “os Doze e os outros” (Mc 4:10).
Lc 8:10
mistérios do Reino de Deus. Verdades somente conhecidas mediante revelação da parte de Deus (cf. Ef 3:2-5; 1Pe 1:10-12).
vendo, não vejam. Essa citação de Is 6:9 não expressa o desejo de que alguns não entendam, mas simplesmente declara a triste verdade de que os que não estiverem dispostos a receber a mensagem de Jesus descobrirão que a verdade será oculta deles. Seu derradeiro destino fica subentendido na citação mais extensa de Mt 13:14-15.
Lc 8:11
a Palavra de Deus. A mensagem proveniente de Deus.
Lc 8:12
para que não creiam. O propósito do diabo é as pessoas não escutem com entendimento e, portanto, não se apropriem da mensagem para ser salvas.
Lc 8:13
Crêem durante algum tempo. Esse tipo de crente é superficial e não salvo. É semelhante à fé que Tiago chama “morta” (2:17,26) ou “inútil” (2:20).
Lc 8:16
acende uma candeia. Embora Jesus transmitisse boa parte de sua mensagem em parábolas, pretendia que os discípulos tornassem a verdade tão amplamente conhecida quanto possível.
Lc 8:17
Explicação do v. 16. A verdade destina-se a ser divulgada (cf. 12:2). Os discípulos deviam começar uma proclamação que se tornaria universal.
Lc 8:18
considerem atentamente como vocês estão ouvindo. Os discípulos ouviam, não somente para si mesmos, mas à favor das pessoas das quais ministravam (v. Mc 4:24; cf. Tg 1:19-22). A verdade não compreendida e assimilada será perdida (19:26), mas a verdade posta em prática será multiplicada.
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