C. Jesus discorre sobre vários assuntos
Agosto de 27* d.C.
1) Elogio a João Batista
Mateus11:2-15
2 João, ao ouvir na prisão o que Cristo estava fazendo, enviou seus discípulos para lhe perguntarem:
3 "És tu aquele que haveria de vir ou devemos esperar algum outro? "
4 Jesus respondeu: "Voltem e anunciem a João o que vocês estão ouvindo e vendo:
5 os cegos vêem, os mancos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e as boas novas são pregadas aos pobres;
6 e feliz é aquele que não se escandaliza por minha causa".
7 Enquanto saíam os discípulos de João, Jesus começou a falar à multidão a respeito de João: "O que vocês foram ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento?
8 Ou, o que foram ver? Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que usam roupas finas estão nos palácios reais.
9 Afinal, o que foram ver? Um profeta? Sim, eu lhes digo, e mais que profeta.
10 Este é aquele a respeito de quem está escrito: ‘Enviarei o meu mensageiro à tua frente; ele preparará o teu caminho diante de ti’.
11 Digo-lhes a verdade: Entre os nascidos de mulher não surgiu ninguém maior do que João Batista; todavia, o menor no Reino dos céus é maior do que ele.
12 Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos céus é tomado à força, e os que usam de força se apoderam dele.
13 Pois todos os Profetas e a Lei profetizaram até João.
14 E se vocês quiserem aceitar, este é o Elias que havia de vir.
15 Aquele que tem ouvidos, ouça!
Lucas 7:18-30
18 Os discípulos de João contaram-lhe todas essas coisas. Chamando dois deles,
19 enviou-os ao Senhor para perguntarem: "És tu aquele que haveria de vir ou devemos esperar algum outro? "
20 Dirigindo-se a Jesus, aqueles homens disseram: "João Batista nos enviou para te perguntarmos: ‘És tu aquele que haveria de vir ou devemos esperar algum outro? ’ "
21 Naquele momento Jesus curou muitos que tinham males, doenças graves e espíritos malignos, e concedeu visão a muitos que eram cegos.
22 Então ele respondeu aos mensageiros: "Voltem e anunciem a João o que vocês viram e ouviram: os cegos vêem, os aleijados andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados e as boas novas são pregadas aos pobres;
23 e feliz é aquele que não se escandaliza por minha causa".
24 Depois que os mensageiros de João foram embora, Jesus começou a falar à multidão a respeito de João: "O que vocês foram ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento?
25 Ou, o que foram ver? Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que vestem roupas esplêndidas e se entregam ao luxo estão nos palácios.
26 Afinal, o que foram ver? Um profeta? Sim, eu lhes digo, e mais que profeta.
27 Este é aquele a respeito de quem está escrito: ‘Enviarei o meu mensageiro à tua frente; ele preparará o teu caminho diante de ti’.
28 Eu lhes digo que entre os que nasceram de mulher não há ninguém maior do que João; todavia, o menor no Reino de Deus é maior do que ele".
29 Todo o povo, até os publicanos, ouvindo as palavras de Jesus, reconheceram que o caminho de Deus era justo, sendo batizados por João.
30 Mas os fariseus e os peritos na lei rejeitaram o propósito de Deus para eles, não sendo batizados por João.
Explicação
Mt 11:3
aquele que haveria de vir. O Messias.
Mt 11:11
maior do que ele. João pertencia à era da antiga aliança, a qual preparava o caminho para Cristo. O menor dos santos do NT tem mais privilégios em Cristo, como parte de sua noiva (a igreja; Ef 5:25-27,32), do que tinha João Batista, sendo este apenas amigo do noivo (Jo 3:29). Outra opinião, no entanto, ressalta a expressão “o menor”, sustentando que a sua explicação se acha em 18:4 – “quem se faz humilde como esta criança”. Tal pessoa, embora “menor”, é considerada por Deus maior ainda que João Batista.
Mt 11:12
tomado à força. O grego aqui pode ser interpretado em sentido ativo ou passivo (NVI). Nesse contexto, o significado passivo seria “sofre ataques violentos”. A expressão “os que usam a força” é entendida, então, no sentido negativo de “pessoas violentas”. Nesse sentido, o versículo ressalta perseguição contínua dos súditos do reino.
Mt 11:13
os Profetas e a Lei. A totalidade do AT profetizava a vinda do reino. João representou o fim da antiga aliança.
Mt 11:14
este é o Elias que havia de vir. Referência a Ml 4:5, em que temos a profecia do reaparecimento de Elias antes do dia do Senhor. Algumas pessoas, lembrando-se da profecia, perguntaram a João Batista: “É Elias?”. Ele respondeu: “Não sou” (Jo 1:21). João não foi a reencarnação de Elias, mas de fato cumpriu a função e o papel do profeta (v. Mt 17:10-13).
Lc 7:18
Os discípulos de João. Embora João Batista tivesse sido preso, seus discípulos mantinham contato com ele e continuavam o seu ministério.
Lc 7:19
devemos esperar algum outro? João anunciava a vinda do Cristo, mas agora ele mesmo passara alguns meses na prisão, e a obra de Jesus não produzira os resultados que João, segundo parece, esperava. Era natural que tivesse decepcionado. Queria alguma garantia – e talvez quisesse conclamar Jesus a entrar mais em ação.
Lc 7:22
anunciem a João o que vocês viram e ouviram. Em resposta, Jesus mostrou seus milagres de cura e de restauração da vida. Não apresentou promessas, mas prova claramente observáveis – evidências que refletiam o ministério previsto para o Messias.
as boas novas são pregadas aos pobres. Jesus, ao fazer o resumo das obras realizadas até então, usou uma escala ascendente de atos impressionantes, culminando com os mortos ressuscitados e as boas novas pregada aos pobres. Dessa maneira Jesus fez João lembrar-se do que as Escrituras haviam predito acerca do Messias (v. Is 29:18-21; 35:5-6; 61:1; v. tb. Lc 4:18).
Lc 7:23
aquele que não se escandaliza. Jesus não queria que João caísse no laço do desânimo e da dúvida.
Lc 7:24
O que vocês foram ver...? João não era um mensageiro fraco, balançado pelas pressões das opiniões humana. Pelo contrário, era um profeta verdadeiro.
Lc 7:26
mais que profeta. João era o profeta incomparável, enviado para preparar o caminho para o Messias.
Lc 7:30
peritos na lei. Designação usada por Lucas (v. 10:25,37; 11:45-46,52; 14:3; v. tb. Mt 22:35) para os “escribas” (os mestres da lei), a maioria dos quais se compunha de fariseus.
rejeitaram o propósito de Deus. ao aceitarem o batismo de João, os publicanos demonstravam disposição de arrepender-se, ao passo que os fariseus demonstravam rejeição da mensagem divina não querendo ser batizados.
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