domingo, 20 de dezembro de 2020

BIBLIA EM ORDEM CRONOLOGICA - NT - A verdadeira família

 B. A verdadeira família

 

Mateus 12:46-50

46 Falava ainda Jesus à multidão quando sua mãe e seus irmãos chegaram do lado de fora, querendo falar com ele.

47 Alguém lhe disse: "Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar contigo".

48 "Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos? ", perguntou ele.

49 E, estendendo a mão para os discípulos, disse: "Aqui estão minha mãe e meus irmãos!

50 Pois quem faz a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe".

 

Marcos 3:31-35

31 Então chegaram a mãe e os irmãos de Jesus. Ficando do lado de fora, mandaram alguém chamá-lo.

32 Havia muita gente assentada ao seu redor; e lhe disseram: "Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e te procuram".

33 "Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos? ", perguntou ele.

34 Então olhou para os que estavam assentados ao seu redor e disse: "Aqui estão minha mãe e meus irmãos!

35 Quem faz a vontade de Deus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe".

 

Lucas 8:19-21

19 A mãe e os irmãos de Jesus foram vê-lo, mas não conseguiam aproximar-se dele, por causa da multidão.

20 Alguém lhe disse: "Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem ver-te".

21 Ele lhe respondeu: "Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a praticam".

 

 

Explicação

Mc 3:35

Quem faz a vontade de Deus. A filiação na família espiritual de Deus, evidenciada pela obediência a Ele, é mais importante que a filiação em nossa família humana.

 

Lc 8:19

Em Mc 3:21,31-32, registra-se mais sobre as intenções deles. A família, pensando que estava “fora de si”, provavelmente queria afastá-lo de seu cronograma pesado de tarefas.

irmãos. Não acreditavam em Jesus nessa época (Jo 7:5). Na igreja primitiva surgiram várias interpretações quanto ao grau de parentesco deles com Jesus: filhos de um casamento anterior de José (segundo Epifânio) ou primos (segundo Jerônimo). A conclusão mais natural (proposta por Helvídio) é que eram filhos mais novos de José e de Maria, meios-irmãos de Jesus. Quatro desses irmãos são citados por nome em Mc 6:3, em que também são mencionadas irmãs. Como José não é mencionado aqui, é provável que já tivesse morrido.

 

Lc 8:21

A resposta de Jesus não visava rejeitar sua família, mas a ressaltar prioridade do relacionamento espiritual com os que criam nEle.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário