quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

BIBLIA EM ORDEM CRONOLOGICA - NT - A parábola do grão de mostarda e do fermento (P-5e6)

 

4) A parábola do grão de mostarda (P-5)

 

Mateus 13:31-32

31 E contou-lhes outra parábola: "O Reino dos céus é como um grão de mostarda que um homem plantou em seu campo.

32 Embora seja a menor dentre todas as sementes, quando cresce torna-se a maior das hortaliças e se transforma numa árvore, de modo que as aves do céu vêm fazer os seus ninhos em seus ramos".

 

Marcos 4:30-32

30 Novamente ele disse: "Com que compararemos o Reino de Deus? Que parábola usaremos para descrevê-lo?

31 É como um grão de mostarda, que, quando plantada, é a menor semente de todas.

32 No entanto, plantada, ela cresce e se torna a maior de todas as hortaliças, com ramos tão grandes que as aves do céu podem abrigar-se à sua sombra".

 

 

Explicação

Mt 13:31-32

Embora pareça que o reino tem um começo insignificante, acabará espalhando-se por todo mundo.

 

Mt 13:32

a menor [...] a maior. O grão de mostarda não é a menor semente conhecida hoje, mas era a menor que os agricultores e jardineiros da Palestina semeavam, e em condições favoráveis e, em condições favoráveis a planta podia alcançar uns 3m de altura.

árvore [...] seus ramos. Provável alusão a Dn 4:21, levando a crer que o reino do céu se expandirá até atingir domínio mundial, com pessoas de todas as nações achando abrigo nele (cf. Dn 2:35,44-45; 7:27; Ap 11:15).

 

Mc 4:30-34

A lição principal dessa parábola é que o reino de Deus parecia ter começo insignificante. Foi introduzido por Jesus, desprezado e rejeitado, e por doze discípulos seus de pouca expressão. Mas virá o dia em que sua verdadeira grandeza e poder serão vistos pelo mundo inteiro.

 

 

5) A parábola do fermento (P-6)

 

Mateus13:33

33 E contou-lhes ainda outra parábola: "O Reino dos céus é como o fermento que uma mulher tomou e misturou com uma grande quantidade de farinha, e toda a massa ficou fermentada".

 

 

Explicação

Mt 13:33

Na Bíblia, o fermento em geral simboliza o perverso ou impuro. Aqui, no entanto, é símbolo de crescimento. Assim como o fermento se alastra pela massa, assim também o reino dos céus espalha-se pela totalidade da vida de uma pessoa. Também pode significar o crescimento do reino pela operação interna do Espírito Santo (mediante o uso da Palavra de Deus).

 

 

6) Conclusão

 

Mateus 13:34-35

34 Jesus falou todas estas coisas à multidão por parábolas. Nada lhes dizia sem usar alguma parábola,

35 cumprindo-se, assim, o que fora dito pelo profeta: "Abrirei minha boca em parábolas, Proclamarei coisas ocultas desde a criação do mundo".

 

Marcos 4:33-34

33 Com muitas parábolas semelhantes Jesus lhes anunciava a palavra, tanto quanto podiam receber.

34 Não lhes dizia nada sem usar alguma parábola. Quando, porém, estava a sós com os seus discípulos, explicava-lhes tudo.

 

 

Explicação

Mt 13:35

dito pelo profeta. A citação é do Sl 78, atribuído a Asafe, que, de acordo com 2Cr 29:30, era “vidente” (profeta).

 

Mc 4:34

Não lhes dizia nada sem usar alguma parábola. Jesus usava parábolas para ilustrar verdades, estimular pensamentos e despertar a percepção espiritual. O povo em geral não estava pronto para receber a plena verdade do evangelho. Quando Jesus estava a sós com os discípulos, ensinava de modo mais específico, mas mesmo assim eles em geral precisavam de maiores explicações.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário