4) A parábola do grão de mostarda (P-5)
Mateus 13:31-32
31 E contou-lhes outra parábola: "O Reino dos céus é como um grão de mostarda que um homem plantou em seu campo.
32 Embora seja a menor dentre todas as sementes, quando cresce torna-se a maior das hortaliças e se transforma numa árvore, de modo que as aves do céu vêm fazer os seus ninhos em seus ramos".
Marcos 4:30-32
30 Novamente ele disse: "Com que compararemos o Reino de Deus? Que parábola usaremos para descrevê-lo?
31 É como um grão de mostarda, que, quando plantada, é a menor semente de todas.
32 No entanto, plantada, ela cresce e se torna a maior de todas as hortaliças, com ramos tão grandes que as aves do céu podem abrigar-se à sua sombra".
Explicação
Mt 13:31-32
Embora pareça que o reino tem um começo insignificante, acabará espalhando-se por todo mundo.
Mt 13:32
a menor [...] a maior. O grão de mostarda não é a menor semente conhecida hoje, mas era a menor que os agricultores e jardineiros da Palestina semeavam, e em condições favoráveis e, em condições favoráveis a planta podia alcançar uns 3m de altura.
árvore [...] seus ramos. Provável alusão a Dn 4:21, levando a crer que o reino do céu se expandirá até atingir domínio mundial, com pessoas de todas as nações achando abrigo nele (cf. Dn 2:35,44-45; 7:27; Ap 11:15).
Mc 4:30-34
A lição principal dessa parábola é que o reino de Deus parecia ter começo insignificante. Foi introduzido por Jesus, desprezado e rejeitado, e por doze discípulos seus de pouca expressão. Mas virá o dia em que sua verdadeira grandeza e poder serão vistos pelo mundo inteiro.
5) A parábola do fermento (P-6)
Mateus13:33
33 E contou-lhes ainda outra parábola: "O Reino dos céus é como o fermento que uma mulher tomou e misturou com uma grande quantidade de farinha, e toda a massa ficou fermentada".
Explicação
Mt 13:33
Na Bíblia, o fermento em geral simboliza o perverso ou impuro. Aqui, no entanto, é símbolo de crescimento. Assim como o fermento se alastra pela massa, assim também o reino dos céus espalha-se pela totalidade da vida de uma pessoa. Também pode significar o crescimento do reino pela operação interna do Espírito Santo (mediante o uso da Palavra de Deus).
6) Conclusão
Mateus 13:34-35
34 Jesus falou todas estas coisas à multidão por parábolas. Nada lhes dizia sem usar alguma parábola,
35 cumprindo-se, assim, o que fora dito pelo profeta: "Abrirei minha boca em parábolas, Proclamarei coisas ocultas desde a criação do mundo".
Marcos 4:33-34
33 Com muitas parábolas semelhantes Jesus lhes anunciava a palavra, tanto quanto podiam receber.
34 Não lhes dizia nada sem usar alguma parábola. Quando, porém, estava a sós com os seus discípulos, explicava-lhes tudo.
Explicação
Mt 13:35
dito pelo profeta. A citação é do Sl 78, atribuído a Asafe, que, de acordo com 2Cr 29:30, era “vidente” (profeta).
Mc 4:34
Não lhes dizia nada sem usar alguma parábola. Jesus usava parábolas para ilustrar verdades, estimular pensamentos e despertar a percepção espiritual. O povo em geral não estava pronto para receber a plena verdade do evangelho. Quando Jesus estava a sós com os discípulos, ensinava de modo mais específico, mas mesmo assim eles em geral precisavam de maiores explicações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário