quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

BIBLIA EM ORDEM CRONOLOGICA - NT - O chamado de Mateus

 

B. O chamado de Mateus

 

Mateus 9:9-13

9 Passando por ali, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria, e disse-lhe: "Siga-me". Mateus levantou-se e o seguiu.

10 Estando Jesus em casa, foram comer com ele e seus discípulos muitos publicanos e "pecadores".

11 Vendo isso, os fariseus perguntaram aos discípulos dele: "Por que o mestre de vocês come com publicanos e ‘pecadores’? "

12 Ouvindo isso, Jesus disse: "Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes.

13 Vão aprender o que significa isto: ‘Desejo misericórdia, não sacrifícios’. Pois eu não vim chamar justos, mas pecadores".

 

Marcos 2:13-17

13 Jesus saiu outra vez para beira-mar. Uma grande multidão aproximou-se, e ele começou a ensiná-los.

14 Passando por ali, viu Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria, e disse-lhe: "Siga-me". Levi levantou-se e o seguiu.

15 Durante uma refeição na casa de Levi, muitos publicanos e "pecadores" estavam comendo com Jesus e seus discípulos, pois havia muitos que o seguiam.

16 Quando os mestres da lei que eram fariseus o viram comendo com "pecadores" e publicanos, perguntaram aos discípulos de Jesus: "Por que ele come com publicanos e ‘pecadores’? "

17 Ouvindo isso, Jesus lhes disse: "Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar justos, mas pecadores".

 

Lucas 5:27-32

27 Depois disso, Jesus saiu e viu um publicano chamado Levi, sentado na coletoria, e disse-lhe: "Siga-me".

28 Levi levantou-se, deixou tudo e o seguiu.

29 Então Levi ofereceu um grande banquete a Jesus em sua casa. Havia muita gente comendo com eles: publicanos e outras pessoas.

30 Mas os fariseus e aqueles mestres da lei que eram da mesma facção queixaram-se aos discípulos de Jesus: "Por que vocês comem e bebem com publicanos e ‘pecadores’? "

31 Jesus lhes respondeu: "Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes.

32 Eu não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento".

 

 

Explicação

Mt 9:9

Mateus. Marcos e Lucas denominam esse discípulo Levi nos relatos correspondentes (v., porém, tb. Mc 3:18; Lc 6:15; At 1:13.

 

Mc 2:14

Levi, filho de Alfeu. Mateus (v. Mt 9:9; 10:3). Seu nome de infância provavelmente era Levi, e seu nome apostólico, Mateus (“dádiva do Senhor”).

coletoria. Levi era cobrador de impostos, sujeito a Herodes Antipas, tetrarca da Galileia. A coletoria em que Jesus encontrou Levi era provavelmente um guichê de pedágios na estrada internacional mais importante que ia de Damasco por meio de Cafarnaum até o litoral do Mediterrâneo, de onde seguia para o Egito (Is. 9:1).

 

Mc 2:15

pecadores”. Pessoas de má fama, bem como as que se recusavam a seguir a lei mosaica conforme interpretada pelos mestres da lei. O termo era comumente aplicado a cobradores de impostos, adúlteros, assaltantes e ouros.

estavam comendo. Comer junto com alguém era sinal de amizade.

 

Mc 2:16

mestres da lei que eram fariseus. Nem todos os mestres da lei eram fariseus – sucessores dos hassidins, judeus piedosos que reuniam forças com os macabeus durante a luta pela liberdade da opressão síria (166-142 a.C.). Aparecem pela primeira vez com o nome de fariseus no reinado de João Hircano (135-105). Embora alguns sem dúvida fossem piedosos, a maioria dos que estavam em conflitos com Jesus eram hipócritas, invejosos, rígidos e formalistas. Segundo o farisaísmo, a graça de Deus era oferecida somente aos que guardassem a lei.

publicanos. Os publicanos (ou cobradores de impostos) eram considerados proscritos (banidos). Não podiam servir de testemunhas ou juízes, sendo excluídos da sinagoga. Aos olhos da comunidade judaica, essa desonra estendia-se até suas famílias.

 

Mc 2:17

Eu não vim para chamar justos, mas pecadores. O homem justo aos próprios olhos não reconhece sua necessidade de salvação, mas o pecador confesso, sim.

 

Lc 5:27

coletoria. Lugar em que eram cobrados os impostos.

 

Lc 5:28

deixou tudo e o seguiu. Como Jesus tinha ministrado em Cafarnaum durante algum tempo, Levi provavelmente já o conhecia

 

Lc 5:29

um grande banquete. Quando Levi começou a seguir Jesus, não foi às escondidas.

 

Lc 5:30

os fariseus [...] queixaram-se. É provável que tenham ficado do lado de fora, reclamando à distância.

 

Lc 5:31

Não são os que tem saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. O objetivo aqui não era dar a entender que os fariseus fossem saudáveis, mas que todos precisam reconhecer-se pecadores para poder ser curados espiritualmente.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário